Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25953
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Arqueologia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A didática das coisas: reflexões sobre a relação homem/dinheiro utilizando a cultura material no ensino de história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Varela, Álvaro Giannini Alcântara; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/4408385642902803; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de; Maia, Lígio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501O presente trabalho constrói uma abordagem sobre a didática das coisas sob a ótica da Cultura Material (histórica e arqueológica), do Ensino de História e da Numismática, para isso usaremos a moeda como materialidade integradora dos segmentos científicos envolvidos, analisando sua polissemia e utilizando essa característica como ingrediente potencializador das aulas de história. O fio condutor do trabalho situa-se no contexto problematizador de desorientação histórica que a sociedade capitalista contemporânea vive, atrelado ao cenário de desmaterialização monetária, enquanto o cotidiano dos jovens é de afastar-se da concretude, naufragando-se no ciberespaço e em suas formas digitais, implicando numa relação torpe entre homem/dinheiro, o ensino de história busca aliados nos estudos numismáticos e da cultura material para promover uma orientação histórica empoderadora de valor social e protagonismo, que conduz o aluno a investigação da relação homem/dinheiro, a museologia e a gamificação somam-se a esse processo de elucidação sócio-histórica na ampliação de produtos didáticos.Dissertação Homo sapiens expansion: um estudo sobre o ensino da pré-história e jogos para o sexto ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-12) Filgueira, Péricles dos Santos; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/9904842168440263; Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-0778-4031; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; Silva, Abrahao Sanderson Nunes Fernandes da; https://orcid.org/0000-0001-6106-070X; http://lattes.cnpq.br/1765694610852325; Borges, Cláudia Cristina do LagoEste trabalho surgiu em razão de um problema recorrente no processo de ensinoaprendizagem histórica no contexto das turmas de sexto ano do ensino fundamental ao longo de 17 anos de experiência em sala de aula ao trabalhar com assuntos/temas relacionados à préhistória. Este incômodo na base da aprendizagem histórica levou à concepção desta dissertação pelo programa ProfHistória/UFRN. Com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o ensino de pré-história no sexto ano fundamental levantando os principais estudos sobre o assunto e associando-os ao trabalho em sala de aula realizado na Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar (sediado no conjunto panatis, zona norte da Cidade do Natal) no que se refere às dificuldades de aprendizagem acerca deste conteúdo. Após um levantamento bibliográfico e uma análise da prática empírica do processo, até então utilizados, o tema necessitou de procedimentos metodológicos aplicados em três grandes passos: Em primeiro, uma classificação de referenciais teóricos sobre a pré-história de modo a compreender a polissemia envolvida no termo; em segundo, a realização de uma pesquisa qualitativaparticipativa entre docentes e discentes com intuito de buscar dados empíricos para o trabalho; e em terceiro, um estudo pormenorizado sobre educação, jogos e ensino de pré-história, associados ao conceito de Consciência Histórica apresentado por Jörn Rüsen. Nessa perspectiva o produto de intervenção, resultado dos estudos e análises contidos na pesquisa, se materializou em formato de um jogo, denominado de: “HOMO SAPIENS EXPANSION”. De forma a contribuir com os professores e alunos diante das mesmas dificuldades, o jogo se baseia na possibilidade de uma experiência fundamentada nos conceitos da educação e do campo da arqueologia pré-histórica.