DANT - Departamento de Antropologia
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Artigo O Americanismo visto do Musée de l’Homme: etnografia e internacionalismo científico: o exemplo da Amazônia(2011) Cavignac, Julie AntoinetteNos trabalhos precursores da antropologia francesa, verificamos que as técnicas e a cultura material ocupam um lugar de destaque: o Musée de l'Homme, inaugurado em 1937, não é mais um museu colonial, é um museu moderno que apresenta testemunhos da diversidade das sociedades humanas e que foi pensado como a vitrine da humanidade. Unindo a pesquisa ao ensino, é neste período que a etnografia profissional inicia na França: as duas missões ‘Lévi-Strauss’, em 1935 e 1938, integram o projeto de colecionar objetos para o Musée de l'Homme e, ao mesmo tempo, marcam o início de uma nova fase do Americanismo voltado não mais para a cultura material, mas para o estudo das estruturas sociais. Iremos aqui avaliar a importância dessa mudança de foco para as pesquisas americanistas na Amazônia e consolidação de uma rede de pesquisa internacional durante a Segunda Guerra Mundial, com destaque para a participação de franceses (Métraux e Lévi-Strauss) no Handbook of South American Indians (EUA).Artigo Antropologia como (In)Disciplina: notas sobre uma relação imprecisa entre campo e escrita(2015) Roberti Junior, João Paulo; Cariaga, Diógenes Egidio; Segata, SegataO itinerário proposto no presente texto enseja traçar um panorama a partir da relação entre a pesquisa de campo e a escrita antropológica, refletindo sobre o lugar da descrição (etnográfica, cartográfica, modos de existência) na produção antropológica contemporânea. O objetivo não é pensar a história dos conceitos ou da própria disciplina, mas produzir considerações que apontem para os efeitos da pluralidade dos modos de pensar a relação entre as pessoas no mundo, associada aos modos de pensar a Antropologia. Reveste-se, assim, na tentativa de pensar ângulos e perspectivas em como um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos pode dialogar com pesquisas alçadas em cenários e temas distintos. Sendo assim, é preocupação do presente texto refletir em uma interlocução interessada nos aspectos da relação e do lugar da etnografia na produção antropológica que problematize a postura de uma antropologia como (in)disciplina preocupada com a relação imprecisa entre campo e escrita.Artigo Apropriações, conflitos e negociações de gênero, classe e sorologia: etnografando situações e performances no mundo social do HIV/AIDS (Rio de Janeiro)(2008) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo Biosocial Activism, Identities and Citizenship: Making up ‘people living with HIV and AIDS’ in Brazil(2015) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doThis article discusses how Brazilian AIDS activism has emerged and been reconfigured over the last 25 years. I analyze how societal forms were created and particular problems emerged in a specific context affected by the AIDS epidemic. Based on ethnographic research in concrete contexts in Brazil, I follow the ways by which people have united around various ideas and practices related to life, health and illness, morality and politics. People affected by the epidemic were engaged in sociality, identity formation and the definition of a wide range of health, political and judicial demands, which take a particular biosocial activism as their main form of collective mobilization. My main aim is to reflect, therefore, on the formation of particular biosocial worlds, socialities, collectivities and identities related to specific modes of subjectification surrounding life and death, biomedicine and biotechnologies, politics and citizenship.Artigo A brincadeira do reisado na comunidade Cipó de Baixo (Pedro II, Piauí) e a dinâmica da tradição-modernidade(2014) Sousa, Luciano de Melo; Assunção, Luiz Carvalho deEste artigo estuda a tradição do reisado na comunidade Cipó de Baixo, município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação na modernidade. Buscou-se a construção cultural de uma trama de existência social cotidiana que analisa a brincadeira de Reis do Cipó, onde mudança e continuidade elaboram um enredo cultural com especificidades muito próprias. O estudo aponta para múltiplas direções nas transformações do reisado em um contexto marcado por um intenso processo de migração de seus atores, de crescentes vínculos com o mercado, modernização de suas existências sociais.Artigo ¿Cómo nace un santo en el cementerio?: muerte, memoria e historia en el noreste de Brasil(2007) Freitas, Eliane TâniaEste artículo analiza las condiciones de surgimiento y reproducción social de la canonización popular, esto es, de un proceso de santificación espontáneo, no institucionalizado ni formalmente organizado, que emerge típicamente en los cementerios. Enfoca dos casos en el Noreste brasileño: Jararaca, un cangaceiro, en Mossoró y Baracho, un asesino, en Natal, ciudades situadas en el estado de Rio Grande do Norte. Se trata de entender qué criterios estarían en la base del reclutamiento de estos santos entre los muertos del cemnterio: ¿por qué un ex bandido se vuelve santo, pero no el ex intendente, que lideró la resistencia victoriosa a la invasión de esos mismos bandidos? Para ello, analizo las representaciones de la vida del bandido, tal como es recordada y contada principalmente por la vía de la transmisión oral y ritual, y las representaciones en torno de su destino póstumo y su posible santidad. Este análisis tiene como objeto principal las prácticas rituales alrededor de la tumba, sobre todo en su dimensión discursiva, y sus efectos, tanto en el sentido de la producción de la eficacia del culto (los milagros) como en el de la elaboración de una memoria de la historia de la vida del bandido, que conduce a otra visión de la historia de los acontecimientos que llevaron a su muerte; luego, también de la historia de la comunidad local y de la propia ciudad.Artigo Compreendendo a dança do Torém: visões de folclore, ritual e tradição entre os Tremembé do Ceará(2005) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doLivro Cordéis negros(Biblioteca Seridoense, 2015) Silva, Possidônio; Cavignac, Julie Antoinette (Coord.); Macedo, Muirakytan Kennedy de (Coord.); Macedo, Helder Alexandre Medeiros de (Coord.); https://orcid.org/0000-0003-0192-1103Coletânea de poemas de Possidônio Silva.Artigo Corpo, doença e biomedicina: uma análise antropológica de práticas corporais e de tratamento entre pessoas com HIV/AIDS(2010) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo De 'herdeiros' a 'quilombolas': identidades em conflito (Sibaúma - RN)(2006) Cavignac, Julie AntoinetteArtigo Desiguais perante a lei: da justiça dos ricos à injustiça dos pobres: um campo de atuação para a antropologia jurídica(2014) Araújo, Francisco Augusto Cruz de; Melo, Juliana GonçalvesO acesso à justiça tem se consagrado cada vez mais enquanto um direito fundamental para o exercício da cidadania. Em outras épocas, o direito foi um campo de atuação refletido, exclusivamente, por indivíduos do campo jurídico. Atualmente, percebe-se um conjunto significativo de estudos transdisciplinares sobre as relações entre as leis e a sociedade, particularmente no Brasil. Este estudo busca refletir acerca das contribuições da Antropologia Social no campo jurídico, abordando o direito enquanto dimensão de produção de conhecimento e campo de poder capaz de promover ou, por outro lado, violar os Direitos Humanos. O foco deste estudo recai sobre as noções de justiça, democracia e cidadania constituídas ao longo da história brasileira, interpretadas sob o olhar antropológico e relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas do mundo jurídico.Artigo Destinos migrantes: representações simbólicas, histórias de vida e narrativas(2001) Cavignac, Julie AntoinetteEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1995 sobre a memória e as produções narrativas de migrantes oriundos do interior do Rio Grande do Norte, atualmente residindo na Zona Norte da capital do Estado, Natal. O texto apresenta inicialmente o processo de formação da Zona Norte e os fenômenos migratórios existentes na região, para em seguida analisar as histórias contadas pelos migrantes. Se o corpus narrativo tradicional tende a desaparecer no contexto urbano, novas temáticas surgem. Assim, por meio da análise das produções narrativas dos migrantes, é possível avaliar as transformações da cultura ‘tradicional’. O artigo procura mostrar que a importância dada às chamadas “histórias de antigamente” e as referências a essas narrativas encontradas no discurso dependem da situação das pessoas no novo local de vidaArtigo Dimensões do Urbano: o que as narrativas indígenas revelam sobre a cidade? considerações dos Baré sobre Manaus, AM.(2013) Melo, Juliana GonçalvesArtigo Direito, Antropologia e Justiça em perspectiva(2014) Melo, Juliana GonçalvesArtigo Direito, território e sentimento: considerações indígenas sobre a efetivação de direitos territoriais(2014) Melo, Juliana GonçalvesPropõe-se tratar do reconhecimento de direitos territoriais a partir da perspectiva dos índios Caiapó e demonstrar como ampliam a perspectiva jurídica ao incorporar ao processo outras dimensões. Ao discorrer sobre a identificação e delimitação da Terra Indígena Las Casas (PA, Brasil), mostro como a reconstrução desse território implicou em reinterpretações sobre aspectos centrais da organização social, envolvendo aspectos afetivos frequentemente negligenciados no debate. Desse modo, mais do que conter-se em uma perspectiva normativa e jurídica, evidencio como interpretam esse processo a partir de suas próprias lentes culturais.Artigo Do lado de dentro e do lado de fora: justiça e criminalidade a partir de perspectivas de mulheres em situação de prisão e na consição de visitantes(2015) Melo, Juliana Gonçalves; Alves, Leonardo; Cavalcante, JoséPropõe-se refletir sobre a situação prisional e sobre a relação entre mulheres, criminalidade e justiça a partir de suas experiências/vivências como (1) internas da Unidade Feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves e (2) mulheres de presidiários que realizam visitas íntimas no Complexo Penal Raimundo Nonato, em Natal/RN. Além de pontos convergentes, que dizem respeito às mazelas do sistema prisional e à situação de vulnerabilidade em que se encontram, a análise convida à reflexão quando aponta para a centralidade das emoções nesses contextos e, particularmente, do amor. Nesse sentido, mais do que estados subjetivos individuais, os sentimentos parecem constituir uma “gramática social” e dar sentido às suas trajetórias. Diante desse quadro, pretende-se evidenciar a circularidade entre dois “lugares” (a prisão e a fila de visitas) e identidades (internas/visitantes), bem como realçar uma concepção de justiça inscrita na ordem do corpo e dos afetos. Igualmente, embora não possamos perceber essas mulheres como frágeis e vítimas de circunstâncias desfavoráveis, pretende-se evidenciar como estamos diante de processos (crescentes) de incriminação de mulheres que se envolveram com contextos de violência e criminalidade no decorrer de suas vidas, seja através de suas redes familiares, seja através de relações afetivas específicas (foco desse artigo).Artigo Doença, ativismo biossocial e cidadania terapêutica: a emergência da mobilização de pessoas com HTLV no Brasil(2013) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo As dores no discurso epistolar dos romeiros do Padre Cícero(2014) Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa; Assunção, Luiz Carvalho deEste estudo ocupa-se em analisar as cartas que os devotos enviam para o patriarca religioso, padre Cícero, verificando como se constitui a relação das trocas linguísticas entre os romeiros e o padre Cícero através da emissão de cartas. Os nossos propósitos residiram em entender as causas que levam à produção das cartas pelos devotos, detendo-nos nas súplicas de intercessão ao padre Cícero. Assim é que, à busca pela proteção e por resposta para seus problemas existenciais e religiosos, esses romeiros percorrem estradas, num verdadeiro desafio para encontrar alento junto ao seu referencial divino, ou seja, a própria figura do padre em questão. Daí, as inúmeras manifestações de fé que vão desde promessas a incansáveis viagens em paus-de-arara ou ônibus, trazendo consigo o reconhecimento do milagre recebido através dos ex-votos, até, por fim, a escritura e entrega de cartas dirigidas ao padrinho, numa comprovação da consciência existencial do sacerdote por parte daqueles escreventes e emissáriosArtigo Entre índios tremembé e trabalhadores rurais: historicidade, mobilização política e identidades plurais no Ceará(2011) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo Espaços compartilhados e práticas vividas: cartografia social e espaços de mobilização do bairro de Santo Amaro Recife/PE(2015) Neves, Rita de Cássia Maria; Fialho, Vânia; Pires, Maria Jaidene; Silva, Emmerson Pereira da; Silva, Maria Marluce S. Gomes daEsse artigo é resultado de uma pesquisa multidisciplinar que teve como objetivo contribuir para a compreensão das questões sociais urbanas que associam as unidades de mobilização às motivaç ões de cunho identitário. Trata - se, portanto, de uma proposta que se apropria da categoria “espaço ” para identificar os lugares de socialização da comunidade de Santo Amaro, a fim de conhecer o seu potencial de mobilização política po ssibilitando subsidiar futuras intervenções de políticas públicas pautadas na sua realidade.
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