PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional por Assunto "Bullying"
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Dissertação O bullying e suas implicações nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas para o enfrentamento e prevenção desse fenômeno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Lira, Diogo Victor Valença; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/3164372262416980; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Souza, Iracyara Maria Assunção deO bullying é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados nas escolas do Brasil e do mundo, tomando proporções cada vez mais preocupantes devido ao seu potencial devastador nas vidas de muitos escolares. Esse fenômeno, apesar de ser tão antigo quanto a própria escola, porém apenas no início da década de 70, inicialmente na Suécia, o fenômeno foi estudado sistematicamente a partir de diversos estudos, aumentando assim os esforços para o entendimento acerca do bullying. O fenômeno bullying pode ser compreendido como atitudes agressivas que ocorrem de maneira intencional e repetitiva, sem motivação aparente e dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência pode se manifestar sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas etc. podendo trazer sérias consequências para os alunos na vida adulta. É sabido que as aulas de Educação proporcionam momentos de grande interação entre os escolares, interações essas que muitas vezes podem gerar ambientes propícios à prática do bullying. Sendo assim, objetivo geral desse estudo foi: descrever as formas de manifestações do bullying em uma escola da rede municipal de Macaíba/RN e apresentar uma proposta de intervenção para a prevenção e enfrentamento dessa problemática. Como objetivos específicos o presente estudo pretendeu: mapear as formas como os atos de violência se manifestam no ambiente escolar; mediar a construção de uma proposta de prevenção e combate ao bullying; avaliar as implicações de uma proposta construída coletivamente pelos estudantes. Este trabalho de pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo classificado quanto aos procedimentos utilizados como estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante e entrevistas individuais com os alunos e pais. Para análise e interpretação dos dados foi realizada uma análise categorial temática. Os resultados identificaram a presença de estudantes envolvidos em situações de bullying, onde indicam a sala de aula como o local com mais ocorrências. O bullying direto, manifestado a partir de agressões verbais foi o tipo com mais situações, sendo os apelidos indesejados os mais frequentes. Foi possível identificar também algumas questões de gênero relacionadas ao fenômeno bullying, de modo que o bullying na sua forma indireta prevaleceu entre as meninas enquanto sua forma direta teve prevalência entre os garotos. Em relação à proposta de enfrentamento do bullying, os resultados sugerem implicações positivas no aumento do conhecimento sobre a temática, consequentemente em uma redução significativa das ocorrências do fenômeno.