EMCM - Livros eletrônicos

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  • Produto Educacional
    Disciplina segurança do paciente: manual de aplicação do componente curricular
    (2025-07-30) Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/0000-0001-5824-7485
    O reconhecimento da segurança do paciente como questão de saúde pública, em 2002, pela Organização Mundial da Saúde suscitou o desenvolvimento de estratégias para práticas assistenciais mais seguras em âmbitos nacional e internacional. Diante desta conjuntura, esta instituição, através do Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030, e o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria nº 529/13), preconizam a instituição do ensino do tema segurança do paciente em níveis técnico, graduação, pós-graduação e educação permanente. Diante do exposto, por ocasião do processo de remodelagem da matriz curricular, em 2022, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi proposto e incorporado o componente curricular Segurança do Paciente (disciplina optativa), como forma de qualificar os processos de trabalho dos mestrandos, de forma alinhada às recomendações nacionais e internacionais. Estes constituem como público-alvo, majoritariamente, profissionais dos serviços de saúde que dão suporte à integração ensino/serviço/comunidade necessária à formação profissional de graduandos e residentes vinculados à EMCM/UFRN. Entende-se que esta proposta também pode subsidiar a implantação de atividades e componentes curriculares sobre o tema segurança do paciente em nível de pós-graduação em contextos semelhantes a este.
  • Livro
    Ensino de boas práticas da escrita da prescrição de medicamentos: manual de aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem
    (2024) Batista, Almária Mariz; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    Dois docentes da EMCM desenvolveram uma metodologia de ensino-aprendizagem intitulada “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, com vistas a contribuir para promoção da qualidade da escrita da prescrição de medicamentos. Inicialmente, o foco é a formação em nível de graduação em Medicina, mas se entende que esta pode ser estendida para formação de graduandos e pós-graduandos, futuros prescritores e profissionais prescritores, respectivamente, de outros cursos da área da saúde
  • Livro
    Protocolo Clínico Institucional para o Manejo da Sífilis Congênita
    (2024-04-11) Freire, Guilherme Gomes; Silva, Alaine Maria dos Santos; 0000-0002-3010-421X
    O protocolo clínico e institucional de sífilis congênita é um conjunto de diretrizes e procedimentos estabelecidos para o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos-RN, durante um Trabalho de Conclusão de Residência Materno-Infantil, da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM-UFRN), podendo ser estabelecido por outras instituições de saúde, através de uma abordagem multiprofissional para o manejo eficaz dessa condição durante a gestação, parto e pós-parto. Este protocolo visa garantir uma abordagem padronizada e eficiente para prevenir, diagnosticar e tratar a sífilis congênita, reduzindo os riscos para a mãe e o bebê. O instrumento foi elaborado em quatro etapas: revisão da literatura (validade de critério); elaboração do protótipo do protocolo clínico; apreciação do protótipo pelos profissionais (validação); e elaboração e apresentação da versão final, a qual foi avaliada e validada por juízes, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), tendo uma avaliação de 100% na maioria dos itens e escore médio de 0,97 de concordância, o que prova que a maioria dos especialistas estão em concordância com o protocolo assistencial para o manejo da sífilis congênita. Nele inclui recomendações para o rastreamento pré-natal da sífilis, diagnóstico precoce por meio de testes sorológicos e exames clínicos, tratamento adequado com penicilina benzatina conforme orientações estabelecidas, acompanhamento e monitoramento da gestante e do bebê, educação e aconselhamento para gestantes sobre os riscos da sífilis e medidas preventivas, e seguimento pós-parto para garantir a cura da infecção e o bem-estar da mãe e do recém-nascido. O protocolo clínico e institucional de sífilis congênita é essencial para promover melhores resultados de saúde e prevenir complicações associadas, reduzindo a morbimortalidade infantil e neonatal.
  • Livro
    Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz, RN
    (Insecta, 2022-10-07) Lima, Kelly Arleziane de; Nascimento, Soraya Helena Penha do; Araújo, Anny Cristine de; Araújo, Daline Fernandes Souza; Bezerra, Ricardo Andrade; Calazans, Dinara Leslye Macedo E Silva; Fayh, Ana Paula Trussardi; Araújo, Fábio Resende de
    A escola é um espaço privilegiado para difundir hábitos e mobilizar a comunidade para solucionar problemas práticos do cotidiano. O presente plano foi elaborado como parte de um programa de extensão na área de saúde e alimentação do escolar desenvolvido por professores e alunos do Curso de Nutrição da FACISA-UFRN entre os anos de 2014 e 2018 na rede municipal de ensino de Santa Cruz-RN. De modo mais específico, o presente livro é fruto do projeto de extensão “Formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares Santa Cruz-RN” que teve como objetivo elaborar coletivamente o Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz- -RN. A proposta metodológica foi estruturada com grupos focais em todas escolas urbanas da cidade em dois ciclos. O processo da construção do plano interligou um amplo diagnóstico da saúde dos escolares e sua condição de SAN e ações de educação em saúde que pretendem reduzir os problemas de saúde encontrados. A apresentação do plano e a consulta da primeira parcial deste aconteceu em novembro de 2018 no II Simpósio de Saúde do Escolar da FACISA onde recebeu sugestões e teve sua metodologia avaliada. Este documento finaliza um ciclo ao mesmo tempo que aponta o futuro das ações que a rede municipal de ensino visa implementar
  • Livro
    Moscas
    (SEDIS-UFRN, 2018) Caldas, Aline Oliveira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Azevedo, George Dantas de
    Baseado no conto de Aline Caldas. Adaptação: Anderson Gomes (AGN) e Kaline Sampaio
  • Livro
    Guia multiprofissional de atenção à saúde da pessoa gestante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023) Rolim, Ana Carine Arruda; Silva, Maciel Lopes da; Lima, Deysianne Meire da Silva; Marinho, Beatriz Marques Cavalcanti; Johnson, Cecília Nascimento; Santos, Enoana Darc Barbosa Xavier; Maia, Jaely Beatriz da Silva; Silva, Josepson Maurício da; Deininger, Letícia Lima Kaspar; Dantas, Luís Paulo Valentim; Lima, Maria Natalícia de; Alves, Maria Ruhama Ferreira; Silva, Mylânia Thays dos Santos
    O Guia é um material que visa facilitar o desenvolvimento das ações na atenção básica à saúde, seja por parte dos profissionais que compõem a equipe de referência, ou para garantir o apoio ao cuidado ampliado. Os capítulos discorrem sobre as questões que se apresentam no cotidiano do cuidado e, portanto, podem ser usados em várias oportunidades, desde consultas individuais, até como apoio em ações coletivas, de promoção da saúde e empoderamento comunitário.
  • Livro
    Construindo caminhos possíveis para a educação interprofissional em saúde nas Instituições de Ensino Superior do Brasil
    (Editora MS/CGDI, 2018) Brasil., Ministério da Saude.; Costa, Marcelo Viana da
    Como atividade da linha de ação de fortalecimento da EIP no contexto das graduações em saúde, o DEGES em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP e a Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) e apoiados pela OPAS/OMS realizaram oficinas regionais com o intuito de apoiar a implantação de ações interprofissionais, como estratégias de mudanças na formação nas graduações da saúde. Foram realizadas 06 (seis) oficinas nas cinco regiões brasileiras. Na região Nordeste foram realizadas duas oficinas, considerando o grande número de Instituições de Ensino Superior nessa região. O objetivo dessa publicação é apresentar a síntese das discussões realizadas nas oficinas, como forma também de orientar outras IES na adoção da EIP em seus contextos de formação. Não se trata de normas ou orientações rígidas. Cada IES tem uma especificidade, contextos de facilidades, dificuldades e possibilidades que devem ser considerados no planejamento de iniciativas de EIP. As experiências de educação interprofissional no mundo resultam de tentativas e erros, o que sugere forte valorização de seus atores, cenários e parceiros para o sucesso de iniciativas já existentes ou as que se pretendem implantar.
  • Livro
    SAÚDE LGBT+: pluralidade, acolhimento e direitos
    (Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte - EMCM/UFRN, 2021) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Dantas, Fernando Henrique Ferreira; Araújo, Alana Karoline Dantas; Santos, Ana Cecília Fernandes; Araujo, Ana Luiza Bezerra de; Medeiros, Deborah Lais Nóbrega de; Silva, Maria Fernanda Almeida; Azevedo, Matheus Alves de; Oliveira, Melyssa Lopes Maciel de; Bezerra, Polyanna Tertulino; Dantas, Raiana Carol de Medeiros; Tomaz, Valentina Ribeiro
    Produzido por acadêmicos de Medicina, da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), engajados na promoção da saúde e ampliação da integralidade, da universalidade e da longitudinalidade do cuidado a todos os cidadãos, bem como a promoção do exercício pleno dos direitos, independente do sexo biológico, gênero ou orientação sexual. Diante disso, oportunizou a criação do material apresentado frente a proposta de conclusão da disciplina "Atenção à Saúde da População LGBT". Nessa perspectiva, com base na premissa “Saúde é um direito de todos”, foi incorporado ao processo ensino aprendizagem a construção deste material, no intuito de abordar a oferta dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a acessibilidade da comunidade LGBT+ a eles, além de temáticas pertinentes a desconstrução de estereótipos e dispersão de conhecimento sobre - e para - a população LGBT+.
  • Livro
    Saúde sexual: pequeno manual para pessoas com vagina
    (2021) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Dantas, Fernando Henrique Ferreira; Machado, Maria Luisa Paes Barreto Pereira de Macedo; Castro, Maria Eduarda Benevides Leite de; Silva, Helouize Lorena Dias Tavares da; Oliveira, Bruna Gabriella Carvalho de; Azevedo, Francisco Luiz Lopes de; Barca, Talita Gomes Varela; Freire, Ana Beatriz Silva; Oliveira, Annderson; Escola Multicampi de Ciências Médicas
    Nesta cartilha, você terá informações sobre a saúde sexual de pessoas com vagina, que podem ser mulheres cis e trans, homens trans, pessoas não binárias e por aí vai!
  • Livro
    Vivência integrada na comunidade: experiências de uma escola médica durante a pandemia da Covid-19
    (Rede UNIDA, 2021-08) Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Bastos, Raquel Littério de; Bonfada, Diego; Medeiros, Jéssica Farias Dantas; Costa, Marcelo Viana da
    Os relatos e análises dispostos nesta obra são fruto do trabalho de estudantes, professores, servidores e trabalhadores de saúde genuinamente inquietos, curiosos e dispostos a colaborar com as diversas necessidades de saúde surgidas ou intensificadas pela pandemia da Covid-19. o livro também traz reflexões sobre como a pandemia impactou a formação médica, as políticas educacionais indutoras de mudança, a implantação de um serviço e uma disciplina sobre telemedicina e os demais efeitos do ensino remoto.
  • Livro
    Vivência integrada na comunidade: implicações e desdobramentos na formação médica
    (Editora Rede Unida, 2019) Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Spadacio, Cristiane; Bonfada, Diego; Costa, Marcelo Viana da
    Este é um livro que agrupa textos produzidos por estudantes do curso de medicina da EMCM de diferentes períodos. Com diversificadas temáticas, que vão desde a humanização da medicina até reflexões profundas do ser médico. Estes textos são a materialização, em certa medida, das vivências de estudantes durante os módulos VIC. Este livro é portanto, uma parcela do trabalho da EMCM no interior do Rio Grande do Norte, que diz sobre como as vivências individuais são capazes de produzir em cada estudante a construção de conhecimentos através da reflexão crítica e contextualizada, influenciando sua formação como médico(a) no sertão do Rio Grande do Norte
  • Livro
    Manual de orientações gerais para atuação de estudantes e de Residentes da atenção básica durante a pandemia de COVID-19
    (Ed. dos Autores; Editora e Gráfica Ideal, 2021) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Matos Segundo, Jair; Brandão, Miriam de Andrade
    O presente documento tem o intuito de divulgar as ações propostas a serem efetivadas durante o período de duração da pandemia de COVID-19, a fim de fornecer orientações que guiarão a proteção individual e coletiva dos estudantes e dos residentes de instituições de saúde no Brasil.
  • Livro
    Atenção Individual e Coletiva à Saúde Materna e Infantil no cenário brasileiro
    (Editora Inovar, 2020) Jacob, Lia Maristela da Silva (Org.)
    A gravidez e o puerpério são influenciados por múltiplos fatores, desde os de natureza biológica até as características emocionais, sociais e econômicas da população, além do acesso e da qualidade técnica dos serviços de saúde disponíveis à população. A gravidez é um fenômeno fisiológico, natural e dinâmico que, na maioria das vezes, ocorre sem complicações. Portanto, a atenção à saúde da mulher, no ciclo gravídico-puerperal, constitui desafio para autoridades em saúde de todo mundo, no que diz respeito à qualidade da assistência prestada e aos marcos conceituais, o acompanhamento específico da gravidez garante a qualidade da assistência ao pré-natal, parto e puerpério, diminuindo a mortalidade do binômio mãe e filho. O livro reúne experiências notáveis na atenção à saúde materna e infantil, no cenário brasileiro. Teve como premissa as ações dirigidas ao cuidado individual e coletivo, disparando reflexões para o trabalho em saúde no Brasil.
  • Livro
    A puericultura como proposta de educação interprofissional
    (SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Pires, Devani Ferreira; Costa, Marcelo Viana da
    Este documento tem como meta compartilhar a narrativa de construção de um projeto pedagógico baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Interprofissional, considerando a puericultura como uma das potencialidades educativas a preencher esse espaço. A elaboração deste trabalho busca contribuir com a apropriação de conhecimentos, habilidades e atitudes que fortaleçam iniciativas já existentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na perspectiva da Educação Interprofissional e da prática colaborativa em saúde.