Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24096
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação por Assunto "Aceitação e uso de ferramentas de TI"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aceitação e uso de ferramentas de computação em nuvem: um estudo sobre o contexto informacional de secretários de pós-graduação em uma instituição de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Martins, Lizianne Juline do Nascimento e Silva; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/6020045372504028; Dias, Gabriela Figueiredo; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870Entre as Tecnologias da Informação (TI) que possibilitam melhorias no desempenho dasatividades informacionais, destacam-se as ferramentas de computação em nuvem. Pilares dachamada quarta revolução industrial, essas ferramentas proporcionam vantagens como oarmazenamento de dados online, trabalho colaborativo, facilidade de acesso ecompartilhamento de informações. Porém, mesmo diante dos benefícios potenciais e demaispossibilidades advindas do uso dessa tecnologia, ainda não está completamente elucidadocomo se dão a aceitação e uso dessas ferramentas pelos indivíduos. Tal lacuna também estápresente no contexto laboral das instituições de ensino, fazendo com que esforços e recursosorganizacionais sejam desperdiçados e tecnologias promissoras para a melhoria de serviçossejam inutilizadas. Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo descrever aaceitação e o uso da computação em nuvem no desempenho das atividades informacionais ede conhecimento entre servidores técnicos-administrativos de secretarias de Pós-Graduaçãoda Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico utilizado teve porbase uma abordagem quantitativa e descritiva. Como estratégia de pesquisa foi realizado umlevantamento, por meio da aplicação de um questionário baseado no Modelo de Aceitação eUso de Tecnologia Integrado, TAM 3, além de questões sociodemográficas, aplicado aossecretários de Pós-Graduação da UFRN, para captar as suas percepções no que diz respeito aouso e aceitação das ferramentas de computação em nuvem. A população foi dividida em doisgrupos, que responderam à pesquisa a respeito de ferramentas de armazenamento e editoresde documentos em nuvem, respectivamente. A análise dos dados foi feita utilizando estatísticadescritiva, por meio de medidas de tendência central e dispersão, além de distribuição defrequências, e uma escala likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Comoresultado, foi possível verificar, quanto à avaliação da aceitação da computação em nuvempelos usuários na organização, uma alta incidência e frequência de uso. As tipologias deferramentas mais utilizadas foram o e-mail, seguido do armazenamento e finalmente doseditores de documentos em nuvem, onde a grande maioria faz uso principalmente dosprodutos Google. Com relação aos dois modelos pesquisados, armazenamento e editores dedocumentos, foi visto que as finalidades de utilização vão desde geral até mais específica.Ambos tipos de ferramentas obtiveram resultados bastante semelhantes com níveis deaceitação idênticos ou muito próximos. Dos 50 questionamentos feitos com base no TAM3,apenas 8 obtiveram leves diferenças quantitativas, com distinção do grau de aceitação, porém,a análise comparativa constatou que não houve uma diferença significativa. Por fim, ficouevidente que as tecnologias em nuvem aqui avaliadas se apresentam com uso apropriado,mostrando que as aplicações são verdadeiras aliadas à Gestão da Informação e doConhecimento praticadas pelos secretários em seus locais de trabalho. Também foidesenvolvido um plano de fortalecimento do uso e aceitação das ferramentas de computaçãoem nuvem, com o auxílio da ferramenta Project Model Canvas, visando aperfeiçoar o uso dastipologias de computação em nuvem estudados e, consequentemente, a estruturação deexcelência dos programas de Pós-Graduação.Produto Educacional Proposição de curso de capacitação fundamentado em uma ferramenta de gestão de projetos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Martins, Lizianne Juline do Nascimento e Silva; Martins, Daniel de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3994-9235O projeto apresentado é um espaço no qual está prototipado o modelo mental do curso de capacitação idealizado nessa pesquisa. Ele é dividido em perguntas fundamentais, quais sejam: por quê, o quê, quem, como, quando e quanto. Tais divisões estão representadas pelas cores dos post-its utilizadas: amarela, roxa, laranja, azul e verde, nessa ordem, e cada uma delas abarca conceitos clássicos de gerenciamento de projeto que serão explicadas nos parágrafos seguintes