Pró-Reitoria de Graduação
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Navegando Pró-Reitoria de Graduação por Assunto "Ensino de ciências"
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Recurso Educacional Aberto Guia didático: estrutura e função de neurônios e encéfalo no controle do corpo humano(UFRN/PIBID, 2022) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Edilane Martins da; Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Paiva, Meyrielli Suzane Matias de; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino acerca do sistema nervoso no ensino fundamental é um desafio, pois envolve conceitos bastante abstratos e frequentemente exige memória visual. Por isso, este Guia Didático sugere uma estratégia de uso de um Kit Didático com modelos impressos em 3D no ensino sobre estrutura e função dos neurônios e do encéfalo humano. Ambos os documentos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN). O objetivo deste trabalho é auxiliar o(a) professor(a) de ciências a implementar o ensino sobre o sistema nervoso através do referido Kit no ensino fundamental com ludicidade. Além disso, este trabalho pode ter potencial para a inclusão educacional de alunos com deficiência visual. As atividades sugeridas neste Guia incluem, além do uso dos modelos didáticos tridimensionais, dinâmicas lúdicas e produção de mapas conceituais, bem como sugestões para avaliação e outras orientações ao(à) docente para uso do referido Kit. A validação do material tridimensional realizada com alunos de ensino básico revelou sua eficácia na identificação das estruturas da célula neuronal e do encéfalo. Dessa forma, o Guia, como recurso educacional, contribui como facilitador da aprendizagem de estudantes do ensino básico demonstrando a relevância da inovação no contexto escolar ao enfatizar a importância do uso da tecnologia de impressão 3D no ensino de ciênciasRecurso Educacional Aberto Jogo didático - Questões sociocientíficas sobre a Inteligência Artificial: “o futuro que evitamos?”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-31) Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Santos, Ana Clara Magalhães dos; Costa, Ivaneide Alves Soares daO presente jogo didático digital foi concebido como um recurso lúdico no contexto da monitoria da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é fomentar a reflexão crítica sobre o uso de Inteligência Artificial para controlar um sistema político de um regime totalitário. Baseado na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), o jogo coloca os participantes diante de dilemas e decisões estratégicas que influenciam o meio ambiente e a sociedade. A experiência promove uma aprendizagem interdisciplinar, explorando temas como tecnologia, desigualdade social e corporativo, controle social e políticas públicas. Além disso, o jogo permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e das discussões reflexivas realizadas em sala de aulaRecurso Educacional Aberto Jogo didático digital: o consumo da carne: como suas escolhas impactam o planeta?(UFRN, 2024-12-31) Santos, Ana Clara Magalhães dos; Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Costa, Ivaneide Alves Soares daApresentamos um jogo didático como recurso lúdico digital desenvolvido no âmbito da monitoria da componente curricular Ensino de Ciências e Biologia III do curso de ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre os impactos ambientais, éticos, sociais e econômicos da produção e do consumo de carne. Com base na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), ele coloca os jogadores diante de dilemas e decisões estratégicas que impactam o meio ambiente e a sociedade. A experiência proporciona uma aprendizagem interdisciplinar ao abordar temas como mudanças climáticas, bem-estar animal, alternativas alimentares e políticas públicas. Além disso, permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e discussões reflexivas em sala de aulaRecurso Educacional Aberto A linguagem do sangue: explorando tridimensionalmente o sistema ABO(2022) Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Lira, Isaac Daniel de Lima; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Ferreira, Eric SilvaO ensino do sistema ABO e do fator Rh no ensino médio apresenta desafios devido à complexidade conceitual e à predominância de abordagens teóricas, frequentemente limitadas pela falta de recursos práticos. Diante dessa dificuldade, foi desenvolvido este Kit Didático com modelos tridimensionais, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos estudantes da rede básica de ensino, tornando o processo mais interativo e visual. O recurso didático foi elaborado pelos bolsistas de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN), após a realização do curso “Elaboração de Recursos Educacionais em Ciências: Inovação, Direitos Autorais e Tecnologias”, ministrado pelo professor Airton Souza Júnior. Os modelos 3D representam as células sanguíneas e as proteínas de membrana envolvidas na tipagem sanguínea, permitindo a visualização e manipulação dos conceitos abordados. A estratégia proposta busca integrar teoria e prática, promovendo um ensino mais dinâmico e alinhado às metodologias inovadoras na educação científica, por meio da utilização de novas tecnologias para potencializar a aprendizagem. A validação desse material educacional foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, que relataram um aumento na assimilação do conteúdo após o uso do modelo tridimensional. Dessa forma, este recurso pedagógico se apresenta como uma ferramenta importante para o ensino de Biologia, contribuindo para a construção do conhecimento e evidenciando a necessidade de novos recursos que potencializem o ensino, a fim de suprir lacunas deixadas pelo método tradicionalRecurso Educacional Aberto Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?(2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).