Programa de Pós-Graduação em Turismo
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Turismo por Assunto "Agências e operadoras de viagens"
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Dissertação Inovação e destruição criativa no segmento de agências e operadoras de viagens: cenário, estratégias e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Araújo, Mayanne Fabíola Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; http://lattes.cnpq.br/6529528007337056; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Batista, Saulo GomesAs discussões acerca da inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens são primordiais para entender o cenário, estratégias e desafios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como se caracterizam o cenário, estratégias e desafios gerenciais de inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens da cidade do Natal/RN. E como objetivos específicos tem-se: Apresentar o setor de agências e operações de viagem, sua organização, estrutura e funcionamento no mercado local; discorrer sobre as ações e inovações de gestão no cenário de crises pelas agências e operadoras de viagens nos últimos cinco anos (2019 a 2023); identificar as mudanças, rupturas e transformações internas e externas (destruição criativa) necessárias e planejadas pelas agências e operadoras de viagem. O estudo é exploratório, com método de análise qualitativo e quantitativo feito através de questionários semiestruturais, como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo de Bardin (2009). O universo da pesquisa abordado são empresas de Rio Grande do Norte credencias na AMBAV E CADASTUR. Desta forma, chegou-se a 450 agências. Como não foi possível pesquisar todos os elementos, pelo fato do tempo hábil, estabeleceu-se dentro da população estudada uma amostra não probabilística por conveniência, que abrangera 8agenciase 2 operadoras, que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. Quanto aos resultados obtidos, identificou-se que as agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da crise econômica resultante da pandemia, além de outras crises que já enfrentaram durante o tempo de existência. Notou-se que as agências e os gestores de grande parte da amostra realizaram diversas ações isoladas, voltadas para a crise enfrentada apenas para sobrevivência da crise momentânea e que a inovação é a grande aliada dessas empresas para sobrevivência diante dos cenários de dificuldades.