Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação por Assunto "Acesso aberto"
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Dissertação Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional(2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Tarrago, Nancy Sanchez; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; ; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; ; Leite, Fernando César Lima;Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.Produto Educacional Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na Teoria da Ação Racional: relatório técnico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-0596-3274Este relatório objetiva descrever ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositóriosDissertação Conexões em acesso aberto: comunidade de prática em Redes Regionais de Repositórios do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Almeida, Ana Cláudia Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-4507-8007; http://lattes.cnpq.br/3188386929661002; Melo, Bianca Amaro de; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618As redes regionais de repositórios fazem parte da Rede Brasileira de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas em Acesso Aberto (RIAA), criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pretendem, através da colaboração de práticas e experiências em suas regiões, ampliar as vias de Acesso Aberto no Brasil, a partir dos repositórios implantados e gerenciados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e institutos de pesquisa. Esta pesquisa buscou, com o olhar para a Gestão do Conhecimento, propor estratégias para fomentar a consolidação de Comunidades de Prática entre as redes de repositórios, com o intuito de promover o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas para o desenvolvimento de repositórios no Brasil. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: 1) Caracterizar como se compartilha o conhecimento em redes de repositórios internacionais e brasileiras; 2) identificar pessoas, grupos e instituições passiveis de formar Comunidades de Prática com as redes regionais de repositórios do Brasil; 3) detectar as ações, práticas, serviços e produtos possíveis de compartilhamento e integração; 4) identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para o cultivo da Comunidade de Prática entre redes regionais de repositórios no país; 5) Propor um modelo de fases e ações para embasar o cultivo da Comunidade de Prática nacional. A pesquisa se caracteriza por abordagens qualitativas. Desse modo, realizou-se pesquisa bibliográfica para conformação de referencial teórico, pesquisa documental em sítios web das redes de repositórios internacionais e brasileiras para identificar a existência de serviços e produtos, que permitam compartilhamento de conhecimento em Comunidades de Prática e um levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas a gestores das redes e a uma amostra de profissionais participantes. Foi realizada uma análise de conteúdo das entrevistas a partir de seis categorias definidas relacionadas fundamentalmente com as vias de compartilhamento de conhecimento dentro das redes e entre as redes. A partir destas análises, foi elaborada uma matriz F.O.F.A. para identificar fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças para o cultivo da Comunidade de Prática. O modelo de cinco fases de Wenger, McDermott e Snyder (2002) para o cultivo de Comunidades de Prática foi utilizado para embasar a proposta. Entre os principais resultados identificou-se que a comunicação entre as redes e o IBICT é realizada de forma pontual e considerada insuficiente; que dentre as cinco redes, somente uma possui estrutura de construção coletiva junto aos seus membros em todas as fases de elaboração de ações até a tomada de decisões; a necessidade de fomentar comunicação e trocas mais efetivas entre redes, para atender efetivamente a definição de rede como elo constituído por pontos que se conectam; que mesmo sendo relatado incômodo sobre necessidade de maior aproximação por parte do IBICT, há o reconhecimento que o IBICT lida com as mesmas dificuldades que os profissionais em suas instituições, com cortes em investimentos e falta de contrato de pessoal. A pesquisa propõe um modelo de cinco fases (Preparar, Lançar, Expandir, Consolidar e Transformar) com recomendações que incluem diagnóstico das redes regionais de repositórios; plano de ação para o cultivo da Comunidade de Prática; realizar eventos para compartilhar as experiências; criação de uma plataforma web para compartilhamento de informações das redes regionais de repositório; padronização de documentos (regimentos, políticas etc.), entre outras. Se conclui que as redes de conhecimento constituem uma das expressões relevantes da Gestão do Conhecimento e que as comunidades de prática, como manifestação de redes de conhecimento, podem contribuir de maneira efetiva com a produção, conversão e transferência de conhecimentos e boas práticas úteis para o contexto aqui estudado das redes de repositórios brasileiros.Dissertação Povoamento do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma proposta de interoperabilidade com a plataforma Scylax(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Araújo, Rita de Cássia Pereira de; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; http://lattes.cnpq.br/0725745079471796; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioEm conformidade com o Movimento de Acesso Aberto à informação, e na perspectiva de preservar a produção técnico científica da instituição dando maior visibilidade aos autores e a própria instituição, foi estabelecido no anode2010oRepositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Contudo, o número de artigos publicados em periódicos disponibilizados nas coleções do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é relativamente baixo se compararmos com a produção de artigos dos professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte informada pela plataforma Scylax, criada pelo Instituto Metrópole Digital, também da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que coleta de forma automatizada o quantitativo da produção científica nas bases de dados Lattes, Sucupira, Scopus e Orcid. Diante dessa situação, o seguinte questionamento guia a pesquisa: como aprimorar o povoamento do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da interoperabilidade com o Scylax? O objetivo da pesquisa é propor uma nova forma de povoamento de artigos científicos para o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio grande do Norte, utilizando os metadados coletados pelo Scylax. A interoperabilidade pretendida tem três dimensões: organizacional, semântica e técnica. Nessa direção, no que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa pautada no método da pesquisa-ação. Como parte das etapas do método foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Scylax, e reuniões com as equipes técnicas do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para discutir a proposta de interoperabilidade, e desenhar o fluxo de povoamento de artigos científicos no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Destaca-se como resultado a constatação da interoperabilidade organizacional, semântica e técnica entre o Scylaxe o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coma proposta do fluxo, se otimiza o povoamento do repositório ao fazer uma coleta semiautomática dos metadados dos artigos científicos publicados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, previamente coletados pelo Scylax. Após essa coleta de metadados, o Setor de Repositórios Digitais é responsável pela conferência dos metadados e das licenças de acesso ao texto completo, a busca dos arquivos PDF e sua disponibilização no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir desse fluxo baseado na interoperabilidade com Scylax será possível aumentar, com mais eficiência, o volume de artigos depositados no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Dissertação Repositório Institucional da UFRN e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA): proposta de interoperabilidade(2017-08-18) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/0209049212644809; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Shintaku, Milton; http://lattes.cnpq.br/8605833104600600A interoperabilidade possibilita comunicação entre repositórios digitais de acesso aberto podendo facilitar e agilizar o depósito da produção nos repositórios. Nesse contexto, a partir da observação de duplicidade de depósito da produção científica armazenada no Repositório Institucional e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da ausência de comunicação entre os sistemas, objetiva-se promover a interoperabilidade entre esses dois sistemas com vistas a imprimir visibilidade a produção científica dos membros da instituição. Com isso, partiu-se da hipótese que é possível tornar os sistemas interoperáveis. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por participantes diretamente envolvidos com os sistemas, visando uma coleta sistemática de dados. Nessa perspectiva, foram analisados os referidos sistemas, por meio da observação participante, bem como foram efetivadas entrevistas com os respectivos gestores, e realizado o grupo focal, com alguns sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada para categorizar e tratar as inferências e gerar os resultados. Dessa forma, a pesquisa demonstrou que, dos diversos tipos de documentos armazenados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, apenas as dissertações e teses dispõem de pré-requisitos que contribuem para a interoperabilidade. Sugere-se com base nisso, ações e um modelo que objetivam promover essa interoperabilidade.