PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação
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Navegando PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação por Assunto "Aprendizagem"
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Dissertação Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-23) Albuquerque, Jacqueline Farias de; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; http://lattes.cnpq.br/8595472173490367; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Cavalcante, Rosângela DinizCrianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria.Dissertação Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica(2019-03-26) Medeiros, Sonaira Larissa Varela de; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; ; ; Bosco Filho, João; ; Santos, Lauriana Medeiros Costa;O Brasil nas últimas décadas, tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propuseram mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde, e exprimiram uma reorientação para a formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista, por meio de uma proposta pedagógica inovadora: a aprendizagem baseada em problemas, cujo processo de aquisição do saber é centrado no aluno. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizado na proposta curricular do curso de Medicina Multicampi de Caicó. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de duas técnicas: entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevistas com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina Multicampi, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram quatro categorias principais, sendo elas: a produção do conhecimento no contexto da metodologia PBL; as potencialidades da metodologia PBL; as fragilidades e desafios da metodologia PBL; capacitação docente no PBL; estratégias pedagógicas adicionais ao PBL. Foram identificados pontos fortes da metodologia PBL na formação dos alunos e importantes lacunas de capacitação docente. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se um plano de curso para capacitação de profissionais que pretendam trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas na área da saúde. A Escola Multicampi apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de habilidades fundamentais para uma reorientação da formação médica voltada para o perfil generalista. Entretanto, é necessário fortalecer a capacitação docente, a fim de consolidar uma formação de qualidade, comprometida com as concretas necessidades do Sistema Único de Saúde.