EDUFRN - Ciências Humanas

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  • Livro
    Literatura de complexidade
    (EDUFRN, 2025-06-09) Galeno, Alex (org.)
    A publicação propõe uma reflexão crítica sobre a literatura brasileira contemporânea a partir da perspectiva da complexidade, destacando como os textos literários articulam múltiplas vozes, temporalidades e camadas de sentido. Ao explorar obras de autores como Chico Buarque, Luiz Ruffato, Cristovão Tezza, Michel Laub e Marçal Aquino, o livro investiga estratégias narrativas que tensionam fronteiras entre ficção e realidade, memória e invenção, ética e estética. A análise se ancora em fundamentos da crítica literária e da teoria da complexidade, evidenciando como a literatura atual dialoga com os dilemas do mundo contemporâneo. A obra interessa a leitores, pesquisadores e estudantes que desejam compreender as nuances e desafios da produção literária no século XXI.
  • Livro
    Diálogos sobre educação e formação humana: reflexões a partir do projeto Cine Seridó
    (2025-05-27) Martins, Maria Niedja Pereira (org.); Lima, Rafahel Jean Parintins (org.); https://orcid.org/0000-0001-7288-9206; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068
    A publicação reúne reflexões teóricas e experiências extensionistas desenvolvidas no projeto Cine Seridó, realizado em Currais Novos (RN), que promoveu exibições e debates sobre filmes com temáticas sensíveis à formação humana. Os capítulos dialogam com obras cinematográficas para abordar questões como saúde mental e despatologização, acesso ao ensino superior, racismo, inclusão escolar, meio ambiente e identidade. A partir de uma abordagem interdisciplinar, os autores analisam como o cinema pode ser um recurso pedagógico para estimular a consciência crítica, a sensibilidade social e a reflexão ética no contexto educacional. A obra contribui para pensar a educação como prática emancipadora, ancorada na escuta, no diálogo e na pluralidade de vozes.
  • Livro
    Manual de atuação para conselheiros tutelares
    (EDUFRN, 2025-05-19) Paiva, Ilana Lemos de; Rodrigues, Daniela Bezerra; Oliveira, Isabel Fernandes de; Silva, Jenair Alves da; Coelho-Lima, Felipe; Guedes, Manuella Fernanda Medeiros
    A publicação apresenta orientações práticas e fundamentos teóricos para a atuação de conselheiros tutelares, com foco na proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. Estruturada em linguagem acessível, a obra aborda temas como o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos, atribuições do Conselho Tutelar, procedimentos administrativos, escuta protegida e articulação interinstitucional. Também discute questões relacionadas à ética profissional, violência contra crianças e adolescentes, e os desafios enfrentados no cotidiano da função. Voltado à formação continuada, o livro busca fortalecer a atuação dos conselheiros tutelares, promovendo práticas mais eficazes, humanizadas e fundamentadas na legislação brasileira e nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Livro
    Ensino remoto: práticas exitosas de ensino e aprendizagem
    (2025-03-24) Melo, Elda Silva do Nascimento (org.); Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz (org.)
    Esta obra apresenta experiências exitosas no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, abordando estratégias pedagógicas utilizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para garantir a continuidade da aprendizagem em um cenário de crise. Os capítulos exploram práticas adotadas em diferentes cursos, como Enfermagem, Química Geral, Comunicação Social e Gestão da Qualidade em Saúde, analisando desafios e soluções implementadas para adaptação ao ensino digital. Além disso, são discutidas percepções dos estudantes sobre a modalidade remota e seus impactos na aprendizagem. A publicação contribui para a reflexão sobre inovação e resiliência na educação superior, oferecendo insights valiosos para a docência universitária em contextos emergenciais e futuros modelos híbridos de ensino.
  • Livro
    E a carne se fez verbo: diálogos sobre a educação do corpo
    (2025-02-27) Jacques, Gleyse (org.); Lima Neto, Avelino Aldo de (org.)
    Esta publicação reúne um conjunto de textos que discutem a educação do corpo a partir de uma perspectiva interdisciplinar, dialogando com áreas como educação física, filosofia e ciências humanas. A obra explora a relação entre corpo e linguagem, questionando como discursos sociais moldam e disciplinam os corpos ao longo da história. Dividida em duas partes, a primeira aborda a arqueologia do corpo, analisando conceitos como normatividade, estereótipos de gênero e práticas educacionais na França. A segunda parte traz diálogos entre pesquisadores brasileiros e franceses sobre corporeidade, subjetividade e as influências da cultura na construção da identidade corporal. A publicação é um convite à reflexão sobre os processos de apropriação e reapropriação do corpo na sociedade contemporânea.
  • Livro
    Ensino por investigação
    (2024-12-31) Oliveros, Paula Bergantin; Souza, Ivanise Cortez de; Araújo, Magnólia F. F. de
    Esta obra oferece uma introdução prática e teórica ao ensino por investigação, apresentando estratégias para transformar aulas tradicionais em experiências investigativas significativas. Dividida em módulos, a publicação aborda os fundamentos do ensino investigativo, o papel do professor como mediador do aprendizado e exemplos concretos de atividades aplicáveis em sala de aula. Além disso, explora as fases de planejamento, execução e avaliação de práticas investigativas, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Com uma linguagem acessível e recursos pedagógicos inovadores, o livro é voltado para professores de ciências que buscam diversificar suas práticas e promover o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes.
  • Livro
    Quilombolas de Acauã: família, cor e política no Rio Grande do Norte do século XXI
    (2024-12-31) Valle, Carlos Guilherme do
    A obra apresenta um estudo antropológico profundo sobre a comunidade quilombola de Acauã, localizada no município de Poço Branco, Rio Grande do Norte. Baseado em pesquisa de campo, o livro aborda questões como identidade étnica, memória social, parentesco, organização política e sustentabilidade econômica. O impacto histórico da construção da barragem de Poço Branco é analisado como marco transformador das dinâmicas territoriais e sociais da comunidade. Além disso, a publicação explora os processos de regularização fundiária e as relações entre território e identidade. Com rigor teórico e metodológico, o autor evidencia a riqueza cultural e histórica da comunidade, destacando as lutas pela preservação de suas terras e pelo reconhecimento de seus direitos enquanto remanescentes de quilombos.
  • Livro
    Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar
    (2024-11-26) Almeida, Angela
    Esta publicação oferece uma interpretação estética dos romances cantados por Dona Militana, uma das principais guardiãs do romanceiro potiguar. Com base nas transcrições dos romances, misturando realidade e ficção, a autora explora temas como memória, identidade, preconceito e violência, traçando paralelos entre o passado medieval das narrativas e questões contemporâneas. Este livro é tanto um tributo à riqueza da cultura popular quanto um convite à reflexão sobre as heranças culturais e sociais transmitidas pela oralidade.
  • Livro
    A cor das relações corpo, idade e afetividade na experiência de mulheres negras em um bairro de Natal/RN
    (2024-11-06) Silva, Amanda Raquel da
    Este livro apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo etnografar e analisar as experiências afetivas de mulheres negras brasileiras, residentes na cidade de Natal/RN, explorando a forma como a expressão dos afetos e a construção de relações erótico-afetivas estão relacionadas com a dimensão racial. As interlocutoras da pesquisa são mulheres negras residentes num bairro considerado periférico na cidade, com idades entre os cinquenta e os setenta e cinco anos de idade, para as quais existem significados e escolhas muito diferentes na autoidentificação racial ou no pertencimento a grupos definidos pela raça ou cor. Este trabalho procura abordar um aspecto que não tem sido frequentemente tratado em estudos que tomam como cerne o tema da raça no Brasil: a afetividade. Assim, se reconhece que também a construção subjetiva das relações afetivas carrega as marcas da história de dominação e subalternização das pessoas negras no país.
  • Livro
    Manual ABCDE para a aplicação dos primeiros auxílios psicológicos: em crises individuais e coletivas
    (2024-07-04) Montenegro, Paula Cortés; Cabello, Rodrigo Figueroa
    Este manual foi elaborado com o objetivo de suprir o déficit teórico-metodológico, especialmente na América Latina, quanto à intervenção precoce mais eficaz e segura para restaurar o bem-estar emocional e a funcionalidade de uma pessoa (ou grupo) impactada por situações potencialmente traumáticas, tais como eventos extremos com múltiplas vítimas. Igualmente, para prevenir o desenvolvimento de sequelas emocionais de longo prazo.
  • Livro
    Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte
    (2024-07-04) Soares Júnior, Azemar dos Santos (org.); Cury, Cláudia Engler (org.)
    Os capítulos que compõem esta coletânea versam acerca das Escolas de Aprendizes Marinheiros estabelecidas nos estados da Paraíba e no Rio Grande do Norte, a partir de 1885, constituindo-se em instituições educativas destinadas não só a preparar marinheiros a serviço da Marinha Imperial, mas também para profissionalizar e disciplinar a população desvalida. Mesmo compreendendo que são experiências desenvolvidas em tempos e circunstâncias históricas distintas, a referida obra revela princípios e valores vinculados à educação promovida pelas forças armadas, em seu propósito de formação humana, que precisam ser discutidos e aclarados.
  • Livro
    Historiografia didática brasileira em perspectiva: uso de fontes impressas no ensino de história
    (2024-04-10) Santos, Magno Francisco de Jesus (org.)
    Destinado a educadores da Educação Básica, a coletânea reúne textos que exploram o uso de materiais impressos históricos, produzidos entre os séculos XIX e XXI, como recursos didáticos atuais, propondo estratégias para incorporar esses documentos nas aulas de História. O livro é resultado de atividades desenvolvidas na disciplina História do Ensino de História ofertada na graduação em História entre os anos de 2019 e 2021.
  • Livro
    Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem
    (EDUFRN, 2024-03-03) Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.); Noronha, Claudianny Amorim (org.)
    Este livro apresenta um pouco da memória científica do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, ao longo dos dez anos de sua existência. A obra revela a antologia como gênero fundamental, porque representa um compromisso com o que não pode ser esquecido: a produção do conhecimento, o retorno socioeducativo das pesquisas e os resultados da formação na interface educação e linguagem. Reúne pesquisas, cuja interface entre educação e linguagem é essencial e têm sido edificadas longitudinalmente por diferentes autores e trabalhos, mostrando a riqueza deste campo de conhecimento e sua diversidade, a multiplicidade dos contextos envolvidos e beneficiados com a rede de pesquisa estabelecida e, por fim, por apontar a reciprocidade entre a universidade pública e a rede de básica de ensino. Nesse sentido, esta coletânea permitirá ao leitor o acesso a trabalho desenvolvidos por pesquisadores formados no âmago da UFRN em interface com a escola. Seu curriculum acadêmico é tecido junto com o a própria gênese do CONTAR, em que ingressaram como licenciandos, ou como professores da Rede de Ensino Pública, dotados de um rico repertório acerca dos saberes pedagógicos e escolares na tentativa de aprender a investigar a própria prática. A obra marca a atuação do CONTAR, da iniciação científica à pós-graduação, contribuindo com a formação qualificada de docentes para a rede pública, nos mais diferentes níveis: educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e magistério superior. Este trabalho só possível em razão da sua presença e da colaboração de colegas vinculados a diferentes departamentos da UFRN, sobremaneira, a três Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
  • Livro
    Cosmopolíticas Tuxá: ciência, ritual e educação a partir da autodemarcação de Dzorobabé
    (EDUFRN, 2024-03-04) Durazzo, Leandro Marques
    A obra é uma etnografia fina, sensível e tocante sobre o complexo e fascinante mundo Tuxá. Indicada como a melhor tese do PPGAS/UFRN em 2019, agora transformada em livro, foi construída por movimentos múltiplos e entrecortada por desafios diversos, conduzida por um olhar atento, sensível e rigoroso e por diálogos sempre propositivos e produtivos com o conjunto de pesquisas que vêm sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, notadamente, no campo da etnologia indígena. A etnografia de Leandro se insere nas investigações sobre as transformações das territorialidades ameríndias e sobre as concepções e modos de organização e construção da política, tal como pode ser apreendida pelas experiências vividas, pelas elaborações nativas acerca da ação política, pela constituição de posições diferenciadas, como chefia e liderança, e pelas relações diferenciais presentes no movimento incessante de fazer e desfazer de grupos sociais, políticos e rituais. (José Glebson Vieira, Professor Adjunto do Departamento de Antropologia da UFRN)
  • Livro
    Flores de Muçambês: aprendizados semeados no mestrado profissional em saúde da família da RENASF/UFRN
    (EDUFRN, 2024-02-21) Amorim, Karla Patrícia Cardoso (org.); Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos (org.); Melo, Ricardo Henrique Vieira de (org.); Pereira, Laianny Krízia Maia (org.); Figueirêdo, Renan Cabral de (org.)
    A obra, segundo livro da "Coleção Flores do Nordeste", reúne 15 capítulos com temas pertinentes à Saúde Coletiva – tais como: gestão do cuidado em saúde, políticas de saúde, ensino e pesquisa, processo de trabalho, educação em saúde, promoção da saúde – e oriundos dos trabalhos produzidos por mestres egressos e docentes do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de cumprir o papel de disseminar conhecimentos – devolvendo à sociedade as produções construídas durante os processos formativos, aqui compilados e organizados, e colaborando efetivamente para mudanças nos cenários de trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) –, a coletânea contribui para ampliar o escopo na articulação ensino-pesquisa-serviço-comunidade, fortalecendo a ESF/APS e o Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Livro
    O Centro está nas margens: os circuitos da economia urbana no eixo rodoviário Natal-Caicó (RN)
    (EDUFRN, 2023-11-08) Salvador, Diego Salomão Candido de Oliveira
    Este livro evidencia a dinâmica de cidades do eixo rodoviário Natal-Caicó que são atravessadas por rodovias cujas margens apresentam-se como um centro econômico imprescindível para a vida urbana. Esse eixo rodoviário é um subsistema de movimentos do território potiguar que se destaca pela frequente circulação intermunicipal de trabalhadores, estudantes e pessoas em busca de tratamento médico. Esses transeuntes se deslocam, geralmente, de sua cidade de moradia para um centro urbano de maior nível funcional ou para onde trabalham, tendo suas demandas de consumo atendidas por atividades produtivas, comerciais e/ou de serviços localizadas nas margens de rodovias. Tais atividades, que também atendem às demandas de moradores locais, se diferenciam por sua organização e pelos níveis de tecnologia e capital. Há atividades desenvolvidas com organização burocrática, necessidade considerável de tecnologia e capital para seu desencadeamento e escala de atuação ampla, isto é, referente aos contextos regional, nacional e global. Também existem atividades pouco ou nada burocráticas e bastante criativas, que utilizam menos tecnologia e capital em suas tarefas e têm como aspecto imprescindível a intensidade de trabalho. Sua escala de atuação é bastante conectada ao âmbito local, embora se venha expandindo na atualidade. Desse modo, é analisada a dinâmica desses “centros” nas “margens” lançando mão da teoria dos circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos, proposta pertinente para a compreensão crítica das intencionalidades que marcam a economia política das cidades desses países. Assim, objetivando analisar o circuito inferior da economia urbana do eixo rodoviário Natal-Caicó no atual período técnico-científico-informacional, consideramos os fixos e os fluxos existentes no território norte-rio-grandense, com destaque para o referido eixo nesse sistema de movimentos, a existência e as relações do circuito superior e do circuito inferior, as atuais características desse circuito da economia urbana e a importância social, econômica e territorial dele. Tendo em vista a subordinação de um circuito econômico ao outro bem como o fato de a urbanização potiguar e, especificamente, a do eixo Natal-Caicó ter como fundamentos a expansão da pobreza e a precarização do trabalho, concluímos que caminhos alternativos ao sistema econômico vigente devem ser, cada vez mais, pensados e buscados, visando revolucionar, ou, a priori, diminuir, o fosso existente entre os circuitos da economia urbana. Ter a possibilidade de implementar um continuum de atividades ancorado não nas centralizações e nas dependências, mas nas solidariedades e nas complementaridades, é algo sumamente importante. Acreditamos que tais caminhos só se tornarão preponderantes na dinâmica da economia urbana por intermédio da ascensão de circuitos econômicos alternativos ou mesmo de um mercado alternativo ao hoje dominante.
  • Livro
    Educação Musical na América Latina: singularidades, desafios, diálogos e interações
    (2023-10-25) Oliveira, Mário André Wanderley (Org.); Mendes, Jean Joubert Freitas (Org.); Queiroz, Luis Ricado Silva (Org.); Carvalho, Tiago de Quadros Maia (Org.)
    A obra é resultante das exposições e discussões empreendidas durante a XI Conferência Regional Latinoamericana de Educação da International Society for Music Education (ISME), realizada na cidade do Natal, em parceria com a Escola de Música da UFRN e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). O livro, que foi organizado em forma de coletânea, tem por objetivo apresentar pesquisas e reflexões capitaneadas por nomes relevantes do campo da Educação Musical no Brasil e demais países da América Latina, apontando problemas, desafios e características inerentes ao campo, materializados nas relações institucionais, culturais e políticas desses contextos.
  • Livro
    Manuscritos ultramarinos para a história colonial do Rio Grande do Norte
    (EDUFRN, 2023-10-23) Maia, Lígio de Oliveira
    Trata-se de obra de transcrição paleográfica de documentos avulsos manuscritos, depositados no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (AHU), em Portugal, referentes à história colonial do Rio Grande do Norte. Abrangendo diferentes temas – nomeações de cargos e ofícios; troca de correspondências entre autoridades locais, de Pernambuco, Bahia e ultramarinas; solicitações de diferentes tipos de mercês (terras, ofícios, patentes militares etc.); correções da Justiça; e questões de fisco e intervenções de mando –, o livro apresenta, ao público especializado e não especializado, fases (e faces!) de aspectos fundamentais da burocracia e da política administrativa da capitania potiguar à compreensão e reflexão históricas daquele mundo colonial de Antigo Regime.
  • Livro
    Capítulos de Geografia do Semiárido Nordestino
    (EDUFRN, 2023-09-29) Albano, Gleydson Pinheiro (org.); Santos, José Yure Gomes dos (org.)
    O presente trabalho, aqui organizado, partiu de um projeto que visa agregar a produção dos docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (GEOCERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), voltado para a temática do semiárido, que é a principal identidade temática deste programa de mestrado que fica localizado na cidade de Caicó, em pleno semiárido nordestino. Nessa perspectiva, contamos com a colaboração de grande parte dos professores e estudantes que fazem parte do GEOCERES. Os referidos colegas concordaram em compor esse projeto e apresentaram nove capítulos inéditos que abordassem olhares diferenciados sobre o estudo do semiárido brasileiro, com linguagem acessível aos estudantes de geografia de nossas universidades e público em geral. Os capítulos propostos abordam o semiárido em diferentes perspectivas, desde questões ligadas à climatologia, transitando pela geomorfologia, tipologias de áreas úmidas, processo de ocupação, a questão dos resíduos sólidos, passando também pelos assentamentos de reforma agrária, políticas públicas habitacionais e segregação socioespacial, territorialização do capital financeiro e saneamento básico.
  • Livro
    Aula Magna 2018: 60 anos da UFRN
    (EDUFRN, 2023-08-01) Almeida, Ângela (org.); Ribeiro, Maria Célia (org.)
    A obra traz os discursos proferidos na Aula Magna 2018, realizada no dia 16 de março de 2018, no Auditório Otto Guerra. O evento, que abriu as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contou com a participação de seis ex-reitores da Instituição, a saber: Diógenes da Cunha, Lima, Genibaldo Barros, Daladier Pessoa Cunha Lima, Geraldo Queiroz, José Ivonildo do Rêgo e Ótom Anselmo, além da reitora em exercício à época, Ângela Maria Paiva Cruz.