Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11889
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Accessibility"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A cidade sem barreiras é para todos?: avaliação das condições de deslocamento no bairro da Cidade Alta, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-10) Pires, Tereza Cristina Vieira; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/2661446935736178; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Luz, Maria de Lourdes de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0647621589824433Nesta dissertação avaliam - se as condições de deslocamentos e os comportamentos dos usuários face às adequações físicas em acessibilidade na área inserida no quadrilátero central do Bairro da Cidade Alta, na Cidade do Natal/RN, correspondendo a um sítio de grande significado histórico/cultural, alvo de um plano de ação integrada durante os anos de 1993 e 1998, com a implantação de parte do Projeto Cidade sem Barreiras e, posteriormente, a implementação das propostas do Projeto Cidade para Todos, tendo como suportes as normas brasileiras constantes da NB9050/1994 e na lei Municipal no 4.090/92, vigentes no período das intervenções. Considerando que as ações realizadas na época estavam focadas na eliminação das barreiras arquitetônicas para garantir o direito de Ir e Vir, a pesquisa acolheu um universo humano formado por todas as pessoas em situação de deslocamento na área alvo das intervenções, independentemente da condição locomotora ou sensorial, enfatizando os aspectos mais relevantes quanto à acessibilidade das calçadas, como promotoras da mobilidade, da integração e organização edilícia, assim como das praças públicas daquele quadrilátero, concebidas, originalmente, como espaços de agregação e inclusão social. O trabalho de campo recorreu à observação direta e os resultados obtidos foram confrontados com a norma técnica sucedânea, do ano de 2004, e com os dispositivos legais contidos no Decreto Federal no 5.296/2004, como modo de atestar os níveis de eficiência dessas adaptações no que diz respeito às atuais condições de acessibilidade e mobilidade urbana exigidasDissertação Natal qual é a sua cara?: análise do perfil edilício da avenida Eng. Roberto Freire (Natal/RN) à luz da acessibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-27) Nascimento, Rodrigo Costa do; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; ; http://lattes.cnpq.br/0713750017108974; Moreira, Fernando Diniz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795609Y1; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Medeiros, Lucas Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/2088204551250521Este estudo aborda o perfil edilício da avenida Engenheiro Roberto Freire, como expressão material da confluência de fatores dentre os quais se destacam o alto grau de acessibilidade como conseqüência da reestruturação espacial urbana, e a ampliação do mercado imobiliário em face da presença crescente de consumidores que têm chegado a Natal nas últimas décadas. O intenso processo de remodelação urbana por que vem passando Natal desde, pelo menos, a década de 1980 tem engendrado a formação de longos eixos viários que expressam exemplarmente essa dinâmica e algumas das forças subjacentes a ela. A avenida tem sido um dos exemplos icônicos de eixos viários nos quais a arquitetura torna-se, primordialmente, suporte de comunicação capaz de ser percebida por passantes em rápido movimento, aspecto que a faz aproximar-se do conceito venturiano de strip (Venturi et al, 1972). Os tipos edilícios que ali abrigam usos diversificados não só respondem à dinâmica em curso, mas também contribuem para intensificá-la e realimentá-la, na medida em que atraem pessoas e geram mais movimento. Some-se a isso a atuação do setor imobiliário que se beneficia com a ampliação de localizações dotadas de alta acessibilidade, e com incentivos públicos e privados ao turismo, visando inserir a cidade no mundo globalizado. Embora se tenha tido a intenção de reconstituir parte da história do adensamento da avenida em perspectiva diacrônica, a contribuição central desse estudo é entender relações entre acessibilidade topológica e a natureza tipológica do acervo edilício. Mediante a leitura de um quadro morfológico sincrônico resultante da análise da configuração espacial que contém a avenida (cf. Hillier e Hanson, 1984), e do inventário e classificação do acervo edilício que lá está, este estudo objetiva compreender como a arquitetura responde à acessibilidade vis-à-vis o desenvolvimento do mercado imobiliário, impulsionado por um processo de cosmopolitismo que tem ocorrido pela contínua chegada de visitantes e moradores temporários ou permanentes, nacionais e estrangeirosDissertação Visitabilidade-vivenciabilidade em assentamentos informais : um estudo da acessibilidade de percursos urbanos no Conjunto Santa Terezinha em Fortaleza-CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-09) Mamede, Lia Costa; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; ; http://lattes.cnpq.br/3022890259769741; Borges, Amadja Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7; Costa, Angelina Dias Leão; ; http://lattes.cnpq.br/0858389049571757A presente pesquisa aborda o tema da acessibilidade em assentamentos informais, buscando identificar desafios e limites definidos por configurações urbanas informais à aplicação de parâmetros de acessibilidade. Toma como universo empírico o Conjunto Santa Terezinha, situado em Fortaleza-Ce. Inicialmente o estudo apresenta uma reflexão sobre a questão habitacional no Brasil e a produção do espaço informal na perspectiva do Direito à Cidade. Nesse sentido, são referências principais os trabalhos de Suzana Pasternak (2008), Nabil Bonduki (1998) e Ermínia Maricato (1996-97), entre outros. Segue com o debate acerca dos conceitos e classificações desse tipo de assentamento, fazendo uma análise do conteúdo da legislação e normativa referente à acessibilidade e propõe a discussão da rota acessível como estratégia para o direito à cidade. Em outra etapa, foi aplicada a metodologia do passeio acompanhado criado por Dischinger (2000) num trecho previamente escolhido, no qual a pesquisadora acompanha a pessoa com deficiência durante o percurso urbano e o registra através de fotos e vídeo. Os comentários e percepções são comparados à análise espacial da morfologia urbana, feita a partir da metodologia de Del Rio (1990) e Panerai (2006), e aos parâmetros da NBR 9050. O conhecimento da área é enriquecido pela metodologia de análise da produção do espaço feita através da metodologia de Henri Lefebvre em seu livro A produção do espaço (1974) nas categorias: espaço concebido, percebido, e vivido. Outra referência fundamental desse autor é o livro O Direito à Cidade (991), que possibilitou o aprofundamento das reflexões sobre a função social da cidade. Concluindo, o estudo constata que para garantir um mínimo de condições de acesso em áreas informais é necessário conhecer as especificidades de sua morfologia, de suas relações e práticas urbanas na perspectiva da visitabilidade-vivenciabilidade, entendidos como conceitos complementares