Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27623
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Assunto "Audiovisual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-17) Silva, Dinardo Alves da; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Moraes, Edgar Perin; ; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; ; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; ; http://lattes.cnpq.br/7490585762102288; Fernandes, Nedja Suely; ; http://lattes.cnpq.br/9563490368583906; Queiroz, Zilvanir Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/9856313112797541O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.