PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação
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Dissertação Intervenção educativa para equipe de enfermagem sobre boas práticas em sala de vacina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-09) Raposo, Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azedo; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; Fernandes, Leiliane Teixeira Bento; https://orcid.org/0000-0003-2643-5638; http://lattes.cnpq.br/8902924051968735; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; http://lattes.cnpq.br/9660579433149574; Vieira, Daniele de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5747-9513; http://lattes.cnpq.br/0575145289677143; Gondim, Grácia Maria de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183Este estudo teve como objetivo desenvolver uma intervenção educativa sobre boas práticas em salas de vacinação voltada à equipe de enfermagem dos Distritos Sanitários Norte I e II, no município de Natal/RN. Além disso, a vacinação é reconhecida como uma das mais efetivas estratégias de saúde pública para a prevenção, controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. No entanto, sua eficácia depende diretamente da observância rigorosa das normas técnicas e da qualificação dos profissionais envolvidos nos processos de armazenamento, preparo, administração e monitoramento dos imunobiológicos. Apesar dos avanços obtidos por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), referência internacional pela abrangência e efetividade de suas ações, ainda persistem lacunas significativas nas práticas assistenciais desenvolvidas nas salas de vacinação. Essas falhas são frequentemente associadas à ausência de capacitação contínua da equipe de enfermagem, o que pode comprometer a segurança do paciente e aumentar a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação. A proposta desta pesquisa surgiu a partir da vivência profissional da autora, gestora na Atenção Primária à Saúde em unidade de saúde pertencente ao Distrito Sanitário Norte I, onde se identificaram fragilidades técnicas e operacionais nas práticas de imunização, além da necessidade de fortalecimento das ações educativas para qualificação da equipe. Nesse contexto, a Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como estratégia essencial para promover mudanças significativas nas práticas profissionais, com vistas à melhoria do cuidado prestado. Posteriormente, a metodologia adotada consistiu em um estudo quase-experimental, com abordagem quantitativa, realizado em três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Diante disso, a população do estudo foi composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes nas 24 unidades básicas de saúde dos Distritos Sanitários Norte I e II, resultando em uma amostra final de 46 participantes que preencheram os critérios de inclusão. A intervenção educativa foi estruturada em cinco encontros presenciais, totalizando 20 horas, conduzidos em uma universidade pública localizada na área de abrangência dos distritos, e envolveu a aplicação de um questionário antes e depois da capacitação, visando mensurar o conhecimento técnico dos profissionais. Os dados foram analisados por meio do software estatístico JAMOVI, utilizando testes como McNemar e Wilcoxon, com nível de significância de 5%. No ínterim subsequente, os resultados demonstraram melhora significativa no desempenho dos participantes após a intervenção, especialmente nos itens Q3, Q4, Q6, Q7 e Q10, que apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p ≤ 0,05). O escore médio de acertos aumentou de 7,17 no pré-teste para 8,67 no pós-teste (p < 0,001), evidenciando o impacto positivo da intervenção no aprimoramento do conhecimento técnico. A avaliação dos participantes sobre a intervenção também foi amplamente positiva: 95,8% classificaram o curso como “muito bom” e 100% relataram ter adquirido novos conhecimentos. Os temas mais valorizados foram rede de frio, caderneta vacinal e manejo de eventos adversos. A maioria dos participantes manifestou interesse em participar de novas capacitações, demonstrando a pertinência e a aplicabilidade prática da estratégia formativa. Além disso, a análise do perfil dos participantes revelou predominância de técnicos de enfermagem com baixa qualificação avançada, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da formação continuada dessa categoria. Observou-se ainda que a diversidade etária e os diferentes tempos de formação dos profissionais demandam abordagens pedagógicas adaptadas, capazes de contemplar as especificidades do público-alvo. A literatura consultada corroborou os achados do estudo, destacando que intervenções educativas estruturadas, fundamentadas em evidências e alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são fundamentais para a qualificação da prática profissional e para a segurança do paciente. Dessa forma, conclui-se que a intervenção educativa proposta demonstrou ser uma ferramenta eficaz na capacitação da equipe de enfermagem para a adoção de boas práticas em salas de vacinação, com impactos positivos no desempenho técnico dos participantes. Recomenda-se a ampliação e a sistematização de ações semelhantes, de forma periódica, considerando as realidades locais e as necessidades identificadas em serviço. Além disso, é imprescindível que futuras pesquisas explorem os efeitos a longo prazo dessas intervenções, bem como a incorporação de metodologias ativas e práticas supervisionadas para um maior aprofundamento do processo formativo. A experiência relatada neste estudo reforça o papel da formação continuada como instrumento estruturante para a qualificação dos serviços de saúde e a consolidação das políticas públicas de imunização no Brasil.Dissertação Desenvolvimento de tecnologia educacional para o matriciamento dos núcleos de atenção à segurança e à saúde do trabalhador e da trabalhadora da saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-28) Campos, Renata Silva de Oliveira Teixeira; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0002-9424-6997; http://lattes.cnpq.br/1154591613817248; Costa, Lauriana Medeiros e; Pinto, Isabela Cardoso de Matos; http://lattes.cnpq.br/2028106055681178O presente estudo tem como foco a Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, por meio da elaboração de uma tecnologia educacional voltada ao fortalecimento do matriciamento dos profissionais dos Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASST) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN). A Saúde do Trabalhador, nos últimos vinte anos, tem se tornado um campo de atuação relevante no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir no processo de adoecimento dos trabalhadores nos três níveis de gestão, garantindo atenção integral por meio de ações de promoção, proteção, vigilância e reabilitação da saúde. Em 2022, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, registrou 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dos quais 2,5 mil resultaram em óbitos entre trabalhadores com vínculo formal, posicionando o país em quarto lugar mundial em número de acidentes de trabalho. Entre os trabalhadores com elevados índices de acidentes e adoecimentos, estão os trabalhadores da saúde, evidenciando que, no ambiente de trabalho, existem diversos riscos à saúde dos indivíduos que podem ser minimizados ou evitados por meio de medidas de proteção e qualificações adequadas. O objetivo geral deste estudo foi elaborar uma tecnologia educacional voltada à Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, com foco no matriciamento dos NASST da SESAP/RN. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, conforme proposta por Michel Thiollent (2011). A investigação foi desenvolvida entre novembro de 2024 e abril de 2025, no âmbito da SESAP/RN. A coleta de dados ocorreu em três etapas: a primeira, uma oficina de pactuação e apresentação do estudo, contou com a participação de 55 profissionais dos NASST e do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (NESST), e visou explorar suas concepções sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS); a segunda, composta por entrevistas individuais, com 13 participantes, buscou identificar práticas profissionais e necessidades formativas em saúde do trabalhador; e a terceira, um grupo operativo, com 10 participantes, promoveu a discussão dos dados a partir de um relatório técnico e culminou na construção de um plano de ação para implementação da EPS nos NASST. Os dados foram organizados e analisados com o auxílio do software Atlas.ti, respeitando os preceitos éticos da pesquisa. As entrevistas revelaram três categorias principais: Compreensões e Práticas em Saúde do Trabalhador, Fragilidades Estruturais e Obstáculos Institucionais e Potencialidades e Propostas para EPS. No grupo operativo, destacou-se a categoria Construção Coletiva e Estratégias para Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, com reconhecimento do plano e sugestões de melhoria. Como produtos técnicos, foram elaborados um relatório técnico-científico e um plano de ação voltado à implementação da EPS nos NASST. Espera-se contribuir para a qualificação contínua dos processos de trabalho das equipes dos NASST, promovendo o apoio matricial de forma concreta, efetiva e permanente, em consonância com os princípios da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.Dissertação Construção de um protocolo de processamento de produtos para saúde de videocirurgias ginecológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-30) Assis Neto, Luiz Pereira de; Cavalcante, Cleonice Andréa Alves; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; https://orcid.org/0000-0002-8684-4065; http://lattes.cnpq.br/4601757822031286; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; https://orcid.org/0009-0005-0683-8183; http://lattes.cnpq.br/6908730551729697; Silva, Alane de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5010602559312461; Galvão, Ana Cristina Araújo de AndradeOs produtos para saúde utilizados em videocirurgias ginecológicas são dispositivos de conformação complexa, cujo processamento representa um desafio técnico em todas as suas etapas. Comumente reutilizáveis, esses instrumentos apresentam características como miniaturização, presença de válvulas, lumens estreitos, reentrâncias, componentes ópticos e eletrônicos, o que os torna vulneráveis a falhas no processamento e aumenta os riscos à segurança do paciente. Embora os fabricantes disponibilizem manuais de instruções, muitas vezes as orientações são insuficientes, imprecisas ou contraditórias em relação às normas sanitárias e às boas práticas estabelecidas. Assim, a necessidade de um produto técnicotecnológico confiável, seguro e cientificamente embasado, voltado ao processamento de produtos utilizados em histeroscopias e videolaparoscopias ginecológicas justifica o presente estudo. O objetivo da pesquisa foi construir um protocolo de processamento de produtos para saúde de videocirurgias ginecológicas para um centro de material e esterilização da Maternidade Escola Januário Cicco. Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: a realização de uma revisão integrativa da literatura e a construção do protocolo, fundamentado na Teoria da Translação do Conhecimento. O processo de elaboração do produto técnico e tecnológico seguiu as recomendações do Guia de Construção de Protocolos Assistenciais de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e da norma operacional de elaboração e controle de documentos institucionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A primeira etapa foi constituída de uma revisão integrativa, que permitiu a definição por pares dos conteúdos essenciais ao protocolo, por meio da análise de 17 estudos científicos disponíveis nas bases de dados pesquisadas, organizados em sete categorias temáticas: pré-limpeza, recepção, limpeza, preparo, esterilização, armazenamento, transporte e controle de qualidade. A segunda etapa consistiu na estruturação, propriamente dita, do protocolo em conformidade com as recomendações dos fabricantes, com a legislação sanitária vigente e com os padrões técnico-operacionais do serviço. O protocolo desenvolvido constitui uma ferramenta estratégica voltada à padronização e qualificação das práticas de processamento no centro de material e esterilização da Maternidade Escola Januário Cicco. Espera-se que sua implementação contribua para a segurança do paciente, a redução de riscos de incidentes e dos eventos adversos, o uso racional de recursos e o fortalecimento da educação permanente da equipe, assumindo, assim, um papel técnico e social relevante na assistência ginecológica minimamente invasiva.Dissertação Acolhimento do usuário em sofrimento psíquico: concepções, potencialidades e desafios vivenciados em um Centro de Atenção Psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Dias, Viviany de Mesquita Medeiros; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; http://lattes.cnpq.br/6525571216200547; Costa, Lauriana Medeiros e; Prata, Nina Isabel Soalheiro dos SantosO acolhimento em saúde mental é uma tecnologia essencial para garantir um cuidado integral e humanizado aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial. O presente estudo objetivou desenvolver uma proposta de capacitação para profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial III, com foco no cuidado e acolhimento do usuário em sofrimento psíquico, fundamentada nas concepções, potencialidades e desafios do acolhimento em saúde mental. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritivo-exploratório, com a produção de um produto técnico-tecnológico. O estudo foi desenvolvido em duas fases: Fase 1- Identificação do conteúdo da proposta de curso: a partir das percepções dos profissionais de saúde e dos pilares utilizados para a efetivação de um acolhimento proposto pela Política Nacional de Humanização; Fase 2- Estruturação da proposta de curso. O estudo foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial III, localizado na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A amostra foi composta por profissionais de saúde do serviço composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos psiquiatras e psicólogos lotados no referido Centro de Atenção Psicossocial. O estudo foi submetido, e aprovado, junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer nº 6.566.565 e CAAE: 75841823.4.0000.5537. Os resultados indicaram que, embora o acolhimento seja amplamente reconhecido como um eixo estruturante da assistência em saúde mental, sua execução ainda enfrenta desafios significativos, como a sobrecarga dos serviços, a falta de capacitação contínua e a resistência à implementação de um modelo integral de cuidado. As percepções dos entrevistados evidenciaram tanto concepções tradicionais, mais burocráticas e padronizadas, quanto perspectivas alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização, que enfatizam a escuta qualificada, o vínculo terapêutico e a corresponsabilização pelo cuidado. Dentre os desafios apontados, destacam-se a superlotação dos serviços, a insuficiência de recursos humanos e a fragmentação da rede, dificultando a articulação entre os diferentes níveis de atenção. Em contrapartida, os profissionais ressaltaram as potencialidades do acolhimento, incluindo a construção de vínculos terapêuticos, a abordagem multiprofissional e a possibilidade de uma escuta ampliada e humanizada. Além disso, foi identificado que a educação permanente em saúde é um fator essencial para qualificar o acolhimento e combater estigmas ainda presentes no atendimento à saúde mental. Pode-se concluir que a qualificação profissional e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial são estratégias fundamentais para aprimorar o acolhimento em saúde mental, promovendo um cuidado mais eficaz, humanizado e alinhado aos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Humanização. Nesse sentido, o presente estudo criou como produto técnico-tecnológico um dispositivo educacional do tipo proposta de curso de capacitação sobre acolhimento do usuário em sofrimento psíquico pautado na pesquisa de campo realizada com trabalhadores de um Caps III. Considerando a atualidade dos desafios encontrados na Rede de Atenção Psicossocial local, vislumbra-se como importante contribuição o impacto esperado para melhor no tocante à humanização e cuidado em liberdade em saúde mental.Dissertação Construção e validação de instrumento para a transição do cuidado de crianças e adolescentes de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-20) Santos, Thales Henrique dos; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Freire, Izaura Luzia Silvério; https://orcid.org/0000-0002-2687-5759; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; Melo, Erik Cristóvão Araújo de; https://orcid.org/0000-0001-5200-3324; http://lattes.cnpq.br/3575730318035561A transição de cuidado se refere a transferência de responsabilidade e informações sobre o cuidado do paciente desde o planejamento da alta, o acompanhamento da medicação, o suporte social, a gestão dos sintomas após a alta até o acompanhamento em consultas ambulatoriais. Para sua realização pode-se utilizar a ferramenta SBAR - Situação, Antecedentes, Avaliação e Recomendação, mnemônico bastante utilizado nas instituições de saúde, com a finalidade de que ocorra a transmissão segura de informações entre os profissionais. Este estudo tem como objetivo construir e validar um instrumento para a transição do cuidado de crianças e adolescentes em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, baseado no SBAR. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quantitativa, fundamentado no referencial de Pasquali. Foi desenvolvido em três polos ou etapas: polo teórico através da revisão de escopo, conforme as diretrizes do PRISMA-ScR, para identificar evidências científicas e estruturar os itens do instrumento; polo empírico com a avaliação da validade de conteúdo e aparência por 15 especialistas em enfermagem, utilizando escala Likert e o polo analítico que utilizou-se da análise estatística pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e coeficiente de Kappa (k); e análise semântica realizada por três residentes de enfermagem do primeiro ano, por meio da técnica de brainstorming e avaliação da compreensão dos itens com escala Likert. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, via Plataforma Brasil, com parecer nº: 6.945.195, CAEE: 80940024.0.0000.5537. A revisão de escopo resultou na inclusão de seis estudos que embasaram a construção do instrumento, estruturado em cinco domínios e 41 itens. A validação pelos especialistas, através da técnica Delphi, indicou alta concordância na clareza e representatividade dos itens, com valores de k e IVC superiores a 0,70 para todos os itens. A análise semântica, no brainstorming confirmou a compreensão adequada pelos residentes, sem necessidade de ajustes com IVC acima do ponto de corte (>0,70). O instrumento desenvolvido e validado mostra-se aplicável e relevante para a prática clínica em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e trará um impacto social significativo, uma vez que busca reduzir erros de comunicação, padroniza informações transmitidas, fortalece o trabalho em equipe, otimiza o tempo e recursos e incentiva uma cultura organizacional mais comprometida com a ética, a transparência e a prevenção de danos. No entanto, sugere-se a realização de estudos futuros para testar sua efetividade na prática assistencial e sua aplicabilidade em diferentes contextos hospitalares.Dissertação Cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Oliveira, Iara Rayane Silva de; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; http://lattes.cnpq.br/2719897136630004; Sousa, Carla Suellen Pires de; http://lattes.cnpq.br/2690773621739383; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111Introdução: Os Bancos de Leite Humano são responsáveis por atividades assistenciais, bem como atividades de processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano para os RNs que se encontram nas UTINs. No entanto, estudos mostram uma perda expressiva de leite humano doado devido a não conformidades existentes, como sujidades, acidez elevada, embalagens não conformes e contaminação por coliformes totais. Portanto, fazem-se necessárias estratégias para melhorar a qualidade do leite humano doado. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano. Metodologia: Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentado no modelo da Psicometria de Pasquali, de acordo com as seguintes etapas: construção do instrumento a partir de pesquisa documental, parecer de juízes ou especialistas no assunto e aplicação de testes estatísticos. Acrescente-se que, em cumprimento aos princípios éticos estabelecidos pela Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, a coleta de dados com os experts só ocorreu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Parecer nº 7.368.721, sob CAAE nº 85718824.0.0000.5537, em 8 de fevereiro de 2025. Resultados: O presente estudo resultou na Construção e Validação de uma Cartilha Educativa Digital para doadoras de um Banco de Leite Humano. Um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material didático/instrucional, que corresponde à produção de recursos que facilitam o aprendizado, que contribuirá com orientações acerca da coleta segura do leite humano para doadoras e para profissionais de saúde. O material impactará diretamente na qualidade do leite recebido nos BLHs. A cartilha foi construída com aporte teórico da análise documental. Após a estruturação dos conteúdos e construção da cartilha educativa, iniciou-se o processo de validação do conteúdo, foram realizadas duas rodadas para validação, denominadas Delphi I e II, e contou-se com a participação de sete juízes. Os resultados da Delphi I demonstraram que todos os critérios avaliados apresentaram CVC ≥ 0,92, enquanto na rodada Delphi II, os resultados demonstraram apresentaram CVC ≥ 0,89. O CVC geral da cartilha foi de 0,96, evidenciando a adequação da linguagem, organização, conteúdo e estrutura do material proposto. Discussão: O presente estudo construiu e validou uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano, a fim de contribuir com orientações acerca de como fazer a coleta segura do leite, para obter melhor aproveitamento no processo de pasteurização. Portanto, a cartilha validada neste estudo se insere como uma ferramenta que pode contribuir não apenas com a redução de perdas no processo de pasteurização, mas também com o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade compartilhada das doadoras. Conclusão: Considerando os benefícios do leite materno a curto e longo prazo, em especial na UTI neonatal, espera-se que a cartilha seja um instrumento que diminua as perdas de leite de leite humano doado, aumentando os estoques nos bancos de leites e a disponibilidade para os RNs que necessitem, diminuindo o tempo de internação e os custos hospitalares.Dissertação Desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento do processo de produção de informação do centro de informações estratégicas em saúde da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (CIEVS-SESAP/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-19) Medeiros, Vivianne Fernandes de; Gondim, Grácia Maria de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; https://orcid.org/0000-0002-3761-5194; http://lattes.cnpq.br/1050684127536646; Reis, Ana Cristina Gonçalves Vaz dos; Cavalcante, Cleonice Andrea AlvesO Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) é o Ponto Focal Nacional para o Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005) do Rio Grande do Norte (RN). O CIEVS/RN foi estruturado desde 2007 e tem como principal propósito acompanhamento de um conjunto de doenças e agravos que, pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública, necessitam de monitoramento por parte dos profissionais de saúde dos municípios. Com toda essa importância, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma tecnologia da informação e comunicação que ajude na análise e disseminação de indicadores sobre as doenças e agravos de notificação imediata, produzidas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (CIEVS/SESAP-RN). Utilizando como metodologia um estudo qualitativo do tipo Pesquisa-ação para a análise e qualificação dos dados recebidos da rede de serviços de saúde dos municípios do RN, pelo CIEVS/SESAP/RN realizado em 3 etapas: definição do referencial teórico, construção e validação de conteúdo do formulário de entrada na tecnologia de informação e comunicação e seu instrutivo (um dos produtos desse estudo), através da técnica de Delphi e construção de um sistema de informação que terá como saída um painel de monitoramento (outro produto do estudo) . Após a aplicação da ferramenta tecnológica espera-se que seja possível aprimorar, facilitar, fortalecer e qualificar o trabalho dos profissionais do CIEVS/RN, garantindo a visibilidade e qualidade das informações disponibilizadas por esta ferramenta, além de tornar possível um acesso aos gestores e profissionais de maneira praticamente imediata para reconhecimento da situação local e tomadas de ações e medidas de prevenção e promoção da saúde da população. Logo, o principal produto desse estudo, o painel de monitoramento será disponibilizado no site da SESAP/RN e deve trazer muitos benefícios para gestores, pesquisadores, profissionais e comunidade em geral, pois tornará disponível dados importantes para subsidiar a tomada de decisão e planejamento de ações das equipes beneficiando a saúde da população.Dissertação Análise do monitoramento externo da qualidade dos exames de citologia cérvico-vaginais no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-01) Lima, Andréa dos Santos; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; 39116123468; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; Coelho, Ardigleusa Alves; Silva, Flávio César Bezerra da; Rosendo, Tatyana Maria Silva de SouzaO câncer do colo do útero representa uma questão de grande relevância para profissionais e gestores da saúde, sendo a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) uma das principais causas de seu desenvolvimento. Trata-se do quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Mundo. Porém, atualmente, esse tipo de câncer é considerado passível de erradicação, por meio da vacinação contra os tipos de HPV oncogênicos mais prevalentes e do rastreamento e tratamento das lesões precursoras. Este estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, tem como objetivo analisar a adequação do fluxo do Monitoramento Externo da Qualidade (MEQ) dos exames de citologia cérvico-vaginais realizados na Rede de Laboratórios Tipo I integrantes do processo de rastreamento do câncer de colo de útero no Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPAT-RN), integrante da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Os dados dos resultados emitidos pelos 26 Laboratórios Tipo I foram obtidos nos Sistemas de Informações em Saúde do Ministério da Saúde e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, organizados em planilhas Excel para análise. Além disso, os resultados do MEQ, emitidos pelo LAPAT-RN, foram coletados no sistema de gestão TargetWeb. Como resultado, a análise dos indicadores foi fundamental para a elaboração do fluxograma analisador do MEQ dos exames de citologia cérvico-vaginais dentro do LAPAT-RN. Quesitos como temporalidade, capacidade técnica e processos de educação permanente foram apontados como essenciais para a organização e melhoria dos resultados. Essa sistematização culminou na produção do Guia Prático do LAPATRN, um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material educativo, que contribuirá para a instituição e para os profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde da mulher. Esse guia impactará diretamente a qualidade do cuidado prestado, auxiliará profissionais das áreas de gestão, monitoramento e avaliação e contribuirá para o ensino e a produção técnico-científica. Além de auxiliar para o aprimoramento dos processos de trabalho voltados para a prevenção precoce do câncer de colo de útero.Dissertação Construção de ferramenta para atendimento de auriculoterapia em pessoas idosas na atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Oliveira, Jordana Felicio de; Silva, Flávio César Bezerra da; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0003-0572-6823; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; https://orcid.org/0009-0009-3283-8397; http://lattes.cnpq.br/9605389742354827; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; Araújo, Verbena SantosIntrodução: O processo de envelhecimento humano resulta em perdas nos campos biológico, psicológico, funcional e social, conferindo vulnerabilidade ao idoso em relação a doenças e agravos à saúde, com impacto direto em sua qualidade de vida. Nesse contexto, as práticas integrativas e complementares em saúde surgem como uma abordagem terapêutica promissora. Entre elas, destaca-se a auriculoterapia, uma modalidade da medicina tradicional chinesa que visa à regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio da estimulação de pontos energéticos no pavilhão auricular. Ela apresenta bons prognósticos na redução de dores crônicas, bem como melhorias no campo da saúde mental. Sua incorporação na atenção primária tem potencial para fortalecer a promoção da saúde e o autocuidado, especialmente entre idosos que fazem uso prolongado de múltiplos medicamentos. Objetivo: Construir um procedimento operacional padrão para a aplicação da auriculoterapia em idosos no contexto da atenção primária. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa estruturada em três etapas principais: revisão integrativa da literatura, que reuniu e analisou evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia no manejo de condições comuns em idosos; construção do Procedimento Operacional Padrão como produto tecnológico, a partir das informações obtidas na revisão; realização de Grupo Focal constituído por sete especialistas em auriculoterapia que atuam em Unidades Básicas de Saúde, tendo acontecido em dois encontros presenciais, com vistas a identificar possíveis lacunas no produto e com isso refinar o instrumento. Para analisar os dados coletados no grupo, foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. Previamente ao desenvolvimento da Pesquisa, houve Parecer favorável do Comitê de ética da UFRN mediante número 6.994.208, em conformidade com as diretrizes da Resolução nº 466/ 2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A revisão analisou 14 estudos publicados entre 2018 e 2023, destacando benefícios significativos da auriculoterapia na redução de dores musculoesqueléticas crônicas, alívio de sintomas emocionais, controle glicêmico e pressórico. O produto em princípio foi desenvolvido de forma prática e didática, com mapas auriculares e instruções detalhadas para cada etapa do atendimento, tornando-se uma ferramenta acessível para a capacitação de equipes de saúde e para a promoção de um cuidado integral. Após o grupo focal, foram incorporadas adaptações essenciais ao protocolo, incluindo o tabagismo como condição comum em idosos, ajustes nos pontos auriculares baseados na experiência prática, a integração das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (aromaterapia e musicoterapia) e o aprimoramento do material didático para melhor aplicação na atenção primária. Considerações Finais: O instrumento produzido reforça o protagonismo do idoso em seu autocuidado, por meio de orientações para estímulo domiciliar dos pontos auriculares entre as sessões. Assim, entende-se que a auriculoterapia, aplicada de forma estruturada e padronizada, contribuirá para humanizar a atenção à saúde, ampliar o acesso a práticas complementares no sistema único de saúde e promover maior qualidade de vida para a população idosa, com impacto positivo na integralidade da atenção e na gestão de custos na saúde pública. O estudo apresentou como limitações a heterogeneidade dos achados na literatura, o que dificultou a uniformização dos protocolos e a comparação direta entre diferentes abordagens da auriculoterapia em idosos.Dissertação Construção e validação de um guia prático para operacionalização do sistema de monitoramento clínico das pessoas vivendo com HIV nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Dantas, Amanda Almeida de Medeiros; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; https://orcid.org/0009-0003-3050-6176; http://lattes.cnpq.br/9725784866203373; Santos, Danyelle Leonette Araújo dos; Botelho, Eliã PinheiroIntrodução: A adoção de uma política pública de acesso aos medicamentos antirretrovirais trouxe inúmeros benefícios no combate à epidemia do HIV/aids, como a prevenção da transmissão, a diminuição da morbimortalidade, além da melhoria da qualidade e expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Entretanto, ainda existem grandes desafios como a garantia ao acesso oportuno e a manutenção da adesão ao tratamento nos serviços de saúde. No intuito de identificar lacunas nas etapas do cuidado contínuo do HIV, o Ministério da Saúde desenvolveu o Sistema de Monitoramento Clínico das PVHIV (SIMC) para auxiliar os Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) no acompanhamento das PVHIV. Objetivo: Construir e validar um guia prático para operacionalização do SIMC nos SAE do Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de um estudo metodológica sistematizado pelas seguintes etapas: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. Os procedimentos teóricos objetivaram a realização da scoping review sobre o tema e a construção do guia prático educativo. Nos procedimentos empíricos, realizou-se a etapa de validação de conteúdo e da aparência do instrumento por experts, através do emprego da técnica de Delphi, utilizando o Google Forms. Nos procedimentos analíticos, calculou-se o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) >0,8 e aplicou-se o teste Kappa (>0,70) para avaliar o grau de concordância dos juízes sobre os itens analisados. Resultados: Na validação geral do instrumento, obtiveram-se como resultados, na Delphi 1, CVC, 0,95 e Kappa, 0,91. Já, na Delphi 2, CVC, 1,0 e Kappa, 1,0. Conclusões: O instrumento desenvolvido encontra-se validado e tem a confiabilidade para ser adotado nos SAE. Assim, representa uma tecnologia educacional que subsidiará gestores e profissionais de saúde no monitoramento do cuidado direcionado às Pessoas Vivendo com HIV.Dissertação Almanaque da tuberculose: uma experiência compartilhada na produção de conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-31) Abreu, Tamyris Luiza de; Gondim, Grácia Maria de Miranda; https://orcid.org/0000-0002-9067-6930; http://lattes.cnpq.br/7110268468161342; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; Temóteo, Rayrla Cristina de AbreuIntrodução: A tuberculose (TB) é considerada uma doença infectocontagiosa, causada pela proliferação do Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras áreas do corpo. Contudo, embora seja uma doença antiga e de fácil tratamento, a TB é considerada um grave problema de saúde pública. Evidencia-se ainda que existem fatores que favorecem o abandono do tratamento da tuberculose, o que vem a dificultar cada vez mais a interrupção da cadeia de transmissão. Nesse contexto, vale ressaltar a importância da integração das Redes de Atenção à Saúde como peça fundamental no controle dessa patologia. Objetivo: Construção de uma tecnologia educativa de apoio às ações de promoção da saúde nas Redes de Atenção do SUS. Metodologia: O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, situado no campo das pesquisas de intervenção e orientado pelos preceitos da Pesquisa-Ação. Os métodos e técnicas utilizados – revisão integrativa, entrevistas e grupo focal – possibilitaram o desenvolvimento de uma tecnologia educativa interativa, no formato de um “Almanaque”, para uso nas modalidades virtual e física pelos profissionais de saúde. O cenário de estudo é o município de Cajazeiras-PB. A população foi constituída por enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnico em baciloscopia e bioquímico inseridos nos três níveis de atenção à saúde e usuários que receberam diagnóstico de TB. A coleta dos dados foi feita nos meses de abril/2023 a setembro/2023 após ser aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa. O estudo respeitou a condição humana e cumpriu todos os requisitos de autonomia, não maleficência, justiça e equidade, dentre as outras exigências explícitas na resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Resultados: O desenvolvimento do almanaque possibilitou a participação dos sujeitos da pesquisa no processo educativo, contribuindo para a construção do conhecimento e o aumento de autonomia, além de contribuir e permitir que os profissionais de saúde e os usuários do sistema obtenham mais conhecimento acerca da TB, potencializando o processo de trabalho. Acredita-se que por meio desta pesquisa também foi possível identificar fragilidades na atenção e no controle do agravo nas Redes de Atenção do SUS como elementos a serem trabalhados na tecnologia educacional.Dissertação Tecnologia educacional: simplificando a saúde mental na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cândido, José Ailton Silva; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; https://orcid.org/0000-0002-0278-4799; http://lattes.cnpq.br/6070599015298416; Lima, Simone Pedrosa; Sousa, Carla Suellen Pires deO cuidado relacionado ao tratamento voltado ao paciente de saúde mental é um dos maiores desafios para os sistemas de saúde não só no Brasil, mas também no mundo, uma vez que o adoecimento psíquico é um fator global. A Atenção Básica (AB) vem como um suporte de matriciamento com o objetivo de ampliar as possibilidades de cuidado de forma integral a estas pessoas em sofrimento psíquico, bem como aos seus familiares, com base no trabalho organizado segundo o modelo da AB e por meio de ações comunitárias que favorecem e fortalecem a inclusão social destas no território onde vivem e trabalham. Desse modo, surge a Portaria n.º 198/2004 de Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde, como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Instituída com o objetivo de auxiliar na formação e desenvolvimento de trabalhadores da saúde, visa reorganizar o processo educativo dos profissionais que compõem a rede do SUS através da reflexão sobre as práticas individuais e em conjunto, possibilitando um espaço democrático de participação dos profissionais e de toda sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo construir uma tecnologia educacional, em saúde mental, para profissionais da Atenção Básica. Foi realizada Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa no município de Vera Cruz na Grande Natal. A coleta de dados foi executada por meio de entrevista individual com questionário semiestruturado no mês de abril de 2024 com um total de 20 profissionais e possibilitou mapear o conhecimento desses profissionais sobre o cuidado em saúde mental na AB. Foram respeitadas as etapas que correspondem à PCA, seguindo todos os princípios éticos que tangem às pesquisas com humanos. Para organização e tratamento dos dados obtidos, foi utilizado o software Altas Ti®️. Os resultados obtidos através desta pesquisa possibilitaram identificar as lacunas existentes nas práticas do cuidado em saúde mental. Dentre as lacunas, destacam-se a falta de conhecimento sobre saúde mental e a dificuldade em lidar com o paciente. O estudo possibilitou a criação de uma estratégia educacional inovadora, criada com os profissionais, de acordo com as suas limitações, levando em consideração os preceitos de Paulo Freire sobre educação com visão crítica, humanizada e questionadora, em que o aprendiz tem lugar de fala. A construção dessa tecnologia possibilita uma AB mais forte, segura e acessível ao paciente e sua família, ao profissional e à comunidade em geral.Dissertação Construção e validação de protocolo para paciente politraumatizado em serviço de atendimento móvel de urgência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-16) Macêdo, José Claúdio Miranda de; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; Araújo, Marilia Souto deOs Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são documentos que trazem recomendações dirigidas a otimizar o cuidado ao paciente, os quais podem ser denominados guias de prática clínica, manuais, guidelines, cadernos, protocolos, dentre outros que devem ser adotados para aprimorar esse processo, considerando a relevância de monitorar riscos e padronizar o processo assistencial ao paciente politraumatizado nos cenários de práticas. A partir desse contexto, o presente estudo teve como objetivo construir e validar um protocolo para paciente politraumatizado em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte. Tratou-se estudo de abordagem quantitativa para o desenvolvimento de um produto tecnológico para a construção e validação de conteúdo e aparência do Procedimento Operacional Padrão (POP).O produto foi construído através das seguintes etapas: 1) scoping review sobre a temática; 2) construção do instrumento a partir da caracterização dos itens do checklist com o mapeamento da scoping review; e 3) processo de validação de conteúdo e aparência a partir da técnica Delphi composto por um quadro de juízes (enfermeiros). O convite aos juízes foi por e-mail. O estudo observou as orientações éticas em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, certificada pelo Parecer n° 6.046.885. Nos resultados, julgou-se válidos os itens com o Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,90 e a confiabilidade do checklist pela concordância Kappa ≥ 0,83. Após a construção e estruturação do POP, realizou-se a etapa Delphi com as respostas de 6 juízes, para a validação do conteúdo e da aparência, contendo formulário organizado por meio de uma escala tipo Likert. O checklist foi categorizado em cinco itens. A 1ª rodada obteve a avaliação do conteúdo individual dos itens. Na 2ª rodada, avaliou-se os atributos do instrumento e a 3ª rodada a aparência e avaliação geral (comparativo entre a imobilização realizada antes e atualmente). O nível de concordância entre os juízes e a validação do conteúdo e aparência atingiram valores finais de 1,00. Tais profissionais (100%) possuem tempo de atuação no SAMU 192 entre cinco e dez anos. Esse trabalho revelou a necessidade de padronização, por meio de protocolo, da assistência de enfermagem às vítimas de acidentes com lesões em antebraço, a fim de contribuir com a normatização do procedimento de imobilização do seguimento afetado, otimizar o conhecimento a condição técnica e manter profissional atualizado no tratamento do trauma ortopédico nos diferentes cenários. O produto deste estudo consistiu no protocolo operacional padrão para nortear o procedimento de imobilização dos membros superiores (antebraço), elaborado a partir das estratégias de melhoria levantadas coletivamente nas entrevistas, com vistas à padronização do referido processo de imobilização de membros superiores da pessoa politraumatizada, que se encontram frágeis e sem alinhamento.Dissertação Construção coletiva de protocolo para instrução de notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Oliveira, Patrícia Medeiros da Silva; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0001-5839-6253; http://lattes.cnpq.br/1856597386016520; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; Moura, Ana Beatriz de Almeida MedeirosA Segurança do Paciente obteve seu marco referencial em 1999, quando foi publicado o documento errar é humano, que trazia dados alarmantes de eventos adversos ocorridos em hospitais dos Estados Unidos por erros relacionados à assistência em saúde. No Brasil, foi criada a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) a fim de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Por meio desta Portaria, pode-se caracterizar a Cultura de Segurança do Paciente em cinco características operacionalizadas, dentre elas, a cultura que encoraja e recompensa a notificação relacionada à segurança e a cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional. Diante desse contexto, é necessário que os erros sejam relatados, descritos e notificados, para que se conheça a causa do problema e realize uma intervenção em caráter educativo, preventivo e não punitivo, uma vez que o registro serve como instrumento de comunicação e discussão entre a gestão e a assistência. Nesta perspectiva, a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais tem se constituído um elemento importante para produzir ações de melhorias para a Segurança do Paciente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos gerais analisar a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais e elaborar um protocolo institucional para instruir os profissionais de saúde quanto à correta realização de notificação de incidentes em um hospital de ensino. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado na cidade de Natal/RN, no período de maio a dezembro de 2023. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas, que possibilitou identificar o conhecimento e as práticas para a notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde, com a participação de 32 profissionais; na segunda etapa, foram conduzidos dois encontros de grupo de convergência, que contemplaram discussão dos dados das entrevistas e a construção do protocolo institucional, com a participação de 14 profissionais no primeiro encontro e 12 no segundo. A análise dos dados produzidos nas duas etapas foi realizada seguindo as propostas na PCA. Para organização e tratamento dos dados, utilizou-se o software Atlas Ti. Os princípios éticos foram respeitados. Os resultados obtidos permitiram identificar as principais barreiras e as estratégias para a notificação de incidentes relacionados à saúde. Destacou-se que a falta de informações adequadas e o desconhecimento do instrumento VIGIHOSP e da importância da notificação influenciam a não realização desse procedimento pelos profissionais, suscitando na subnotificação. O estudo possibilitou a criação de uma ferramenta inovadora, do tipo protocolo, uma vez que, na instituição estudada e na rede EBSERH, não há um protocolo específico para orientar os profissionais na notificação de incidentes no VIGIHOSP. Esse avanço é fundamental para fomentar a cultura de segurança do paciente e aprimorar os processos de gestão de eventos adversos.Dissertação Cuidador informal da pessoa idosa: construção de ferramenta assistencial para avaliação de literacia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Félix, Larissa Emmanuele de Santana; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; https://orcid.org/0000-0002-1153-4572; http://lattes.cnpq.br/4435734395303858; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; Araújo, Verbena SantosDurante o processo de envelhecimento, cada vez mais frequente, nem todos conseguem desenvolver e manter suas habilidades funcionais. As debilidades geram dependência e a necessidade de um cuidador, na maioria das vezes, informal. É necessário que o cuidador assuma os seus deveres sabendo do impacto dos seus cuidados para com a vida da pessoa idosa. Exercer sua função de forma adequada proporciona prognóstico favorável à pessoa idosa e ameniza a sua sobrecarga. A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem no domicílio o seu território mais próximo de atuação. É através da visita domiciliar que se desenvolvem relações de sentido com a pessoa idosa e seu cuidador através do apoio e corresponsabilização do cuidado. Para que este suporte seja realizado de forma adequada, é necessário avaliar e estimular a Literacia em Saúde (LS) dos cuidadores informais. A LS é o conjunto de habilidades e competências utilizadas pelos indivíduos para obter, processar e compreender informações e serviços básicos de saúde necessários para tomar decisões de saúde apropriadas para si e para terceiros. O aumento da Literacia leva ao empoderamento e protagonismo do cuidador na realização dos cuidados em saúde, na efetivação da sua segurança e da segurança da pessoa idosa. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) para o cuidado domiciliar através da literacia em saúde dos cuidadores informais de pessoas idosas. É um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O cenário da pesquisa foi um município da grande Natal e teve como participantes pessoas idosas dependentes, cuidadores informais e profissionais de saúde da ESF. Com o objetivo de caracterizar e conhecer as percepções sobre o cuidado domiciliar, as pessoas idosas e os cuidadores informais foram submetidos à entrevista semiestruturada e foram realizados Grupos de Convergência, denominados GC1, com quatro equipes da ESF. As informações coletadas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin e com auxílio do Software Atlas.ti®. Em seguida, os profissionais presentes nos GC1 participaram da construção de um instrumento de acompanhamento do cuidador informal para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa através de um novo Grupo de Convergência, denominado GC2, mediado pelo Método do Arco de Charles Maguerez durante quatro reuniões. O GC2 foi cadastrado como Projeto de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O cuidado domiciliar enfrenta muitos obstáculos para ser realizado de forma ideal. As pessoas idosas dependentes dependem de cuidadores sobrecarregados em um cenário desfavorável à saúde de ambos. Os profissionais de saúde, não distantes desses impasses, reconhecem a importância do cuidador, porém ainda realizam as visitas centradas na pessoa idosa. O desconhecimento do termo literacia em saúde pela equipe expõe a sua não utilização como critério de decisões, limitando a realização do cuidado. Como forma de ampliar o olhar profissional para o cuidador e para a literacia em saúde, construiu-se de forma coletiva um instrumento de acompanhamento do cuidador informal pela APS para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa.Dissertação Cuidado da pessoa idosa com diabetes pós-alta: orientação da oferta alimentar segura e saudável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Silva, Silvana Alves da Rocha; Souza , Marize Barros de; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; https://orcid.org/0000-0002-7559-3096; http://lattes.cnpq.br/3524186535277905; Silva, Flávio César Bezerra da; Vale, DiogoO envelhecimento traz alterações funcionais e fisiológicas à pessoa idosa que por vezes levam a situações que necessitam de tratamento hospitalar e que podem ocasionar declínios aos processos que envolvem a alimentação. Nesse contexto, são necessárias orientações claras quanto às indicações de dietas terapêuticas em diferentes situações. No que se refere ao público geriátrico com alterações funcionais e diabetes, destacam-se as dietas modificadas em consistência e nutrientes. Nesse cenário, surge a figura do cuidador, pessoa responsável por auxiliar o paciente dependente em suas atividades da vida diária, em especial com a alimentação. Diante dessa realidade, o objetivo desta pesquisa foi contribuir com o cuidado nutricional de pacientes idosos com diabetes mellitus tipo 2 no pós-alta hospitalar. O percurso metodológico se deu por meio de pesquisa qualitativa descritiva com base em um estudo de caso desenvolvido em um hospital localizado em um município da grande Natal, com acompanhantes de pacientes idosos dependentes que apresentavam diabetes mellitus tipo 2 como doença de base e que após alta hospitalar necessitavam de modificação dietética. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado e de um instrumento de caracterização sociodemográfica. Para análise dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Para tanto, os princípios éticos foram respeitados. Os resultados permitiram verificar o perfil sociodemográfico da pessoa idosa e de seu cuidador, além de identificar as principais dúvidas relacionadas à alimentação da pessoa idosa dependente. A partir dos resultados encontrados foi possível a construção de um produto técnico/tecnológico para auxiliar cuidadores de idosos dependentes com diabetes mellitus tipo 2 nas dificuldades com a alimentação na alta hospitalar no que se refere à alimentação adequada, segura e saudável.Dissertação Proposta de implantação de um escore de alerta precoce em uma enfermaria pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Cavalcante, Sandra Ávila; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Macedo, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-4923-4441; http://lattes.cnpq.br/2019934005780501; Melo, Emanuella Silva JoventinoO presente estudo teve por objetivo propor a implantação do Escore Pediátrico de Alerta em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. A pesquisa é do tipo Convergente Assistencial com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram do estudo enfermeiros, médico, fisioterapeuta e crianças. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, em quatro etapas. Na primeira etapa aplicou-se o questionário pré-teste, fez-se um treinamento sobre o Escore Pediátrico de Alerta seguido de pós-teste; na segunda etapa os profissionais aplicaram o escore com as crianças na enfermaria; na terceira etapa, reuniu-se o Grupo Convergente e na quarta etapa realizou-se a entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos resultados seguiu as etapas de apreensão, onde utilizou-se o software Atlas.ti® para os dados qualitativos e o software SPSS® para os testes estatísticos. Na síntese surgiram as categorias: experiência de aplicação do Escore Pediátrico de Alerta na enfermaria e Desafios para implantação do Escore Pediátrico de Alerta no setor e na teorização organizou-se as conclusões sobre a aplicação do escore. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer n° 6.228.211. Os resultados mostraram que 91,67% dos profissionais são do gênero feminino, 83,33% enfermeiros, 50% especialistas, com tempo mínimo de formação de 10 anos. Entre as crianças, 57,14% eram do sexo feminino, com idade entre seis a 10 anos em 28,57%, com diagnóstico de doença renal e neurológica em 48,56%, 90% possuíam comorbidades. A aplicação do Escore Pediátrico de Alerta na enfermaria obteve uma prevalência de ≥ 3 de 14,21%, com 80% dos sinais moderados a graves presente na faixa etária < de 2 anos, sem inferência ao gênero. Observou-se que todos os profissionais reconheceram os sinais de alarme, todavia referiram a sobrecarga de trabalho, a precariedade de equipamentos e a falta de conhecimento sobre a temática como fatores dificultadores para o reconhecimento da deterioração. Desses profissionais, 91,7% concordaram que instrumentos de avaliação contribuem para o reconhecimento de uma situação de gravidade, no entanto, nenhum dos instrumentos citados correspondiam a escalas de alerta precoce, visto que 66,66% referiram não ter conhecimento sobre os escores de alerta pediátrico. Após a intervenção educativa, identificou-se uma mudança de acertos no pós-teste de 55% para 80%, o que mostra ser necessário uma Educação Permanente no setor para solidificar o conhecimento dos profissionais. Identificou-se no grupo de convergência e entrevistas que o escore é eficaz, de fácil aplicação, fácil entendimento, rápido de utilizar e de importante uso para equipe interdisciplinar. Contudo, a rotina, o dimensionamento de pessoas, o relacionamento e a comunicação interprofissional foram fatores que dificultaram a viabilidade de sua utilização na enfermaria. A oficina realizada sobre o Escore de Alerta Precoce gerou um impacto positivo no conhecimento pós-treinamento, uma vez que o escore apresentou eficiência em identificar os sinais de deterioração em crianças. O empenho, engajamento e acompanhamento da gestão e da equipe multiprofissional são essenciais para implantação efetiva do escore de alerta pediátrico na instituição.Dissertação Tecnologia educacional para orientar casos de erros, incompletudes ou extravios de declarações de óbitos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Vale, Maria Luzia Paiva Bessa; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-4923-4441; http://lattes.cnpq.br/2019934005780501; https://orcid.org/0000-0002-7996-9521; http://lattes.cnpq.br/8462315030311579; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Medeiros, Ana Patrícia Targino deIntrodução: A Declaração de Óbito, oficialmente, é o primeiro documento que deve ser concedido à família ou responsável após o falecimento de uma pessoa. Apesar de sua importância, muitas vezes, constatam-se, neste documento, erros, dados incompletos e imperfeições no seu preenchimento, impedindo a lavratura da Certidão de Óbito pelos Cartórios de Registro Civil. Tal fato leva a população a recorrer a diversas instituições, sem saber qual serviço utilizar para solucionar o problema. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional tipo cartilha no formato impresso, como estratégia para orientar a população em casos de erros, incompletudes ou extravios das declarações de óbitos. Método: Pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, realizada em uma Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa especialistas na temática da vigilância epidemiológica/vigilância do óbito, além da população-alvo. O estudo ocorreu conforme as etapas a seguir: realização de revisão integrativa de literatura; desenvolvimento do texto e diagramação da primeira versão da cartilha; elaboração e pré-teste da cartilha educativa; preenchimento dos instrumentos de validação de conteúdo e aparência pelos juízes; análise semântica dos itens pela população-alvo. Para análise dos dados da avaliação da cartilha, foram utilizados o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e o teste de Kappa. Este estudo foi realizado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Considerando a avaliação dos juízes e do público-alvo, a cartilha foi validada quanto ao conteúdo e à aparência, obtendo avaliação máxima do Índice de Validade de Conteúdo e teste de Kappa, sendo validado o produto denominado “Declaração de Óbito: o que fazer em caso de preenchimento incompleto, erros ou extravio?” Considerações finais: Acredita-se que a tecnologia educacional desenvolvida tem potencial de gerar impacto e ser aplicada em nível local, regional e nacional, uma vez que pode ser utilizada para a disseminação do conhecimento, contribuir para o acesso à informação e esclarecimento de dúvidas sobre a Declaração de Óbito. A cartilha será apresentada à gestão municipal da cidade de Mossoró/RN para apreciação, podendo ser implantada como instrumento de orientação da população sobre a temática.Dissertação Padronização do processo que envolve medicamentos em uma unidade de terapia intensiva neonatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Medeiros, Maria Anakarine de Souza; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; https://orcid.org/0000-0003-3877-3757; http://lattes.cnpq.br/9810028291180821; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Sousa, Carla Suellen Pires deNa atual realidade dos serviços de saúde, e em especial das instituições públicas, onde os recursos são limitados e as necessidades de cuidados de saúde da população são crescentes, há uma demanda por melhoria dos processos de trabalho a fim de garantir uma assistência segura e de qualidade, com menores custos e desperdícios. A partir desse contexto, o presente estudo teve como objetivo padronizar através de um fluxograma, o processo que envolve medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em uma maternidade escola, referência em gestação de alto risco, do município de Natal/RN, e que contou com a participação de cinco enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que atuam na UTIN. Tais profissionais, em sua maioria (80%), possuem tempo de formação entre 11 e 19 anos, e o mesmo percentual possui tempo de atuação na UTIN entre seis e dez anos. A pesquisa teve início após parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do CEP da instituição pesquisada, bem como carta de anuência emitida por esta, além do aceite dos participantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada e das discussões nos grupos de convergência, apresentando como resultados o surgimento de duas categorias: “Contextualizando o processo de uso de medicamentos na UTIN” e “Contextualizando o processo de administração de medicamentos na UTIN”, com as suas respectivas subcategorias. Tais categorias demonstraram um envolvimento de outras etapas e categorias profissionais no processo de administração de medicamentos. Logo, foi necessária a ampliação do escopo do processo para a elaboração do fluxo de uso de medicamentos na UTI neonatal. O produto deste estudo consistiu no fluxograma do processo desejado de uso de medicamentos em uma UTI neonatal, elaborado coletivamente nos grupos de convergência a partir das estratégias de melhoria levantadas, com vistas à padronização do referido processo, que se encontra frágil e sem alinhamento.Dissertação Tecendo saúde mental de adolescentes na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Sousa, Leíza Melo; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; https://orcid.org/0000-0002-6117-2469; http://lattes.cnpq.br/2798971953360140; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; Bosco Filho, JoãoPromover o cuidado integral ao adolescente representa um desafio para os sistemas de saúde, agravando-se após a pandemia pela COVID-19, pois houve um aumento nas taxas de sofrimento psíquico de maneira geral, incluindo também a fase da adolescência, onde apresenta uma taxa de jovens com elevação da inatividade física, no nível de ansiedade, nos casos de estresse e de depressão, dentre outras formas de sofrimento. Dessa forma, sendo a Atenção Básica em Saúde (AB), uma porta de entrada da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o fortalecimento dela se torna fundamental para um cuidado de base territorial integral, já que representa o espaço mais próximo do usuário com a sua moradia. Portanto, é indispensável a qualificação das Equipes de Saúde da Família (ESF), a consolidação do vínculo com o território, a realização de buscas ativas com o Agente Comunitário de Saúde (ACS), efetuar uma escuta qualificada/acolhimento, ocorrer o matriciamento pelas equipes de saúde mental, a participação familiar e o empoderamento desse jovem. Logo, o estudo tem como objetivo, elaborar um guia prático direcionado aos trabalhadores de saúde, propondo estratégias para a assistência ao adolescente em sofrimento psíquico no âmbito do cuidado territorial da AB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Tendo a participação de 29 profissionais de saúde da ESF atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Parnamirim-RN. Foi mantida a representatividade de uma UBS por território, através de sorteio estilo loteria, manteve-se pelo menos um profissional de cada uma das categorias, sendo selecionados por meio de amostragem não probabilística nomeada de amostra intencional. Como técnica de análise e apresentação dos dados, elegeu-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Por fim, com o auxílio da plataforma Canva, foi criado o produto tecnológico “Guia prático aos profissionais de saúde da AB com estratégias de cuidado territorial para os adolescentes das gerações Z e Alpha”, sendo de relevância para o município, pois apresenta orientações de cuidados aos adolescentes, considerando a realidade local, alertando para a invisibilidade do cuidado destes jovens na AB, chamando a atenção da gestão municipal para as fragilidades no cuidado desse jovem e na RAPS do município, fortalecendo o diálogo sobre a importância da qualificação profissional, da multiprofissionalidade, da intersetorialidade, da participação familiar, da escuta, da comunicação e do planejamento do cuidado, para uma assistência digna, que garanta os direitos, o convívio social e a integralidade do cuidado no território.