Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27623
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Assunto "Atividades experimentais problematizadas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Atividades experimentais problematizadas: um guia didático para o ensino de química a partir de contextos locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Costa, Liane Alves da Silva; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/0360127131704122; Fernandes, Nedja Suely; Oliveira, João Leonardo FreitasAs atividades experimentais configuram-se como uma metodologia que permite a reflexão de fenômenos empíricos propiciando uma qualidade positiva para a aprendizagem dos conceitos científicos. Dessa forma, essa metodologia tem potencial para associar o fenômeno observável com a explicação teórica. Sendo assim a questão que se coloca é se as atividades experimentais problematizadas, articuladas a um contexto regional, possibilitam a aplicação e o desenvolvimento da aprendizagem de conceitos científicos químicos? Para responder a essa pergunta, foram selecionadas algumas temáticas regionais relacionadas à presença de recifes de corais, extração de sal marinho e produção de combustíveis. Esses contextos estão ligados ao ambiente e à economia do estado do Rio Grande do Norte. A partir dessas temáticas, foram criadas propostas de atividades experimentais problematizadas (AEP) fundamentadas nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Essas propostas foram aplicadas em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade do Natal. Os resultados obtidos deste trabalho evidenciaram que é viável organizar e realizar uma atividade experimental investigativa permitindo que o experimento esteja no caminho para a resolução do problema. A partir desses resultados, foi possível criar um guia de propostas para que o(a) professor(a) possa empregar as atividades experimentais em suas aulas de forma problematizada e contextualizada.