CCET - TCC - Ciências Atuariais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33111
Navegar
Navegando CCET - TCC - Ciências Atuariais por Assunto "Acidente Trânsito"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O diferencial por gênero nos acidentes de trânsito no Brasil em 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Carvalho, Natalia Abreu de; Lima, Luciana Conceição de; Campos, JarvisOs acidentes de trânsito ocupavam, em 2015, a 10ª posição no ranking das principais causas de morte, não apenas no Brasil como em todo o mundo (AMBEV, 2017). Segundo a OMS (2015), esses óbitos representam custos que podem chegar a cerca de 3% do PIB para a maioria dos países. Considerando o diferencial por gênero, é bem reconhecida na literatura a maior participação masculina entre os condutores e também entre as vítimas de trânsito (PERUANA, 2014). Todavia no caso do Brasil há evidências de aumento da participação das mulheres entre condutores, sobretudo de automóvel e motocicleta (VELOSO, 2010). Diante desse cenário de mudanças, o objetivo principal dessa monografia é identificar o diferencial por gênero nos acidentes de trânsito no Brasil em 2017, utilizando dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram analisados 40.410 casos de condutores de automóvel, motocicletas e motonetas, do sexo masculino e feminino, e que tiveram ferimentos (leves ou graves) ou que vieram a óbito no momento da ocorrência. Os resultados foram obtidos por meio de análise descritiva dos dados, tendo sido verificado, entre outros: maior participação de homens nos acidentes registrados (85,7%), sendo o maior percentual de mulheres condutoras registrado para a Região Sul (40,3%). Ocorrências envolvendo mulheres foram mais comuns de ocorrerem em pleno dia (64,6%), em pista dupla (43%), em colisões transversais (17,2%), e sendo a falta de atenção à condução como a principal causa do acidente (47,7%) e resultante em condutores feridos (14,9%). Destacou-se para as condutoras mulheres os acidentes envolvendo motonetas (19,1%). Os dados encontrados sugerem um padrão distinto de acidentes de trânsito envolvendo homens e mulheres, porém é necessária uma investigação mais a fundo, servindo assim esse trabalho de base para trabalhos futuros. E também, para que autoridades responsáveis possam discutir e encontrar soluções para redução dos acidentes de trânsito envolvendo tanto homens quanto mulheres.