Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27623
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Assunto "Autismo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Confecção e aplicação de recurso didático tabela periódica educacional para estudantes com transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-04) Silva Neto, Nivaldo Soares da; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; https://orcid.org/0000-0002-0244-5228; http://lattes.cnpq.br/3759170729682136; http://lattes.cnpq.br/1589838355637638; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Araújo, Mônica Regina Silva de; http://lattes.cnpq.br/7557434574349135Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um recurso didático inclusivo voltado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de facilitar a compreensão das generalizações presentes na tabela periódica. O material consiste em um quebra-cabeça educacional composto por peças cúbicas adesivadas, contendo os elementos químicos e suas distribuições eletrônicas. Por meio de uma abordagem prática e lúdica, o recurso busca promover maior interação e engajamento desses estudantes, respeitando suas especificidades cognitivas e sensoriais. Além de estimular a participação ativa, a ferramenta visa facilitar a assimilação de conceitos fundamentais da química, como a organização dos elementos, propriedades periódicas e distribuição eletrônica. A utilização do recurso contribuiu para um aprendizado mais significativo e inclusivo, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades e o interesse pelo conteúdo. Os resultados podem servir como base para futuras inovações pedagógicas voltadas à educação inclusiva no ensino de ciências, em especial a química.