EMCM - Livros eletrônicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30972
Navegar
Navegando EMCM - Livros eletrônicos por Assunto "Ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Disciplina segurança do paciente: manual de aplicação do componente curricular(2025-07-30) Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/0000-0001-5824-7485O reconhecimento da segurança do paciente como questão de saúde pública, em 2002, pela Organização Mundial da Saúde suscitou o desenvolvimento de estratégias para práticas assistenciais mais seguras em âmbitos nacional e internacional. Diante desta conjuntura, esta instituição, através do Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030, e o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria nº 529/13), preconizam a instituição do ensino do tema segurança do paciente em níveis técnico, graduação, pós-graduação e educação permanente. Diante do exposto, por ocasião do processo de remodelagem da matriz curricular, em 2022, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi proposto e incorporado o componente curricular Segurança do Paciente (disciplina optativa), como forma de qualificar os processos de trabalho dos mestrandos, de forma alinhada às recomendações nacionais e internacionais. Estes constituem como público-alvo, majoritariamente, profissionais dos serviços de saúde que dão suporte à integração ensino/serviço/comunidade necessária à formação profissional de graduandos e residentes vinculados à EMCM/UFRN. Entende-se que esta proposta também pode subsidiar a implantação de atividades e componentes curriculares sobre o tema segurança do paciente em nível de pós-graduação em contextos semelhantes a este.Livro Ensino de boas práticas da escrita da prescrição de medicamentos: manual de aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem(2024) Batista, Almária Mariz; Costa, Raphael Raniere de OliveiraDois docentes da EMCM desenvolveram uma metodologia de ensino-aprendizagem intitulada “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, com vistas a contribuir para promoção da qualidade da escrita da prescrição de medicamentos. Inicialmente, o foco é a formação em nível de graduação em Medicina, mas se entende que esta pode ser estendida para formação de graduandos e pós-graduandos, futuros prescritores e profissionais prescritores, respectivamente, de outros cursos da área da saúde