Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais por Assunto "Acesso à informação"
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Dissertação Diagnóstico do acesso à informação no arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2016-12-09) Leite, Luciana Ferreira; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Rosário, José Orlando Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5307-3404; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Farias, Gabriela Belmont de; https://orcid.org/0000-0001-5743-4422; http://lattes.cnpq.br/9393190768810116A informação é uma ferramenta fundamental em todas as áreas do conhecimento. Um bem coletivo que, quando utilizado de forma produtiva, pode gerar transformações na sociedade. Sua disponibilidade é um direito fundamental a qualquer cidadão, isto é, todo indivíduo tem direito ao acesso à informação pública. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o processo de acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o perfil dos usuários do setor, mapear suas principais demandas/necessidades informacionais, avaliar sua satisfação quanto ao acesso à informação, qualidade do atendimento e verificar se eles têm conhecimento sobre a Lei nº 12.527/2011, que dispõe sobre o acesso à informação.Trata-se de um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental à luz da lei de acesso à informação, do marketing, do estudo de usuários e da difusão arquivística. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se também a aplicação um questionário on-line, utilizando a ferramenta Google Docs como instrumento para coleta de dados dos participantes da pesquisa. A análise e tratamento das informações foram feitos após o retorno dos questionários respondidos, utilizando-se o sistema a SPSS (Statistical for Social Sciences). Com base nos resultados da pesquisa, percebe-se um público heterogêneo quanto ao gênero, e que apesar do setor já disponibilizar documentos digitalizados, ainda preferem buscar as informações pessoalmente. A resolução de atos administrativos-judiciais e para fins pessoais foram às finalidades mais citadas para o uso das informações por parte dos usuários externos. Os técnicos administrativos são mais presentes que os docentes, por se tratar de um arquivo predominantemente administrativo. Quanto à frequência, os usuários internos utilizam o setor de forma periódica, pois utilizam suas informações para desenvolver suas atividades de trabalho, enquanto o público externo frequenta de forma esporádica, em busca de demandas pontuais e de caráter pessoal. Quanto à Lei de acesso à Informação, nota-se que o índice de desconhecimento sobre a lei ainda é alto, necessitando de uma melhor divulgação. A qualidade do atendimento e serviços foi avaliada como satisfatória pela maioria dos usuários, e sua percepção possibilitou a elaboração de sugestões para ações a serem implantadas no arquivo da DAP.Dissertação Transparência ativa: estudo de caso do portal eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-30) Oliveira, Acymara Catarina Zumba de; Cruz, Adriano Charles da Silva; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; http://lattes.cnpq.br/3059254110026956; Silva, Maria Aparecida Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) é um importante avanço democrático consequência do engajamento da sociedade civil e da adesão do Brasil a um movimento global de estímulo à transparência governamental. A presente pesquisa realizou um diagnóstico por meio da investigação do cumprimento da LAI, especificamente quanto à transparência ativa no sítio eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, por meio do levantamento dos elementos essenciais à transparência ativa descritos na LAI e no Guia de Transparência Ativa (GTA) para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal (BRASIL, 2019), do exame do nível da transparência da informação no sítio institucional do IFRN com a aplicação de checklist construído a partir da LAI e das orientações do GTA, e da proposição de melhorias para a adequação do sítio institucional às regras do direito à informação de interesse público. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, com a adoção do método indutivo e aplicação da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado do diagnóstico foi constatado que as áreas mais deficitárias são “participação social” e “receitas e despesas”, que representam 20% das áreas temáticas, classificadas com nível de transparência insuficiente, o que pode comprometer sensivelmente o exercício do controle social. As demais áreas, que representam 80% dos temas, foram classificadas com nível de transparência parcial. As lacunas observadas dizem respeito, principalmente as falhas na atualização, integridade e autenticidade dos dados. Conclui-se que a transparência ativa do IFRN em seu sítio eletrônico é parcial. Ao final foi construído um modelo com parâmetros para a criação de um monitoramento interno da transparência do sítio eletrônico da entidade.