GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Assunto "Alfabetização cartográfica"
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Dissertação Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica(2019-12-12) Vieira, Joária de Araújo; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; ; ; Moura, Marcelo de Oliveira; ; Diniz, Marco Túlio Mendonça;O presente trabalho tem como temática o estudo da linguagem e alfabetização cartográfica, com o objetivo de produzir um Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo (RN), para proporcionar aos estudantes e professores do Ensino Fundamental, subsídios para o estudo do lugar. Essa problemática surge da necessidade encontrada no município de obter materiais com aporte teórico-metodológico que contribuíssem para o desenvolvimento de atividades na sala de aula do referido ano, na disciplina de Geografia. Uma vez que nesta etapa os alunos fazem o estudo do município, porém o livro didático aborda conteúdos de regiões, fora de sua realidade. Este estudo contribuirá para atingir as competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que os alunos deverão ter acesso, conforme cada faixa etária, contemplando unidades temáticas: o sujeito e o seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial. Nesse contexto, perpassa o aprofundamento de conteúdos, que, a partir do local, serão base para o entendimento global. A investigação partiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação na sala de aula dos professores, da Escola Municipal Maria Paiva e Silva, onde foram identificados os materiais utilizados pela referida escola. Com esta proposta podemos potencializar os conteúdos estudados, explorando a cartografia e assim contribuir para o estudo geográfico do município, realizando um mapeamento de Rio do Fogo/RN, desenvolvendo por meio da alfabetização cartográfica, o processo de aprendizagem da cartografia como linguagem. Assim como fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca das categorias geográficas como lugar, cotidiano, município, cidade; alfabetização cartográfica e ensino de geografia; entre as referências utilizadas temos: Almeida (1989), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 e 2010), Cavalcanti (1998 e 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 e 2007), Libaneo (2002), Lima (2010), Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). Os resultados obtidos foram positivos, culminou com a produção de um produto: Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo/RN, na perspectiva de sua utilização pelo referido município assim como material a ser proposto para outros lugares, evidenciando que o Programa de Pós-graduação, GEOPROF, contribui para a base educacional dos profissionais da educação, que trabalham diretamente em sala de aula. Contribuição esta que é o produto final desde mestrado profissional.Dissertação A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia(2017-11-23) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Troleis, Adriano Lima; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Goulart, Ligia Beatriz;O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.Dissertação Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Oliveira, Alexandrino da Costa; Nonato Júnior, Raimundo; ; http://lattes.cnpq.br/2778825855162912; ; http://lattes.cnpq.br/6011830173160953; Troleis, Adriano Lima; ; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Haiashida, Keila Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/7365549922021470O presente relatório tem como objetivo relatar um livro didático de alfabetização cartográfica que foi produzido para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização; alfabetização pela representação; alfabetização cartográfica e material e livro didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (2007 e 2012), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Que foi o produto educacional entregue ao mestrado profissional em ensino de geografia.