Sistema de Bibliotecas
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/3
Navegar
Navegando Sistema de Bibliotecas por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 53
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Apresentado em Evento 13 Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e do III Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina e do Caribe(2004) Medeiros, Rildeci (Org.); Menezes, Margareth Régia de Lára (Org.); Oliveira, Adriana Carla Silva de (Org.); Melo, Ana Virginia de Queiroz (Org.); Farias, Maria Lúcia Maranhão de (Org.); Silva, Maria de Lourdes Teixeira da (Org.); Ribeiro, Marise Lemos (Org.); Marques, Tércia Maria Souza de Moura (Org.)Anais do XIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e do III Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina e do Caribe organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2014.Anais 3 Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias: programa oficial e resumo dos trabalhos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Associação Profissional dos Bibliotecários do Rio Grande do Norte, 1983) Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Associação Profissional de Bibliotecários do Rio Grande do NorteAnais do 3º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, realizado em Natal/RN, no período de 27 de fevereiro a 04 de março de 1983. Organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Profissional de Bibliotecários do Rio Grande do Norte.Apresentado em Evento O ambiente de pesquisas virtuais na biblioteca acadêmica: da implantação à consolidação, um longo percurso(Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2006-10-22) Andrade, Magnólia de Carvalho; Silva, Iara Celly Gomes da; Teixeira, Maria de LourdesAnais Anais do V Encontro Geoparque Seridó: realizado entre 08 e 10 de novembro de 2023(2023-11) Silva, Eduardo Cristiano Hass da; Silva, Matheus Lisboa Nobre da SilvaNo período de 08 a 10 de novembro de 2023 ocorreu na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS/UFRN, em Currais Novos, a quinta edição do Encontro Geoparque Seridó. Um evento já consolidado no calendário do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e responsável por reunir produtores, artesãos, profissionais e professores de diferentes áreas, empresários, gestores, entre outros atores locais, para discussões sobre o desenvolvimento sustentável do geoparque e seu território. Este ano o tema do evento foi “Sustentabilidade e Empreendedorismo Social” de forma a discutir diferentes formas de promoção deste desenvolvimento. Para isso, a programação contou com conferências, painéis temáticos, workshops e apresentação de trabalhos, além de uma programação cultural, especialmente pensada para o geoparque. Além disso, foi realizada uma visita técnica, com os participantes que desejarem, a geossítios da cidade de Acari, durante o dia 10 de novembro. Os anais aqui publicados compreendem 32 trabalhos apresentados durante a programação, divididos em três Grupos de Trabalhos (GTs), sendo 13 trabalhados do GT 1 – Sustentabilidade em Territórios de Geoparques, 11 do GT 2 – Cultura e Sociedade e 8 do GT 3 – Turismo, Empreendedorismo e Hospitalidade.Artigo Arquitetura da informação e usabilidade: análise do processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico eletrônico bibliocanto da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Santa Rosa, José Guilherme; Pinho, Andre Luis Santos de; Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Fonseca Júnior, José Nivaldo; 0000-0003-4485-1774Este trabalho discorre sobre o processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico BiblioCanto, no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa com grupo de bibliotecários da UFRN envolveu análise contextual e entrevista em que foram avaliadas a arquitetura da informação e a usabilidade do periódico. Com os dados, foi possível identificar diversas falhas de design nos formulários de cadastro de autor e submissão de artigo neste Periódico. Com base nas informações obtidas, foram propostas melhorias, refinando o design e a arquitetura da informação do periódico.Artigo Arquitetura da Informação em repositórios digitais: análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Bibliocanto, 2017-05) Vechiato, Fernando Luiz; Marques, Clediane de Araújo GuedesEstuda a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, com o objetivo de identificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza a técnica de observação participante e realiza breve levantamento bibliográfico para apreender conceitos do referido tema, e, também, pesquisa documental para conhecimento do repositório tratado. Para a análise de dados, utiliza critérios que permite verificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação com base nas dimensões contexto, conteúdo e usuários. A análise demonstra a presença de elementos da Arquitetura da Informação, sendo que grande parte dos critérios referente à dimensão usuários não é satisfatória, contudo aponta a necessidade de melhorias no que se refere à acessibilidade e usabilidadeCapítulo de livro Autoarquivamento das teses e dissertações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: experiência de integração entre sistemas de informação(Fiocruz/Icict, 2023) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Vechiato, Fernando Luiz; Farias, Anderson Queiroz Pires deObjetiva-se relatar a experiência de integração entre dois sistemas de informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e o Repositório Institucional, com ênfase no autoarquivamento das teses e dissertações. Para isso, são apresentadas as etapas relacionadas ao autoarquivamento dessas produções pelos discentes e as ações referentes a essas etapas realizadas pelos bibliotecários. Posteriormente, aborda o processo de integração na importação dos registros do primeiro para o segundo sistema, que consiste no reuso de metadados e, consequentemente, na integração entre eles. Conclui-se que o importador desenvolvido pode ser utilizado por outras instituições que utilizam ambos os sistemas de informaçãoApresentado em Evento Autoarquivamento na UFRN: configurações no DSpace para validação do depósito em duas etapas(2021) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Moura, Elisângela Alves deEste trabalho aborda a adoção de workflow, com verificação em duas etapas, por meio de configurações implementadas no softwareDspace, para os repositórios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Dissertação Bibblioteca Digital de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação digital(2011-05-25) Cunha, Jacqueline de AraújoDissertação Artigo Biblioteca digital de teses e dissertaçoes: uma referência fundamental(VII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, Humanismo e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2007-06) Oliveira, Raimundo Muniz deApresentado em Evento O bibliotecário como mediador no processo de transferência da informação para pessoas com deficiência visual(2011-08-07) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Maia, Samya Maria Queiroz; Dantas, Thiago Rodrigues; Freitas Neta, Antônia deApresentado em Evento Bibliotecas digitais de teses e dissertações brasileiras: paradigma do acesso livre à informação científica(2006) Oliveira, Raimundo Muniz deArtigo O comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da biblioteconomia: estudo de caso no estágio supervisionado da Biblioteca Central Zila Mamede(Bibliocanto, 2023-07) Moreira, Luciana de Albuquerque; Xavier, Sara Sunaria de Almeida SilvaO artigo trata do comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da Biblioteconomia, utilizando-se do estudo de caso no estágio supervisionado obrigatório da Biblioteca Central Zila Mamede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste artigo é analisar a influência do Comportamento Informacional para o desenvolvimento das competências profissionais dos alunos que fazem parte do estágio supervisionado obrigatório. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica acerca das competências profissionais, comportamento informacional e do estágio supervisionado obrigatório na área de Biblioteconomia; a análise das documentações relativas aos alunos que fazem parte do estágio supervisionado no período 2019.2 e aplicação do modelo de Carol Kuhlthau (1991) para discorrer sobre o comportamento informacional dos alunos do estágio supervisionado obrigatório. Percebe-se através das análises das documentações que houve desenvolvimento não só tecnicista como também da competência profissional dos alunos que, além do desenvolvimento das técnicas inerentes à profissão, foi percebida mudanças na forma de visualizar a biblioteca, dos seus processos, de seus comportamentos diante de situações inesperadas e na articulação das atividades dentro dos mais variados contextos em que o mesmo venha a estar inserido. Conclui-se que um fator que contribuiu para os resultados alcançados foi o papel preponderante que a Biblioteca Central Zila Mamede proporcionou para ampliar o campo relativo ao suprimento do preenchimento de lacunas informacionais tão imprescindíveis nessa etapa vivenciada pelos alunos, tornando-se assim, uma ponte entre a teoria e prática profissional dos estagiáriosApresentado em Evento Cordel Informativo: serviços oferecidos aos usuários de uma biblioteca universitária(2011) Oliveira, Raimundo Muniz deLivro Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(EDUFRN, 2012) Muniz (Orgs), Euzébia Maria de Pontes Targino; Dantas (Orgs), Juliana Bulhões Alberto; Albano (Orgs), Sebastião GuilhermeEsta coletânea reúne textos produzidos no âmbito da disciplina “Estudos da mídia e práticas sociais”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPgEM). O título do compêndio encarna a sensação de que os textos aludiam a inquietações concernentes a uma crítica ou a uma descrição das frágeis cristalizações que o senso comum imprime à percepção das coisas. Na realidade, o conjunto indica a possibilidade de um pensamento arejado e arguto a partir de certas margens, talvez as necessárias para guardar uma distância saudável do centro.Livro Digitalização de documentos institucionais: orientações práticas sobre o procedimento de digitalização de documentos da UFRN(UFRN, 2021) Andrade, Magnólia de Carvalho; Guerra, Érica Simony de Melo; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramalho, Sthone Arruda Neves; Costa, José Alfredo Ferreira; Oliveira, Dalton Dantas de; Trindade, Sidney SoaresApresenta orientações práticas sobre o procedimento de digitalização de documentos da UFRN.Dissertação Disseminação seletiva da informação no contexto das organizações aprendentes: proposta de um modelo digital integrado ao SIGAA na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 2014-09-24) Amaral, Marjorie Rosielle Silva do; Freire, Gustavo Henrique de A; ; http://lattes.cnpq.br/4671612663866321; Dias, Guilherme Ataíde; Vechiato, Fernando LuizApresenta as peculiaridades da Disseminação Seletiva da informação, serviço que contribui para o compartilhamento de conteúdo informacional personalizado, considerando a importância da informação, vista como elemento chave na sociedade contemporânea e que inspira desafios para sua gestão. Seu objetivo principal foi investigar a construção de um modelo do serviço de Disseminação Seletiva da Informação integrado ao SIGAA na UFRN com vistas a contribuir para que os docentes tenham informações atuais e relevantes ao seu dispor e fortaleçam o processo de construção do conhecimento dos indivíduos que a demandam. O recorte temporal feito na literatura para o desenvolvimento desta pesquisa compreendeu o período de 1978 a 2014, permitindo a partir da sua apreensão conceitual, melhor entendimento do processo de disseminação de informações para uma aplicabilidade eficaz da ação proposta. Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa sendo classificada como do tipo exploratória e realizada por meio da estratégia metodológica da pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas com a Direção do Sistema de Bibliotecas e com a Superintendência de Informática da UFRN, com o intuito de coletar informações e formar parcerias para o desenvolvimento do serviço. Foram aplicados questionários com os docentes coordenadores das bases de pesquisa do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)/UFRN para identificar se estes indivíduos sentiam dificuldades em localizar materiais informacionais sobre suas áreas de pesquisas e se consideravam o serviço relevante para a instituição. Quanto aos seus resultados, as pesquisas revelaram que a maioria dos docentes sente alguma dificuldade para localizar artigos bem como dissertações e/ou teses e classificam a criação do serviço como extremamente relevante para a UFRN. Assim, esta pesquisa-ação permitiu a construção participativa das 3 primeiras etapas do serviço fundamentadas em Souto (2010), que foram: a realização do diagnóstico do processo de disseminação de informações no âmbito da UFRN, a definição da política do serviço e a realização do planejamento da estruturação do serviço no SIGAA.Artigo Ergonomia cognitiva do trabalho: um estudo baseado na gestão do conhecimento e no capital intelectual(Simposio de Engenharia de Produçao, 2008-11-10) Regis, Josiana Florêncio Vieira; Campos, Ana Célia Cavalcanti Fernandes; Torres, Elvia Florêncio; Barbosa, Everton Rodrigues; Desidério, VanessaArtigo Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora: relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Vitullo, Nádia Aurora Vanti; Vila, Monise Danielly Pessoa; Cunha, Jacqueline de Araújo; Cunha, Caio César Delfino; 0000-0003-4485-1774Trata de comunicação científica, apresentando resultados preliminares da pesquisa desenvolvida pelo projeto Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora. Objetiva mapear a intenção do desenvolvimento de projetos editoriais no âmbito da UFRN a serem inseridos no PPE. Apresenta dados obtidos por meio de questionário, aplicado através de formulário eletrônico. Indica que 36% frente às respostas obtidas desejam dar início a um periódico científico. Delineia ações que serão executadas a partir dos resultados obtidos
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »