Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23372
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis por Assunto "Aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Análise da percepção docente acerta da utilização do mapa conceitual no curso de Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-11) Simplício, Maria de Fátima Ferreira; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Araújo, Aneide Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-7106-3290; http://lattes.cnpq.br/4460316018073490; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; http://lattes.cnpq.br/0745872609127213; Silva, Anderson Roberto Pires eO presente estudo tem por objetivo analisar a percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de aprendizagem nos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio Grande do Norte. Para atingi-lo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, com uma amostra composta por 51 docentes. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário enviado por e-mail. Em relação à estrutura do questionário, abordou-se aspectos do perfil sociodemográfico dos participantes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste e com o intuito de verificar a confiabilidade do mesmo, foi submetido ao teste Alfa de Cronbach. Quanto à análise dos dados, as respostas fechadas passaram por análise descritiva; enquanto as respostas abertas, passaram por análise de conteúdo desenvolvida no software ATLAS.ti. Os resultados mostram que em relação ao estágio de difusão e adoção do mapa conceitual há necessidade de incentivos, na percepção dos docentes o conteúdo abordado nas disciplinas do curso é favorável à adoção da metodologia, assim como seu uso propicia o relacionamento entre teoria e prática. Com relação as estratégias e metodologias de aprendizagem dos cursos de contabilidade, espera-se que seja estimulada a educação continuada, assim como a difusão do mapa conceitual para que haja maior adoção. Os achados também apontam a necessidade da capacitação docente como oportunidade de melhoria para qualificação docente e alternativas como, uso da referida metodologia em aulas expositivas, pois ajuda o professor e o discente a partir da compreensão e assimilação das informações, já quando são feitos análises e debates, o aprendizado acontece em conjunto e os envolvidos adquirem maior intimidade com a técnica. Os benefícios do mapa conceitual são ativação do conhecimento prévio, facilitação da aprendizagem, sintetização e exposição do conhecimento adquirido pelo aluno. Os docentes também relataram os pontos positivos que motivaram a adoção da metodologia, tais como, poder de assimilação, absorção, construção de conceitos, proposições, síntese e fixação do conteúdo. No entanto, encontrou-se algumas limitações na aplicação, como inexperiência dos alunos sobre o conhecimento e uso da técnica, bem como, do software empregado nesta finalidade, podendo apresentar assim, resistência ou dificuldade em elaborar os mapas. Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se a aplicação da técnica em disciplinas do curso buscando a percepção de docentes e discentes ou identificar a ocorrência de aprendizagem significativa por meio da adoção do mapa conceitual.