Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Antirracismo"
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Dissertação Ensino de História e enfrentamento ao racismo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião de Abreu (2020-2021): desconstruindo os mitos da democracia racial e do racismo reverso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-17) Guimarães, Fernanda da Silva; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Silva, Rosângela Ribeiro daO presente trabalho busca se integrar ao projeto de uma educação antirracista na Escola Municipal Sebastião de Abreu refletindo sobre os mitos de democracia racial e racismo reverso. Realizamos uma pesquisa bibliográfica qualitativa procurando compreender o racismo em seus diferentes aspectos: o contexto em que foi originado, consolidado, “naturalizado”e camuflado, considerando o ponto de vista do negro discriminado e oprimido, e não apenas o do branco opressor. A presença desses mitos foi identificada no cotidiano na sala dos professores, evidenciando a presença dessas ideias naqueles que deveriam ser responsáveis por erradicá-las. Entendemos que isso se dava por um problema geral de formação insuficiente de nós professores, tanto pela ausência de uma preparação em História da África, como de uma reflexão direta sobre o povo de países africanos. no contexto de nossa formação. Enfrentamos o problema por meio de um grupo integrado pelos professores da Área de Cultura e Sociedade selecionando leituras que nos levassem a uma nova consciência sobre o problema e nos fortalecessem em nossas salas de aulas, fortalecendo assim nossos alunos. Aplicamos esse estudo à análise do Livro Didático de História referente ao quadriênio 2020-2023 e à crítica sobre a forma como aborda a História da África e dos Afrodescendentes, identificando as eventuais lacunas e distorções presentes em seus conteúdos com o objetivo de potencializá-lo como instrumento de combate ao racismo e na construção de uma consciência antirracista no ambiente escolar. O relato de experiência foi o método adotado, seguido de uma síntese final que espera-se que possa ser reproduzido pelos professores em um processo de autoformação.Dissertação Enunciando as diferenças: desconstruindo preconceitos e intolerâncias na sala de aula a partir do audiovisual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-25) Fernandes, Ademarlon Felix; Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; http://lattes.cnpq.br/0824085406443448; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; Barbosa, Muryatan Santana; http://lattes.cnpq.br/6114420838009053O presente estudo busca compreender por meio de uma breve contextualização histórica, o percurso da construção das desigualdades étnico-raciais em nosso país, bem como contribuir para a discussão sobre a superação de relações de preconceito e discriminação racial, que vêm sendo realizadas no âmbito da academia e na sociedade civil. Acreditamos que a pauta do racismo e do antirracismo nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais. Nesse sentido, realizou-se uma breve contextualização histórica em busca da compreensão da sua construção social/cultural e histórica do racismo no Brasil. Para a partir desse entendimento tornar possível e inteligível a compreensão de como as relações e práticas de intolerância, estigmatização do grupo étnico-racial negro permanecem atualmente em nossa sociedade e como podem vir a ser percebidas no contexto das relações sociais estabelecidas entre os jovens estudantes da escola pública, podendo vir a ser enfrentadas. Após a compreensão desse enraizamento do preconceito e da discriminação racial em nossas relações sociais, analisa-se como uma comunidade escolar pode vir a ser afetada devido à propagação de reprodução de falas e discursos intolerantes que ainda se fazem presentes na escola e fora dela. Tal situação será exemplificada a partir de um estudo de caso, por intermédio de uma observação e uma análise realizadas por mim enquanto professor/pesquisador numa realidade específica no interior do Rio Grande do Norte, de uma escola pública localizada em Poço Branco-RN, trata-se da E.E.T.I Estudante José Francisco Filho, a qual é frequentada por alunos negros provenientes da comunidade quilombola de Acauã e de outros distritos. Busquei analisar como os discursos efalas intolerantes podem interferir de forma negativa na constituição identitária e cultural de estudantes negros(as), devido principalmente à sujeição de uma convivência cotidiana, marcada pela reprodução de estereótipos e estigmatizações direcionadas ao grupo étnicoracial negro, enfim pelo racismo disfarçado e escamoteado nas nossas relações sociais. Por fim, esse trabalho a partir dessa evidência, dessa situação-problema, lança a proposta de “enunciar as diferenças” nochãodaescola pública,trazendocomo “projeto de intervenção pedagógica” a proposta de uma disciplina eletiva de caráter audiovisual, chamada de “Afrocine & Aproxime”, nosentido de buscar desenvolver um plano de curso capaz de ser utilizado por qualquer professor como forma de instrumento antirracista, a fim decriar uma pedagogia possível que auxilie na desconstrução de preconceitos sobre asrepresentações que os jovens estudantes tenham da África e das africanidades.