Pró-Reitoria de Graduação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32881
Navegar
Navegando Pró-Reitoria de Graduação por Assunto "Aprendizagem ativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Recurso Educacional Aberto Guia didático - explorando tridimensionalmente o sistema ABO: por que nem toda mãe pode doar sangue para seu filho?(UFRN/PIBID, 2022) Lira, Isaac Daniel de Lima; Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Medeiros, Thainá Ribeiro de; Carvalho, Yasmin de SouzaA genética é uma área que apresenta diversos desafios, tanto para os alunos, que geralmente têm dificuldade em assimilar conceitos abstratos, quanto para os professores, que precisam encontrar estratégias e recursos para superar barreiras impostas pela abstração. Nessa perspectiva, os licenciandos do Subprojeto Pibid Biologia 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desenvolveram este guia didático como uma proposta de atividade para auxiliar os professores a utilizarem o Kit didático intitulado “A Linguagem do Sangue: Explorando tridimensionalmente o Sistema ABO”, um material que facilita a compreensão do sistema ABO nas aulas pois permite que os alunos visualizem e manuseie representações de estruturas microscópicas de forma macro. O guia, assim como o kit didático, tem como foco os professores da rede pública que possuem interesse em utilizar o material nas aulas que abordam o sistema ABO. Após validado, apesar dos desafios apresentados durante a aplicação, o material se mostrou importante para a assimilação do conteúdo, enfatizando sua eficiência em otimizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos complexos como o sistema ABO