PPGGIS - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde
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Dissertação Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Paiva, Kairon Ramon Sabino de; Hekis, Helio Roberto; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/3364511628597262; Paiva, Aldair de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Lemos, Antônio Carlos Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/7879277936883231; Silva, Jorge Luiz Pereira e; ; http://lattes.cnpq.br/0321264304667837; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111A acreditação é reconhecida como uma importante ferramenta para adoção de boas práticas organizacionais nas instituições de saúde. Além de proporcionar o atendimento de excelência e segurança ao paciente, permite otimização dos recursos e fortalece seu respeito perante a sociedade, fornecedores e profissionais. Por isso, no Brasil, é crescente a procura pelo certificado em acreditação hospitalar. No entanto, os hospitais encontram dificuldades para implantar os requisitos porque, implementar a acreditação, não é um processo simples. Barreiras institucionais, culturais e financeiras podem interferir no processo de obtenção do selo. Diante disso, o país ainda não ultrapassou o número de 5% de hospitais acreditados. Atualmente, nenhum hospital da administração direta ou hospitais universitários da rede Ebserh possuem qualquer tipo de certificação da qualidade. Esse cenário faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias visando otimizar e sistematizar o processo da gestão da qualidade que auxiliasse os hospitais na preparação para o processo de acreditação hospitalar. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software web de autoavaliação do nível de maturidade organizacional em qualidade, preparando o hospital para o processo de acreditação. Esta pesquisa se constituiu em duas abordagens, sendo a primeira uma revisão da literatura para melhor entendimento sobre o processo de acreditação, quais são as principais barreiras e melhores práticas encontradas, as principais similaridades e diferenças entre as metodologias acreditadoras mais presentes no Brasil. A outra abordagem foi de natureza aplicada ou tecnológica, devido ao processo de desenvolvimento de um software web. Como resultado, o sistema denominado Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde, foi implementado e aplicado no Hospital Universitário Onofre Lopes e apresentado aos outros 39 hospitais e Sede da Ebserh contribuindo para a fundamentação prática da pesquisa, evolução e validação do sistema. O software permite o acompanhamento em tempo real do processo de avaliação contínua, documentando os diagnósticos situacionais e promovendo melhor análise da evolução em qualidade.Dissertação Análise da implementação de inovação na triagem neonatal fonoaudiológica(2018-11-29) Monteiro, Luiza Aline Costa; Brazorotto, Joseli Soares; ; ; Araújo Filho, Irami; ; Balen, Sheila Andreoli; ; Rego, Amalia Cinthia Meneses do;A triagem neonatal é realizada para a prevenção de possíveis agravos à saúde do bebê, favorecendo tratamentos precoces que diminuirão ou eliminarão fatores que possam prejudicar o seu desenvolvimento típico. Entre as cinco triagens atualmente empregadas, os testes da orelhinha e da linguinha são executados pelo fonoaudiólogo. Apesar de assegurados por lei, sua cobertura ainda é inferior à recomendada em território nacional e o fluxo para a otimização de recursos e o acompanhamento das condições de saúde do bebê nem sempre está estabelecido. No âmbito da saúde pública, as falhas de cobertura e de gestão da informação das triagens neonatais geram impactos negativos permanentes para toda a população, com consequências para as esferas econômica e de desenvolvimento do país. Considerou-se, pois, importante descrever e analisar a implementação de mudanças no processo de trabalho fonoaudiológico no setor de Triagem Neonatal Fonoaudiológica de uma maternidade da Rede Ebserh, objetivo principal deste trabalho. Por meio de uma pesquisa do tipo analítica, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa que foi organizada em três fases: a análise da literatura por meio de revisão integrativa, simultaneamente à organização dos dados obtidos com a implementação de inovações no fluxo de trabalho fonoaudiológico na triagem neonatal; a criação de um software para a informatização de todo o processo de triagem fonoaudiológica na referida maternidade, e, na terceira etapa, a realização de um survey para conhecer a realidade da triagem fonoaudiológica neonatal na Rede Ebserh. Foram obtidos como resultados quatro produtos apresentados à comunidade científica (2 artigos e 1 capítulo de livro), bem como ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para o registro do software denominado HERA. Conclui-se que os produtos apresentados contribuíram para o estabelecimento da inovação implementada na maternidade em questão, bem como apresentam potencial para promover melhorias aos serviços de triagem fonoaudiológica neonatal.Dissertação Análise da utilização da Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment para tomada de decisão na regulação de leitos de UTI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Bezerra, Maria Valéria; Morais, Antonio Higor Freire de; Cortez, Lyane Ramalho; https://orcid.org/0000-0002-5096-9800; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; Souza, Gustavo Fontoura de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Souza, Talita Araújo deIntrodução: Dentre os objetivos da Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), destacam-se a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso à assistência em saúde e dos fluxos assistenciais, sob a responsabilidade dos gestores públicos e executada pelo complexo regulador e suas unidades operacionais, contemplando a regulação médica, exercendo autoridade sanitária para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN), por meio da Coordenadoria de Regulação e Avaliação em Saúde, e as Centrais de Regulação (Metropolitana e Oeste) realizam o processo regulatório para acesso aos leitos no âmbito do SUS/RN. Até abril de 2020, quando foi implantado o Sistema Regula RN, as Centrais de Regulação de Leitos utilizavam planilhas eletrônicas, e-mails e comunicação por contatos telefônicos para executar essa regulação, o que prejudicava a obediência aos princípios do SUS de equidade, integralidade e universalidade. O novo Sistema de Regulação não elimina completamente a subjetividade nos critérios de priorização para acesso ao leito, o que permite a influência de vieses de interpretação pessoal de cada profissional. Objetivo: Analisar a utilização da Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment (qSOFA) como parâmetro objetivo para tomada de decisão na regulação do acesso aos leitos em Unidades de Terapia Intensiva. Metodologia: A partir da análise do protocolo utilizado atualmente para a priorização do acesso aos leitos em UTI, foi realizado o levantamento dos dados extraídos do Sistema Regula RN e observou-se o comportamento do tempo de internação, do desfecho final do paciente que teve acesso ao leito em UTI, com o cruzamento das classificações por prioridades de acesso ao leito e a Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment (qSOFA). Resultados: Da análise dos dados extraídos, observou-se as vantagens do emprego da Escala qSOFA como critério objetivo para estabelecer subclassificações das prioridades resultantes do critério atualmente utilizado, resultando em menor tempo de internação, consequentemente maior giro de leitos, o que resulta em maior eficiência dos processos regulatórios no SUS/RN.Dissertação Análise e desenvolvimento de sistemas embarcados para auxílio ao diagnóstico de doenças na Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-29) Ferreira, Matheus André Coutinho; Morais, Antônio Higor Freire de; Santos, João Paulo Queiroz dos; ; http://lattes.cnpq.br/2413250851590746; ; http://lattes.cnpq.br/7568055799308361; ; http://lattes.cnpq.br/1090365398127488; Paiva, Jailton Carlos de; ; http://lattes.cnpq.br/3571057110440770; Lima, Leonardo Judson Galvão de; ; http://lattes.cnpq.br/6619101893924702Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem na Atenção Primária à Saúde (APS) a ordenadora do cuidado em saúde dos usuários do SUS. Na área da saúde, a implementação e utilização de sistemas é singularmente crítica devido à precarização da infraestrutura, baixa informatização dos serviços e consequentemente a falta de informações para a tomada de decisão. Problema: Profissionais especializados e equipamentos de alto custo são imprescindíveis para a realização do diagnóstico. Na maioria dos serviços da APS, são inexistentes ferramentas adequadas para realização de triagem e início da investigação de doenças, a resolubilidade dos problemas atendidos nesse nível de cuidado é comprometida, ocasionando o efeito cascata nos setores responsáveis pelos problemas de média e alta complexidade. Metodologia: Baseou-se em parte do framework Scrum para o gerenciamento de projeto cuja finalidade foi promover a análise e acompanhamento do desenvolvimento de sistemas embarcados. Inicialmente foi realizado o levantamento de requisitos com profissionais das diversas áreas do conhecimento, no intuito de compreender as necessidades que o sistema deveria abordar, a prototipagem para validação dos requisitos, assim como para apresentar a identidade visual do projeto. Por fim, dando início a modelagem do banco de dados utilizando o sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, a implementação da interface do usuário e análise dos sistemas embarcados. Resultados e discussões: O referido estudo forneceu subsídios para o desenvolvimento e análise de sistemas embarcados de alta especificidade, baixo custo e rápida execução, adequando-se aos critérios de aplicabilidade e escalabilidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de possuir interoperabilidade com o prontuário eletrônico do paciente (PEP), garantindo a otimização da gestão de informação aos serviços públicos de saúde. Conclusão: Os sistemas embarcados desenvolvidos e analisados apresentaram benefícios relacionados ao diagnóstico, otimização do processo de acompanhamento ao longo da vida do paciente, geração de indicadores para tomada de decisão e redução de custos. Fato que contribui para indução de políticas públicas e ações do Ministério da Saúde.Dissertação Análise preditiva baseada em dados para criação de perfil de grupos de risco no SUS: um estudo de caso aplicado a sífilis no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-14) Silva, Rodrigo Dantas da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Coutinho, Karilany Dantas; ; ; ; Cruz, Agnaldo Souza; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; ; Lima, Leonardo Judson Galvao de; ; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos;Há muitas décadas a sociedade entendeu que se fazia necessário o monitoramento da sua população. Diversas iniciativas surgiram, foram aperfeiçoadas e hoje, na era da sociedade digital, se tornaram ainda mais incisivas. A adoção do monitoramento permitiu que vivêssemos mais, entendêssemos certas doenças e controlássemos pandemias. Com a vida da sociedade permeada com “ser” digital as necessidades se mostraram mais amplas. Quando antes a carência se restringia ao fato de coletar dados, no presente vivenciamos o excesso de dados provenientes de diversas fontes. Este trabalho explora os dados públicos referentes aos registros compulsórios de sífilis no Brasil, como parte dos esforços contidos no projeto “Sífilis Não!” para compreender e identificar como se constitui os diversos grupos sociais dos pacientes com sífilis. É compreendido na literatura grupos específicos de população-chave para as infecções sexualmente transmissíveis, contudo, entende-se igualmente que as características loco-regionais da população podem igualmente apresentar influências. Para tanto, se fez necessário a construção de ferramentas capazes de analisar o grande volume de dados, tais como uma arquitetura de servidores em cluster associado com plataforma de big data bem como estratégias de análise e ciência de dados. Foi aplicado técnicas de agrupamento aos dados, após um processo de curadoria dos dados. Os resultados mostraram que é possível observar que há múltiplos agrupamentos de populações que se unem por características sociais. Talobservação e comprovação permite especializar políticas de saúde pública para além dos grupos macros de população-chave, permite ainda o desenvolvimento de outras soluções tecnológicas para a indução de capacitação dos profissionais de saúde, por exemplo.Durante o desenvolvimento o estudo contou com cooperações internacionais com a Universidade de Athabasca (Canadá) e a Universidade de Lorraine (França) cujo objetivo foi de intercâmbio de experiências e adoção dos resultados como base para outras pesquisasDissertação Aplicabilidade do lean healthcare no serviço de emergência médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-04) Oliveira, Jefferson Ribeiro de; Cavalcanti Júnior, Geraldo Barroso; Silva, José Adailton da; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; https://orcid.org/0000-0001-9227-4145; http://lattes.cnpq.br/0091662650633339; http://lattes.cnpq.br/2583523829140143; Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e; http://lattes.cnpq.br/8363044275404035; Lago, Eliana CampêloAs mudanças constantes no mercado e nas organizações exigiram que as empresas se adaptassem para suprir as necessidades dos consumidores. Dentro desse processo, o lean surge como alternativa de ferramenta de gestão, trazendo em seus princípios a redução de desperdícios, custos e riscos, além de proporcionar uma melhoria na qualidade da prestação de serviço. Na área da saúde, adotou-se o termo “Lean Healthcare” que vem sendo utilizado como estratégia de organização e gerenciamento do cuidado oferecido aos pacientes em unidades hospitalares de emergência, com o objetivo de sanar problemas rotineiros desse setor associado à superlotação e tempo de espera excessivo, atrasos, e outras demandas que risco e insatisfação ao usuário. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências da aplicabilidade do método Lean Healthcare no setor de emergência médica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de natureza aplicada sobre o método Lean Healthcare no setor da saúde. A coleta de dados foi realizada nos bancos de dados nos meses de janeiro de 2021 a abril de 2022 por meio de um formulário estruturado com especificações de acordo com seu título, autores e ano, abordagem metodológica e contribuição do estudo. Pode-se observar, mediante a pesquisa a aplicação exitosa do método Lean Healthcare no setor de emergência, sendo este fator contribuinte na gestão, sanando deficiências encaradas neste cenário e fornecendo estratégias visando melhorar a eficiência da prestação de serviço aos pacientes. Os autores pesquisados são unânimes ao relatarem que o método permite que o atendimento flua de forma satisfatória, porém há a necessidade de que todos os setores do hospital o adotem. O gerenciamento do serviço médico apresenta desafios constantes bem como multiplicidade de atores, sejam profissionais, usuários e os próprios gestores que necessitam ser treinados e informados. Foi visto que, antes da implantação do método, é necessário pensar em todo o fluxo de ações que deverá ser adotado desde o atendimento primário até a rede de urgência e emergência, melhorando assim o fluxo de pacientes com procedimentos de baixo custo. Alguns autores sugerem a aplicação do método na cadeia de suprimento de matérias de higiene, remédios e nos equipamentos mais utilizados no âmbito hospitalar, principalmente na logística e distribuição dos insumos. Os estudos mostraram que, embora a aplicabilidade do Lean Healthcare seja indiscutível, existe a necessidade de novas pesquisas voltadas para análise da real eficácia do Lean Healthcare nos departamentos de emergência médica para que seus efeitos possam ser minuciosamente desenhados na literatura.Dissertação A aplicação de ferramentas do Lean e do Business Intelligence na gestão de insumos hospitalares em hospitais universitários: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Silva, João Paulo Teixeira da; Santos, João Paulo Queiroz dos; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-9130-7723; http://lattes.cnpq.br/2413250851590746; https://orcid.org/0000-0001-5889-2361; http://lattes.cnpq.br/4066198690671946; Lins, Hertz Wilton de Castro; https://orcid.org/0000-0003-1138-4276; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; Alves Filho, Sebastião EmídioINTRODUÇÃO: Os hospitais são estruturas administrativas com elevada complexidade e constante incorporação de novas tecnologias, repercutindo na necessidade de métodos de gestão que se adequem a diversos cenários. A gestão de suprimentos nestas organizações tem por objetivo a garantia da disponibilidade dos materiais e produtos, apesar das limitações financeiras e dos entraves próprios da atividade. A aplicação da metodologia Lean nesse segmento visa a simplificação e agilidade das atividades, melhorando a compreensão dos processos e os seus resultados. Atrelada ao Business Intelligence (BI), é possível obter a melhoria dos processos, por meio da utilização de informações e a gestão do conhecimento, além de tornar visíveis os resultados alcançados pela equipe. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa visa identificar se, por meio da aplicação de técnicas de gestão ágeis e de BI, seria possível alcançar a melhoria de indicadores na gestão de um hospital universitário federal. METODOLOGIA: O presente estudo consiste em uma pesquisa-ação, de natureza exploratória, que utilizou aspectos da metodologia de Design Science Research (DSR), tendo sido aplicado no Hospital Universitário Onofre Lopes, situado em Natal/RN. O período de pesquisa compreende desde o ano de 2021 e 2022, tendo sido utilizado softwares de tratamento e análise dos dados. RESULTADOS E ANÁLISE: A primeira etapa visou identificar as possibilidades de melhoria, dos recursos que seriam necessários e para a estruturação do plano de ação para o atingimento do objetivo almejado. Na segunda etapa, baseando-se nos princípios do Lean, começaram a ser testadas algumas alterações nos processos de trabalho, assim como, o estabelecimento e a padronização de rotinas. E na terceira etapa, as melhorias aplicadas foram efetivadas, de maneira continuada, além de serem elaborados, validados e publicizados os painéis de gestão, por meio de ferramentas de BI. Com a aplicação das metodologias foi observado um ganho de agilidade para os processos decisórios e na compreensão sistêmica dos processos. Houve redução do tempo de duração dos processos de licitação e aquisição, bem como, um melhor controle sobre o estoque. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização da metodologia Lean e do BI, de maneira colaborativa, mostraram-se adequadas à realidade hospitalar, sintetizando as informações relevantes e otimizando os processos.Dissertação Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-11) Silva, José Felipe Costa da; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; ; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; ; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; ; http://lattes.cnpq.br/2417859765233181; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Melo, Illana Louise Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/0775872968532285Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.Dissertação Caderno de processos e práticas da regulação assistencial em hospitais da rede EBSERH: gerenciamento de leitos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-12) Lima, Fernanda Barreto Meneses Pessoa; Silva, José Adailton da; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; http://lattes.cnpq.br/3682498058631267; Paiva, Aldair de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Clemente, Heleni AiresIntrodução: A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh administra atualmente 41 Hospitais Universitários Federais (HUF) que constituem o maior complexo hospitalar do País. Visando o aprimoramento da gestão desses hospitais e considerando a heterogeneidade de práticas e processos existentes relacionados à regulação assistencial construiu-se um Caderno de Processos e Práticas com o objetivo de apoiar os hospitais na qualificação dos processos de gestão da regulação assistencial. No escopo do caderno foram mapeados doze processos, dentre os quais, o processo de gerenciamento de leitos se destacou pela necessidade de maior aprofundamento teórico devido a relevância e a complexidade desse tema para os hospitais. Objetivo: compreender a construção do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial na Rede Ebserh e as estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais. Método: O estudo foi elaborado em duas etapas. Na primeira etapa foi realizado o estudo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência vivenciada na construção do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial da Rede Ebserh; Na segunda etapa foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa acerca de estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais. Resultados: No que se refere ao relato de experiência foi possível descrever como foi construído o documento do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial que consolida práticas recomendadas a serem seguidas por toda a Rede Ebserh, além da experiência de apoio a implantação dessas práticas em um hospital piloto. Em relação à revisão integrativa foi possível verificar que as estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais abarcam os seguintes temas gerais: técnicas de modelagem de simulação; implantação da gestão interna de leitos hospitalares e utilização de sistemas da informação. Conclusão: O estudo realizado possibilitou compreender a gestão dos processos relacionados a regulação assistencial nos HUF da Rede Ebserh. Foi possível entender como ocorreu o mapeamento dos processos, a construção dos fluxos, a definição das melhores práticas, além da experiência de apoio na implantação do caderno em um hospital da Rede. Ademais, foi possível estudar detalhadamente estratégias para o processo de gerenciamento de leitos as quais auxiliam os gestores nas tomadas de decisão, tendo em vista que o tema engloba um conjunto de processos com grande complexidade.Dissertação A comunicação interna em um hospital universitário federal da rede Ebserh: otimizando o processo com aprendizado de máquina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Carvalho, Clarissa Oliveira de; Lins, Hertz Wilton de Castro; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; ; http://lattes.cnpq.br/1685920234699424; Bezerra, André Herman Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9281535484569539; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; Silveira Júnior, Luiz Gonzaga de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/5714183212530259O atual contexto de inovação tecnológica digital que a indústria 4.0 trouxe, gerando um gigantesco volume de dados, traz novos desafios para a comunicação interna das organizações. Os hospitais são instituições naturalmente complexas em virtude de sua diversidade de atividades, perfis de profissionais, tipos de públicos e regulamentações a serem seguidas, sendo um exemplo de instituição com demandas de gerenciamento de dados em larga escala. O perfil organizacional dos hospitais universitários e seu papel na sociedade, instigaram a reflexão sobre a importância da qualidade das informações, a maneira como são divulgadas, bem como a forma que são recebidas pelo público interno de um hospital universitário, ou seja, sobre a eficácia na comunicação interna desse tipo de instituição, tendo em vista que esta vai impactar a todos que lidam direta ou indiretamente com pacientes, influenciando nos resultados entregues, seja na formação acadêmica ou na assistência de saúde. Porém, observa-se que os processos referentes à comunicação interna nesse tipo de organização apresentam algumas dificuldades como a falta de comunicação dirigida e interatividade entre os diversos segmentos do público interno. O objetivo deste trabalho foi verificar as necessidades e carências do público interno de um grande hospital universitário da rede Ebserh (Complexo Hospital de Clínicas da UFPR) e fazer uma proposta de utilização de inteligência artificial como instrumento para realizar a comunicação dirigida, por meio de recomendação de conteúdo. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa quanti-qualitativa junto à amostra qualificada do público interno do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (formado por profissionais e residentes de todas as áreas), bem como o desenvolvimento de uma prova de conceito para recomendação de conteúdo a partir de notícias disponibilizadas nos portais do CHC-UFPR e Ebserh. Este trabalho proporcionou verificar a importância e as dificuldades que existem na comunicação interna de um grande hospital universitário, ao mesmo tempo em que demonstrou que o uso de inteligência artificial, como gestão de dados e recomendação de conteúdo, pode ser uma solução viável e promissora para essas carências inserindo esse tipo de organização na era da comunicação 4.0.Dissertação Concepção de um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiência ou necessidades especiais no Hospital de Doenças Tropicais do Tocantins(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-27) Pereira, Karina e Silva; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; https://orcid.org/0000-0003-4934-7294; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; https://orcid.org/0000-0002-9436-9778; http://lattes.cnpq.br/9928230147810303; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Hekis, Helio Roberto; Souza, Tatiana OliveiraDados do Ministério da Saúde no Brasil informam que grande parte da população brasileira sofre com a presença de doenças na cavidade oral. Quando falamos em pessoas com deficiência ou necessidades especiais os dados são escassos mesmo sabendo que essa população demanda maiores cuidados com a saúde bucal. Esse público apresenta dificuldades na higienização e mastigação, além de sofrer com limitações de acesso aos serviços de saúde, resultando em necessidades odontológicas que podem causar complicações e distúrbios sistêmicos, necessitando de atendimento hospitalar de alta complexidade. Este trabalho tem como objetivo criar um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiências ou necessidades especiais. Realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura de forma a conhecer o estado da arte acerca dos serviços odontológicos em hospitais universitários e a atuação do cirurgião-dentista. Demonstrou-se o aumento do número de pacientes atendidos, a viabilidade econômica e retorno financeiro do serviço. Foi realizada pesquisa sobre os valores pagos através da tabela SUS bem como a possibilidade de estruturação do serviço no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) com a confecção de protocolo contendo fluxo e critérios para o atendimento de pacientes com deficiências e/ou necessidades especiais no serviço odontológico do hospital. Conclui-se que existe a necessidade de criação de um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiência ou necessidades especiais no hospital universitário (HDT-UFT) e que uma futura implantação do serviço implicará no crescimento no número de pacientes com melhor atendimento na área e aumento na captação de recursos para o hospital.Dissertação Construção do instrumento de rastreamento e identificação de ideação suicida em profissionais de saúde da urgência e emergência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Fagundes, Adriane da Cunha Aragão Rios; Silva, Cleyton Cézar Souto; Freire, Renata Pascoal; https://orcid.org/0000-0003-3041-598X; http://lattes.cnpq.br/9681445342410261; Clemente, Heleni Aires; https://orcid.org/0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; Mouta, Ricardo José Oliveira; Valdevino, Stella CostaO suicídio é um importante problema de saúde pública, consistindo em um fenômeno complexo e multicausal, com prevalência de sintomas depressivos e incidência de casos elevados entre profissionais da saúde, especialmente nos setores de urgência e emergência. Neste contexto se almeja a redução do número de casos através do uso de tecnologias acessíveis, como um instrumento de rastreamento para ideação suicida em profissionais de saúde destes setores. O objetivo geral do estudo foi elaborar um instrumento de identificação de ideação suicida entre profissionais de saúde da urgência e emergência, sendo os objetivos específicos: identificar na literatura científica fatores de risco para a tendência de suicídio entre profissionais da saúde e elaborar o instrumento de rastreio e identificação de tentativa de suicídio entre profissionais da urgência e emergência. Consiste em estudo transversal, quantitativo, do tipo metodológico, desenvolvido em 03 etapas para a criação do instrumento. Na primeira etapa, foi feita uma revisão de escopo com finalidade de mapear e identificar possíveis instrumentos de estratificação de risco de suicídio ou tendência, na segunda tem-se o embasamento teórico por meio do modelo de Pasquali para criação do instrumento proposto. Foi elaborado o Instrumento de Rastreamento e Identificação de Ideação Suicida em Profissionais de Saúde da Urgência e Emergência amparada pelas pesquisas obtidas por revisão de escopo, bem como guias, manuais e instrumentos direcionados à população em geral, como o Nurses Global Assessment Risk Suicide. O instrumento elaborado foi organizado em três eixos que consideram dados sociodemográficos, clínicos e relacionados ao trabalho. É apresentado por questionário com 38 itens a serem verificados, divididos por 03 quadros com 02 colunas, sendo o primeiro para o item a ser verificado e o segundo com a resposta. Trata-se de uma tecnologia objetiva, de fácil compreensão, aplicação e de custo reduzido, podendo ser empregado por núcleos de atenção aos trabalhadores de saúde, e direcionar possíveis medidas de precaução e atenção. Ressalta-se a imprescindibilidade de rastrear possíveis empecilhos que afetam a saúde mental do profissional de saúde, oferecendo a ele meios que além de demostrar sua valorização, estejam comprometidos com a busca de cuidar daqueles que geram os melhores resultados para as instituições em que trabalham. Futuramente, pretende-se concretizar este instrumento com a validação de conteúdo e semântica, bem como os testes estatísticos para definir a pontuação e ponto de corte da escala.Dissertação Consulta de enfermagem ambulatorial em cardiologia: uma pesquisa convergente assistencial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-22) Santos, Ana Carolina Lôbo dos; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Arrais, Ricardo Fernando; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/3878259408079673; Sousa, Carla Suellen Pires de; ; Lima, Simone Pedrosa;Introdução: A atuação do enfermeiro nas ações voltadas para o autocuidado, adesão aos tratamentos e estilo de vida saudável podem trazer resultados positivos para a redução e controle dos casos de doenças cardiovasculares. Nesse contexto, a consulta de enfermagem apresenta-se como cenário ideal para realizar essas intervenções. Objetivo: Construir modelo de consulta de enfermagem para implementação em ambulatório de cardiologia de um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial de cunho qualitativo. O local de realização da pesquisa foi o Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza-CE. Participaram do estudo enfermeiros da instituição com experiência em consulta de enfermagem e cardiologia. A coleta de dados ocorreu de agosto de 2018 a outubro de 2020, realizada em duas etapas, que consistiram em uma entrevista aberta e discussão em grupo focal. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética em pesquisa da instituição e teve aprovação por meio do parecer CAAE: 17781919.4.0000.5045. Resultados: Os resultados do estudo foram discutidos em sete categorias temáticas, e os produtos finais foram os instrumentos para as consultas de enfermagem ao paciente em preparo para exames ambulatoriais, em uso de anticoagulante oral, em preparo para cirurgia cardíaca e em preparo para estudo eletrofisiológico do ambulatório de cardiologia do HUWC; além dos formulários para orientações que devem ser prestadas aos pacientes de cada atendimento específico. Também foi produzido um POP referente a execução desses atendimentos. Considerações finais: A construção coletiva dos instrumentos para a consulta de enfermagem trouxe reflexões sobre a ciência e a prática assistencial, destacando as dificuldades existentes e as perspectivas de melhorias. Espera-se qualificar o processo de trabalho do serviço, além de favorecer a integração dos enfermeiros nos processos de ensino aprendizagem e uniformização de condutas. Ressalta-se que esforços ainda serão necessários para que ocorra a implantação do que foi construído. Todavia, a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna existente na assistência de enfermagem e reforçou a importância da atuação do enfermeiro no serviço, uma vez que o modelo criado poderá ser inserido no atual sistema utilizado pelo hospital (AGHU) e, futuramente, no prontuário eletrônico do paciente.Dissertação ContratHU: especificação de requisitos funcionais para um sistema de gestão da contratualização do Hospital Universitário Ana Bezerra com o SUS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-29) Cabral, Fernando Luiz Palhano Xavier; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Lins, Hertz Wilton de Castro; https://orcid.org/0000-0003-1138-4276; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; http://lattes.cnpq.br/7471673054720595; Morais, Antônio Higor Freire de; Medeiros Júnior, Valério Gutemberg deIntrodução: A vinculação do financiamento dos hospitais de ensino à formalização de instrumento de contrato, através do Documento Descritivo (DD) contendo as metas quali-quantitativas e físico-financeiras, com os gestores municipal e estadual de saúde tem um papel fundamental para a sustentabilidade dessas instituições. O monitoramento deste instrumento, entretanto, apresenta dificuldades que podem comprometer o cumprimento dessas metas. Objetivo: Especificar um sistema de informação em saúde (software/aplicativo) para gestão, monitoramento e avaliação da contratualização do Huab-UFRN/Ebserh com os gestores do SUS. Metodologia: Este sistema foi especificado a partir da avaliação realizada nos termos do contrato 01/2020, do Huab-UFRN com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN, tendo o Governo do Estado do Rio Grande do Norte como interveniente, e pretende monitorar os quatro eixos que o regulam: Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa, e Avaliação. Para embasar a especificação do aplicativo, foi produzida uma revisão integrativa de literatura, com avaliação de textos publicados em quatro bases de dados de trabalhos científicos: Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (BIREME), Scopus, Pubmed e Web of Science. Por se tratar de apresentação de produto tecnológico, também foi realizada uma pesquisa tecnológica e se chegou à produção das especificações em notação Behavior-Driven Development (BDD). Com a aplicação de formulários aos gestores hospitalares e das secretarias de saúde, foi possível estabelecer graduação das necessidades dos partícipes do contrato e propor a priorização para o desenvolvimento do sistema. Cumprida essa etapa, a ferramenta seguirá em fluxo contínuo de feedbacks para promover acréscimos e ajustes decorrentes do uso. Resultados: Ao final do trabalho, apresenta-se uma revisão integrativa de literatura e as especificações para a programação do sistema ContratHU. Conclusões: A adoção em notação BDD permitiu a especificação de todas as funcionalidades originalmente planejadas, incluindo os contratos internos de gestão, o que permitirá aplicar a solução também no acompanhamento das metas atribuídas aos funcionários do Hospital. A partir do desenvolvimento da ferramenta, será possível avaliar a sua expansão para outros hospitais da Rede Ebserh.Dissertação Desenvolvimento de arquitetura de software para o exame de diagnóstico laboratorial de sífilis congênita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Cerqueira, Luiz Guilherme Portela Oliveira de; Coutinho, Karilany Dantas; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/1821619064178802; Arrais Júnior, Ernano; ; http://lattes.cnpq.br/4024477389642547; Cruz, Agnaldo Souza; ; http://lattes.cnpq.br/9065162603161455; Miranda, Angélica Espinosa Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/5842271060162462; Lima, Leonardo Judson Galvão de; ; http://lattes.cnpq.br/6619101893924702; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; ; http://lattes.cnpq.br/6434366740031656A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Quando uma gestante infectada não realiza o tratamento ou o faz de forma inadequada, a infecção pode ser transmitida para o feto, recebendo o nome de sífilis congênita. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que, apenas em 2016, mais de 1 milhão de mulheres grávidas tiveram manifestações da fase ativa da sífilis durante a gestação. Nessa linha, dentro do contexto do projeto Sífilis Não, propõe-se o desenvolvimento de um novo teste para diagnóstico laboratorial de sífilis congênita com altos índices de sensibilidade e especificidade, de tal sorte que o risco de falsos positivos e falsos negativos seja mitigado. O trabalho aqui relatado surge da necessidade de um conjunto de serviços de software que servem de suporte para os experimentos realizados na plataforma de detecção. A arquitetura proposta é composta por dois serviços web, uma interface gráfica de usuário, e uma biblioteca comum. As tecnologias produzidas são multiplataforma, e atendem critérios de robustez, estabilidade e disponibilidade.Dissertação Desenvolvimento de curso aberto sobre Assistência Nutricional no Transtorno do Espectro Autista para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Morais, Kaline Coelho Dantas; Clemente, Heleni Aires; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; https://orcid.org/0000-0002-4668-2102; http://lattes.cnpq.br/6234857361955336; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Coutinho, Karilany DantasA Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece o cotidiano como um terreno fértil para a inovação, onde desafios são encarados e modelos são substituídos por práticas colaborativas e corajosas, promovendo a escuta atenta da diversidade e pluralidade existente no nosso país. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a capacidade de uma pessoa se comunicar, interagir socialmente e processar informações de maneira típica. O entendimento sobre o TEA continua evoluindo, e a EPS é essencial para garantir que as pessoas dentro do espectro recebam o melhor suporte possível. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um curso aberto sobre cuidado nutricional no TEA para profissionais de saúde, na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). A metodologia aplicada foi de natureza prática, com uma abordagem exploratória e uma ênfase na pesquisa qualitativa com proposta de pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura e diagnóstico situacional por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. A amostra foi composta por 49 participantes, na qual as respostas abertas do instrumento foram analisadas pelos softwares IRAMUTEQ, para da análise de conteúdo através de nuvens de palavras e análise de similitude, enquanto as perguntas fechadas foram analisadas usando o programa SPSS for Windows, versão 18.0 (SPSS Inc. Chicago, Estados Unidos) e Excel (2016). Como resultado do diagnóstico situacional o estudo constatou uma lacuna na interação entre as equipes multiprofissionais para compartilhar conhecimentos e uma alta demanda por cursos e capacitações a respeito dos conhecimentos que envolvem a nutrição no TEA. A seletividade alimentar emergiu como tema de maior interesse, seguido de suplementação, terapia nutricional e alergia alimentar. Com base nessas informações o curso foi dividido em quatro eixos principais: noções básicas sobre TEA; desenvolvimento humano, comorbidades associadas ao TEA e o papel da microbiota intestinal no TEA; assistência nutricional; Telessaúde no SUS. Com uma carga horária total de 60 horas, o curso consiste em sete aulas assíncronas. Espera-se que o curso oferecido de maneira gratuita pelo AVASUS seja capaz de abranger uma vasta gama de profissionais, contribuindo para sua qualificação e o refinamento do entendimento acerca da nutrição no TEA.Dissertação Desenvolvimento de Guia Multimídia para apoiar pesquisadores na tramitação ética de projetos de pesquisa no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-19) Ribeiro, Rodrigo Mateus Lima; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/5089914037590989; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Clemente, Heleni Aires; Reis, Mônica Karina SantosA submissão de projetos de pesquisa aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é o procedimento padrão e obrigatório no Brasil para pesquisadores responsáveis por projetos envolvendo seres humanos. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), regulamenta a pesquisa no país através de normativas, legislações e orientações pertinentes, a saber: as resoluções 466/2012 e 510/2016 para pesquisas com seres humanos e demais normas complementares e, mais recentemente, a Lei 14.874, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Entretanto, não é incomum que pesquisadores, em especial, os iniciantes, se deparam com dúvidas no momento de organizar o projeto de pesquisa e realizar a submissão, que atualmente ocorre, na Plataforma Brasil, e, quando o projeto é realizado em quaisquer Hospitais Universitários da Rede Ebserh, tramita na Plataforma Rede Pesquisa. Considerando que a uniformização das orientações aos pesquisadores pode minimizar o retorno dos projetos com pendências dos tipos documentais e de óbices éticos, o presente estudo objetivou desenvolver e validar como produto, um guia multimídia de boas práticas para o encaminhamento de projetos de pesquisa, considerando como universo de estudo, os pesquisadores de um Hospital Universitário da Rede Ebserh. Para a consecução desta pesquisa adotou-se um método de pesquisa misto, documental, descritivo-analítico e metodológico. No percurso desta pesquisa, foram realizados dois estudos prévios à validação do manual multimídia, a saber: um estudo documental, no qual objetivou-se caracterizar os materiais de orientação aos pesquisadores sobre a submissão de projetos para apreciação ética no Brasil e um estudo descritivo-analítico, o qual investigou a satisfação de pesquisadores que passaram pelo processo de assessoria em tramitação ética desenvolvido pelo pesquisador principal do estudo. Como resultados, destacam-se: no Artigo 1, primeiro produto desta dissertação, obteve-se retorno de 1.867 recursos informativos, sendo destes 45 analisados, dos quais 8 foram materiais escritos e 37 vídeos instrucionais. No Artigo 2, observou-se a satisfação dos pesquisadores com a assessoria prestada, de modo que identificou-se o modelo como viável para adoção no hospital pesquisado. Como produto final, foi desenvolvido e validado por juízes especialistas, membros e coordenadores de CEPs, um roteiro para o material multimídia educativo, composto por 4 vídeos e uma lista de checagem para apoiar os pesquisadores na submissão de projetos de pesquisa aos CEPs, o qual poderá ser disponibilizado na página da gerência de ensino e pesquisa. Considera-se que este material poderá auxiliar os pesquisadores na submissão de projetos ao CEP e GEP a fim de aperfeiçoar os conhecimentos dos pesquisadores e cooperar para maior celeridade dos processos de pesquisa no referido hospital, com a possibilidade de escalabilidade do produto para outras filiais Ebserh.Dissertação Desenvolvimento de módulo de detecção de miRNA para dispositivo biomédico de triagem de câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Carvalho, Dionísio Dias Aires de; Morais, Antônio Higor Freire de; Santos, João Paulo Queiroz dos; 01065547439; http://lattes.cnpq.br/2413250851590746; http://lattes.cnpq.br/7568055799308361; http://lattes.cnpq.br/7420974654158099; Arrais Júnior, Ernano; http://lattes.cnpq.br/4024477389642547; Costa, Leandro Silva; http://lattes.cnpq.br/4991977240761750Câncer é um conjunto de doenças, neoplasias malignas ou benignas, associadas ao crescimento desordenado das células, podendo ser agressivo e causar a morte. Existem diversos tipos de câncer devido à variedade de células do corpo humano e suas maneiras de se reproduzirem e multiplicarem-se afetando assim, a gravidade e forma de debilitar tecidos e órgãos. O diagnóstico é realizado com equipamentos de alto custo e com a necessidade de profissionais especializados para operá-los, o que acarreta escassez que retarda a descoberta da doença e diminui as chances de sobrevida dos pacientes. Porém, em constante evolução, a ciência tem descoberto novas formas de detecção, tais como uma das mais recentes, os microRNAs (miRNAs), que são reguladores chave da expressão gênica, que atuam no bloqueio e na regulação da ação do RNA mensageiro, sendo potenciais biomarcadores para a doença. A metodologia utiliza-se de um estudo sobre câncer e os miRNAs como possíveis Biomarcadores e um estudo sobre alguns tipos de biossensores em uso na atualidade com o objetivo de encontrar uma forma que se adeque a parâmetros de portabilidade e baixo custo. O desenvolvimento do projeto deu-se através de simulação do circuito em sistema computacional e sua posterior construção real. Em todas estas etapas, foi considerada a necessidade de integração com sistema gerenciador de informações e ordenador de tarefas. O referido estudo forneceu subsídios para o desenvolvimento de um dispositivo com sistema embarcado que realiza a leitura e quantificação dos resíduos de miRNAs de forma a garantir alta especificidade, sendo controlável por sistema externo através de comunicação serial, que realiza o teste de maneira rápida e de baixo custo, proporcionando maior economicidade ao SUS. Conclui-se que o miRNA-Box, um dispositivo com sistema embarcado para uso biomédico, desenvolvido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e o Ministério da Saúde (MS), propõe a aplicabilidade na Atenção Primária à Saúde (APS) com o objetivo de realizar a análise e diagnóstico precoce de câncer de mama, próstata e colo de útero, no intuito de melhorar o processo de triagem de pacientes e proporcionar redução de custos na área da saúde com doenças complexas.Dissertação Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Andrade, Filomena Marques Queiroz de; Cortez, Lyane Ramalho; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-5096-9800; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; https://orcid.org/0000-0001-9309-7478; http://lattes.cnpq.br/9678946190136410; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Souza, Gustavo Fontoura de; Souza, Talita Araújo deNo Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.Dissertação Desenvolvimento de recurso educacional sobre educação sexual para adolescentes: um estudo de caso no projeto "Sífilis Não"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-04) Gadelha, Marília Moreira Torres; Lins, Hertz Wilton de Castro; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; ; http://lattes.cnpq.br/7148933458724038; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Nóbrega, Arieli Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0871415096151749; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705Introdução: Observa-se a necessidade de profissionais de saúde abrirem espaços para discussão de temáticas como, sexualidade e contracepção com adolescentes, para que dúvidas sejam esclarecidas, reflexão e sensibilização dos adolescentes sejam motivadas, de modo a promover a formação de seres humanos com capacidade de realizar escolhas conscientes e decisões responsáveis. Existem possibilidades de se desenvolver meios de educação em saúde através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A tecnologia educativa pode ser considerada uma medida eficaz para traçar ações estratégicas voltadas para os jovens. Objetivo: Desenvolver e disponibilizar um recurso educacional em plataforma virtual de aprendizagem (AVASUS) vinculado ao projeto “Sífilis não” para capacitação de profissionais da saúde sobre educação sexual para adolescentes. Método: o desenvolvimento do módulo deu-se a partir da realização de cursos preparatórios para orientação da conteudista acerca do preparo de material para o AVASUS; Inscrição em cursos do AVASUS para subsidiar a conteudista na elaboração do módulo; Busca de artigos em periódicos sobre a ideia do módulo para conhecer o impacto inovador na construção dessa tecnologia e quais ferramentas já foram desenvolvidas sobre essa temática; Utilização da ferramenta Gestão de Projetos para anexação de documentos, materiais e pautas de reuniões com os orientadores; Templates desenvolvidos pela equipe do AVASUS para orientar a conteudista sobre o padrão a ser seguido para melhor compreensão da ideia; Cadastro no The manager (ferramenta de gestão de projetos dos módulos educacionais produzidos no projeto "Sífilis Não") para anexar o plano do módulo e acompanhar o andamento da construção pela equipe responsável. O produto: o módulo educacional está voltado para profissionais da Atenção Primária à saúde que se interessa pelo assunto sobre educação sexual para adolescentes, considerando as infecções sexualmente transmissíveis, bem como os principais métodos contraceptivos e suas recomendações para essa faixa etária. Conclusão: o desenvolvimento de competências que este módulo proporcionará pode abrir margem para se trabalhar esta metodologia nos serviços de saúde, incentivando profissionais da saúde a utilizarem tal ferramenta no ambiente que está inserido.