Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25953
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Arte comunitária"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Guarapes, a história que os alunos contam com arte e ensino de história, isso é bom de se contar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Araújo, Erisvaldo de; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/6697060611668466; Torquato, Arthur Luís de Oliveira; Freire, Diego José Fernandes; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo apresentar a história do surgimento do Bairro dos Guarapes através das ações dos alunos nas aulas de História, em uma experiência com a história oral, contada por intermédio de atividades interativas com os estudantes e entrevistas com os moradores da comunidade e na produção de material didático, pois desta forma torna-se um roteiro para que se possa trabalhar o conhecimento histórico e a produção de arte a ser utilizado por professores do Ensino Básico. Buscamos identificar as dificuldades variadas existentes na comunidade dos Guarapes as quais interferem no processo de ensino aprendizagem na Escola Francisco de Assis Varela Cavalcante, e procuramos compreender as origens desses moradores, assim como as fontes de sobrevivência econômica, para poder auxiliar nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de História, para que, conhecendo a comunidade, possamos colaborar com a permanência do aluno na escola e que favoreça no processo de ensino e aprendizagem. Para fazer do aluno um elemento ativo no processo, utilizamos a seguinte prática: os alunos entrevistaram os moradores, e produziram uma carta poética sobre a história do bairro, carta essa confeccionada a partir das informações colhidas nas entrevistas. Para criarmos um parâmetro para entender as respostas dos primeiros moradores, os alunos produziram um texto contando como é “Sua vida nos Guarapes”, bairro onde habitam e estudam. Os encaminhamentos e estratégias foram desenvolvidos juntos aos alunos do 9º Ano durante um ano letivo. Foram realizadas caminhadas pela comunidade, visitas aos moradores mais antigos e conversas realizadas com líderes comunitários, onde dialogamos sobre as virtudes e as dificuldades em habitar numa comunidade que sofre o abandono dos poderes constituídos. O material didático proposto foi produzido no processo de visita, diálogos e entrevistas com os moradores. Figura-se em um livro digital (Ebook), que faz parte dos anexos desta dissertação, e um roteiro para quem deseja trabalhar o ensino de história a partir de uma produção artística, como a poesia, por exemplo. Fazendo uso das cartas poéticas, foi escrito uma peça de teatro com o título “A Arte Conta Guarapes”, compõem no texto do espetáculo, as propostas de marcação de cenas, assim como várias indicações de direção, para que docentes de História que não tenham conhecimento pleno sobre a montagem de um espetáculo de teatro, tenham condições de encenar a peça. Outra característica da proposta de espetáculo é a linguagem simplificada através do uso da linguagem do cordel. A estrutura de linguagem usada no texto, pode criar as condições para que facilmente, qualquer educador possa utilizá-la para representar uma outra comunidade periférica, sendo assim o espetáculo a “Arte conta Guarapes”, pode tornar se a “Arte conta qualquer comunidade” com adaptações pode se adequar ao contexto de comunidades periféricas de muitas cidades brasileiras.