CCHLA - TCC - Ciências Sociais (bacharelado)
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Navegando CCHLA - TCC - Ciências Sociais (bacharelado) por Assunto "Active Methodologies"
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TCC O uso das metodologias ativas nos cursos de formação das polícias militares – uma discussão a partir da matriz curricular nacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-23) Souza, Mákio Patrício Cassemiro de; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/ 0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; http://lattes.cnpq.br/0484607736221822; Fraga, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/3775329772040020; Gomes, Apuena Vieira; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804O planejamento curricular dos cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar, segundo a Matriz Curricular Nacional (MCN), deve promover uma relação útil à aplicação prática das competências diferenciadas da atividade policial, oferecendo ações de reflexão envolvendo teoria e prática. Para tanto, precisa apoiar-se em escolhas metodológicas que favoreçam sua construção. Diante dessas orientações trazidas pela MCN, o objetivo desse artigo é analisar a metodologia ativa educacional trazida na MCN na formação dos policiais militares do Brasil enquanto ação social. Teve-se, assim, como encaminhamento metodológico, uma análise exploratória do uso das metodologias ativas, trazidas na MCN, na formação dos policiais militares. No caso específico desse trabalho, a análise foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica documental. Os resultados obtidos sugerem que o modo de produção capitalista resulta em formas de reproduzir comportamentos sociais, o que pode ser observados dentro dos Aparelhos Repressivos de Estado. As constantes mudanças sociais requerem permanente planejamento curricular dos cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais relativo à utilidade da atividade policial em um Estado Democrático de Direito, perfeitamente possível quando se apoia em escolhas metodológicas com uso de tecnologias que favorecem a construção de novas relações sociais e ações policiais mais reflexivas.