Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25953
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Aracati - CE"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-20) Pinto, José Wellington da Silva; Maia, Lígio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/1981087086267612; Rolim, Leonardo Cândido; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430A pesquisa trata da relação pedagógica entre o Museu Jaguaribano de Aracati e a Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, localizada na cidade de Icapuí – CE. O objetivo do trabalho é propor aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas uma exposição histórica imagética fora das quatro paredes da sala de aula, pois acreditamos que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem. O método de pesquisa é qualitativo, com ênfase na análise documental (leitura de fotos antigas de Aracati e Icapuí). O alvo da pesquisa são os alunos de ensino médio das escolas públicas de Icapuí, Aracati, Itaiçaba e Fortim. As cidades citadas já foram distritos de Aracati e suas histórias estão imbricadas no processo histórico daquele município. Nesse primeiro momento, a intenção é apresentar uma mostra itinerante de fotos antigas sobre a Maçonaria do Aracati, que existiu no começo do século XX e foi motivo de controvérsias com a Igreja Católica. Como não foi possível fazer com a Maçonaria Fraternidade de Aracati, por conta da pandemia, então, fizemos da história de Icapuí com os alunos do 3º ano G. A pesquisa demonstra que, quando os fatos históricos locais são apresentados visualmente, aumenta o interesse dos alunos pela história.