COVID 19 - Livros eletrônicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29305
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Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem - Vol. 2(SEDIS-UFRN, 2024-08-21) Alves, Jefferson Fernandes (Org.); Silva, Carlos Alberto Ferreira da (Org.); Berselli, Márcia (Org.)Estudos, relatos e ensaios na interface das artes cênicas com a acessibilidade cultural expõem diversos posicionamentos de artistas, professores e pesquisadores com e sem deficiência que se orientam por uma perspectiva anticapacista e problematizadora das percepções e representações da participação das pessoas com deficiência nas artes da cena. Tais incursões reflexivas emergem da realização do Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens que, em 2023, compreendeu a 4ª edição, o qual é promovido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM)Livro Design and ergonomics at the frontline to help combat COVID-19 : research and applications(2023-01-30) Santa Rosa, José Guilherme (Ed.); Pinho, André Luís Santos de (Ed.); Vivacqua, Carla Almeida (Ed.)Este livro, organizado em quatro capítulos, reúne a participação de professores e alunos da Universidade Federal Universidade do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como objetivo disseminar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em o Brasil que colocam o Design e a Ergonomia em primeiro plano para ajudar a combater a Pandemia de COVID-19 e os impactos na saúde física e mental causados na sociedade.Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagens(SEDIS-UFRN, 2023-01-12) Alves, Jefferson Fernandes; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Berselli, MarciaNo ano de 2020, em meio ao distanciamento físico e social, em decorrência da pandemia de COVID-19, um grupo de professoras/es de teatro das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Acre (UFAC), de Santa Maria (UFSM),da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal Fluminense (UFF), mobilizados pela temática da Acessibilidade Cultural, desencadeou uma série de trocas de saberes, em reuniões remotas, que culminaram com a realização de dois encontros virtuais na área: “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade: olhares extensionistas” e “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: ensino e desaprendizagens.” Os textos aqui, reunidos, portanto, emergem desses encontros, contemplando professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e artistas com e sem deficiência que abordam, sob diferentes perspectivas, a interface entre a Acessibilidade e as Artes Cênicas.Livro (Im) possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia volume II(SEDIS-UFRN, 2022-12-28) Coutinho, Karyne Dias (org); Alves, Jefferson Fernandes (org)Este livro, publicado em dois volumes, reúne textos discutidos no II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (UFRN), realizado em torno de duas perguntas centrais: que aulas de artes/teatro foi possível compor a partir das novas realidades instauradas na pandemia da Covid-19? O que as aulas de artes/teatro aprendem e oferecem às experiências educacionais nessas novas composições? Discutindo os desafios pedagógicos e artísticos das práticas de ensino de teatro em formato remoto, o material que ora se apresenta consiste num importante documento de registro, memória e análise dos modos como artistas, docentes e estudantes de teatro enfrentaram os anos 2020 e 2021 e do que criaram, propuseram e investigaram no que se refere às (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. Na esteira disso, os dois volumes deste livro servem não apenas como oportunidade de conhecermos e repensarmos o que foi inventado para o ensino de teatro no contexto pandêmico, mas também o que essas invenções deixam de legado para as práticas pedagógicas em artes. Que a leitura dos dois volumes desse livro inspire nossa docência em artes e nos (re)lembre continuamente que o teatro resiste.Livro (Im) possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia volume I(SEDIS-UFRN, 2022-12-28) Coutinho, Karyne Dias (org); Alves, Jefferson Fernandes (org.)Este livro, publicado em dois volumes, reúne textos discutidos no II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (UFRN), realizado em torno de duas perguntas centrais: que aulas de artes/teatro foi possível compor a partir das novas realidades instauradas na pandemia da Covid-19? O que as aulas de artes/teatro aprendem e oferecem às experiências educacionais nessas novas composições? Discutindo os desafios pedagógicos e artísticos das práticas de ensino de teatro em formato remoto, o material que ora se apresenta consiste num importante documento de registro, memória e análise dos modos como artistas, docentes e estudantes de teatro enfrentaram os anos 2020 e 2021 e do que criaram, propuseram e investigaram no que se refere às (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. Na esteira disso, os dois volumes deste livro servem não apenas como oportunidade de conhecermos e repensarmos o que foi inventado para o ensino de teatro no contexto pandêmico, mas também o que essas invenções deixam de legado para as práticas pedagógicas em artes. Que a leitura dos dois volumes desse livro inspire nossa docência em artes e nos (re)lembre continuamente que o teatro resiste.Livro Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19(2022-09-28) Amarilha, Marly (Org.); Dalla-Bona, Elisa Maria (Org.)Cada um dos capítulos deste livro são fruto de pesquisas realizadas em 12 municípios, distribuídos em quatro regiões brasileiras. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorreu, durante a pandemia de Covid-19, o ensino remoto da literatura no ensino fundamental (1º ao 5º Ano). A leitura de cada um dos capítulos nos leva a perceber as dificuldades comuns de adaptação súbita que ocorreu da transposição da modalidade de ensino presencial para a remota, o que fez aflorar diversos problemas para os estudantes, seus familiares e os professores. Os textos ressaltam os esforços empreendidos pelos professores para dar continuidade à escolarização dos seus estudantes, por assegurarem algum contato com a magia da literatura, em momento, que ela se torna alento, conhecimento, companhia, encontro. Fica evidente que, não fosse o compromisso desses profissionais em preservar ainda que precária rotina de trabalho pedagógico e o reconhecimento da importância da literatura, nessa situação tão inesperada, a desestruturação seria imponderável. Cada professora, cada professor que promoveu alguma atividade de literatura com seus estudantes, seja de leitura de um conto, de contação de história, de um jogo com as palavras de um texto literário, por mínima que tenha sido a interação, deu testemunho de valorização ao trabalho da escola e ao desenvolvimento de seus estudantes. Ninguém sairá incólume dessa experiência, e da memória que todos dela guardarão, com certeza, o tempo da literatura durante a pandemia, por meio das telas do celular ou do computador, será preservado como aquele em que uma professora leu para seus estudantes.Livro Turismo em tempos de Covid-19: ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal(FFLCH/USP, 2021) Carolina TodescoÉ de notoriedade global que o turismo tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Não sem menos, os danos causados possuem nuances em todas as dimensões: econômicas, políticas, sociais e geográficas, as quais, pela força do impacto, merecem ser desveladas. É nesse contexto que foi criado, em maio de 2020, o grupo de pesquisa "Turismo em Tempos de Pandemia: uma análise multi e trans-escalar", certificado no Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). grupo agrega pesquisadores e estudantes de todas as regiões brasileiras, bem como de Argentina, França, Moçambique e Portugal, reunidos em torno do objetivo comum de produzir uma análise crítica e fundamentada acerca dos desdobramentos da crise sanitária sobre o setorLivro POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, 2022-04-27) Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de Souza; Cruz, Maria do Socorro Luna; Macedo, Liane de BritoO cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuários. O presente documento foi elaborado baseado nas recomendações técnicas das Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR), da Federação Nacional das Entidades de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO), do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), do Protocolo de Biossegurança da UFRN, e da cartilha de orientações idealizada pelo Departamento de Fisioterapia da UFRN, do campus Natal. A retomada das atividades impõe necessárias medidas, políticas e boas práticas internas que deverão ser adotadas neste período pela Instituição, dentre as quais o cálculo populacional para cada espaço da CEF a partir de sua planta baixa e da previsão de consumo de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (s) - per capita. Para implantação das ações propostas neste documento, sugerimos 3 etapas de execução. A primeira etapa, de curta duração, será a ampla divulgação e capacitação à distância desse projeto, dos documentos de referência e do POP de Biossegurança da UFRN . Sugerimos também a realização do curso EAD do AVASUS sobre paramentação e uso de EPI no contexto da pandemia da COVID-19. A segunda etapa será o treinamento presencial para os colaboradores diretamente ligados ao retorno: docentes, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados, bolsistas/monitores, pós-graduandos e discentes. A terceira etapa, por sua vez, consistirá no contato telefônico, recrutamento de pacientes elegíveis e retorno às atividades práticas assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a presente versão do POP de Biossegurança da Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA trata especificamente de modificações necessárias para a implementação da terceira etapa do plano de retorno das atividades presenciais da Clínica e foi baseado na terceira versão do POP de Biossegurança da UFRN , publicado em 14 de março de 2022Livro Impactos econômicos da COVID-19 no Rio Grande do Norte(EDUFRN, 2022-05-02) Macedo, Luziene Dantas de (org.); Lourenço, André Luís Cabral de (org.)Este livro é resultado dos esforços de pesquisadores (docentes e discentes) do Departamento de Economia da UFRN e tem o objetivo de iluminar algumas questões específicas do Rio Grande do Norte, especialmente no que tange ao diagnóstico dos impactos econômicos e sociais da crise pandêmica, tomando-se como base o primeiro semestre de 2020, período em que enfrentamos o primeiro pico dos casos de transmissão e de óbito da Covid-19 no Brasil.Livro Vivência integrada na comunidade: experiências de uma escola médica durante a pandemia da Covid-19(Rede UNIDA, 2021-08) Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Bastos, Raquel Littério de; Bonfada, Diego; Medeiros, Jéssica Farias Dantas; Costa, Marcelo Viana daOs relatos e análises dispostos nesta obra são fruto do trabalho de estudantes, professores, servidores e trabalhadores de saúde genuinamente inquietos, curiosos e dispostos a colaborar com as diversas necessidades de saúde surgidas ou intensificadas pela pandemia da Covid-19. o livro também traz reflexões sobre como a pandemia impactou a formação médica, as políticas educacionais indutoras de mudança, a implantação de um serviço e uma disciplina sobre telemedicina e os demais efeitos do ensino remoto.Livro Manual de orientações gerais para atuação de estudantes e de Residentes da atenção básica durante a pandemia de COVID-19(Ed. dos Autores; Editora e Gráfica Ideal, 2021) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Matos Segundo, Jair; Brandão, Miriam de AndradeO presente documento tem o intuito de divulgar as ações propostas a serem efetivadas durante o período de duração da pandemia de COVID-19, a fim de fornecer orientações que guiarão a proteção individual e coletiva dos estudantes e dos residentes de instituições de saúde no Brasil.Livro Me preparando para o parto e nascimento: orientações sobre a gestação, parto e pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Magalhães, Adriana Gomes; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Matias, Allyne Dantas; Silva, Ana Clara de Oliveira; Soares, Ana Eloisa Ventura; Soares, Brenda Kelly Pontes; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Araujo, Gisely da Costa; Souza, Graciane Pereira de; Medeiros, Hodenizy Tereza de Aquino; Feitoza, Ilana Bruna de Lima; Araújo, Joyce Freitas de; França, Monalisa Silva deO e-book ora apresentado foi fruto do projeto de extensão intitulado “A mulher como protagonista do parto: Atuação Interprofissional no alívio da dor e no incentivo ao parto normal, que possuía o intuito de atuar na promoção da qualificação da atenção ao parto e nascimento por meio da utilização de métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto e do estímulo à liberdade de posição no parto proporcionando uma experiência positiva para mulher como protagonista do seu parto, assim como, propiciar atividades educativas, com enfoque no trabalho interprofissional e interdisciplinar, que favorecessem um cuidado adequado para as mulheres em trabalho de parto e no puerpério. Foi elaborado por discentes do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia, sob a orientação de docentes do curso de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade De Ciências Da Saúde Do Trairi - FACISA/UFRN. Este é um produto das publicações realizadas nas mídias sociais com base em evidências científicas a respeito de temáticas que abordaram a importância do pré-natal, orientações gerais sobre a covid-19 na gravidez, hábitos saudáveis em tempos de pandemia, exercícios físicos na gestação e outras informações importantes de interesse para gestantes, acompanhantes e familiaresLivro Ninguém segura a mão de ninguém: ressignificando a história do tempo presente(EDUFRN, 2021-11-11) Morais, Grinaura Medeiros de (org.); Carvalho, Maria Elizete Guimarães (org.); Lima, Rogério de Araújo (org.)Este e-book veio à lume pelas ideias e pelas mãos profissionais de educadores, das suas experiências fortuitas na laboração dos seus métiers, do agora e do quando, literariamente falando, a realidade nos era favorável e podíamos falar abertamente “Ninguém solta a mão de Ninguém”. Essa frase, cunhada no seio dos movimentos sociais para expressar a união do povo na defesa dos seus direitos, encontra aqui o seu avesso para também empunhar a bandeira em favor da proteção humana. “Ninguém segura a mão de Ninguém” é a porta de entrada do nosso livro, que se situa no escopo das ideias lançadas pela ONU e pelos órgãos de saúde do mundo inteiro. Os autores deste livro, em seus afazeres acadêmicos cotidianos, agora instados à ausência dos seus pares e dos seus alunos, imposição do tempo presente, ocupam-se também da guerra contra a doença coletiva, causada pela COVID-19. Essa pandemia, sem similar na história recente da humanidade e que nos visita propositadamente em sua forma abrangente e global, quiçá em sua forma mais intimista e próxima, quando podemos estar morando com esse inimigo comum, indefinível, incolor, insípido, informe e imperceptível, que nos coloca entre paredes, nos faz refletir sobre questões complexas. Ressignificar a história do tempo presente é jogar luzes sobre focos, incitando a expansão das suas possibilidades; é fazer perguntas e discuti-las em exaustão; é criar margem para novas ideias, novos pensamentos e novas ações. É bem provável que as lições do tempo presente tragam sementes de transformação, fazendo brotar novos hábitos, novas leituras, novo jeito de viver. E, também, é possível que quase nada aconteça. Sendo os autores desta escritura educadores, a questão não passaria à margem das suas preocupações e dos seus envolvimentos – estando esses profissionais vinculados à ponta da realidade –, uma vez que pertence a um passado longínquo a crença de que professor ensina a matéria do livro na escola e deixa aos outros os problemas sociais.Produto Educacional POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Cruz, Maria do Socorro Luna; Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de SouzaO cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID19 - causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuáriosLivro Prontuário eletrônico de pacientes na atenção primária: uma abordagem à luz da saúde global(SEDIS-UFRN, 2021-03-01) Morais (Org), Antonio Higor Freire de; Silva (Org), Janaína Luana Rodrigues da; Santos (Org), João Paulo Queiroz dos; Costa (Org), Leandro SilvaNeste livro, de maneira inovadora, a interdisciplinaridade se desenvolve sobretudo na tentativa de superar a ruptura do conhecimento entre saúde e tecnologia, saberes ainda fragmentados na sociedade moderna, ultrapassando assim os limites destas disciplinas e oportunizando aos leitores um aprendizado integral e contextualizado.Livro Ensino remoto emergencial: proposições e tutoriais para o uso de recursos digitais em aulas remotas(SEDIS-UFRN, 2021-02-01) Carvalho, Letícia dos Santos; Fonseca, Alyssandra Viana; Cosata, Fernando Wanderson de Lima; Melo, Morgana Sousa dePropor, no contexto do formato remoto de ensino, atividades com recursos digitais.Livro Ensino remoto emergencial: proposta de design didático para o estágio curricular supervisionado em curso de licenciatura(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Morais, Ione Rodrigues Diniz; Dantas, Eugênia Maria; Carvalho, Letícia dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos SantosPropor um design didático para o Estágio Curricular Supervisionado, em curso de licenciatura, na perspectiva do Ensino Remoto Emergencial.Livro Ensino remoto emergencial: estudantes com necessidades educacionais específicas na UFRN(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Viana, Flávia Roldan; Viana, Flávia Roldan; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Magro, Juliana Pinheiro; Magro, Juliana Pinheiro; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Silva, Luzia Guacira dos SantosEstudante com Necessidades Educacionais Específicas. Organização, elaboração e uso de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação acessível na mediação do ensino remoto. Acompanhamento e processo avaliativo.Capítulo de livro A Importância dos trabalhadores da saúde no contexto COVID-19(CONASS, 2021-01) Castro, Janete Lima de; Pontes, Haroldo Jorge de CarvalhoEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de provocar reflexões sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde, antes e durante a pandemia de COVID-19. Usando como ponto de partida o debate sobre o que ser herói, ele provoca o reconhecimento das precárias condições de trabalho e suas implicações no conjunto da força de trabalho em saúde. Elaborado a partir de pesquisas realizadas em Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador, ele relembra o papel fundamental dos trabalhadores para o bom desempenho dos serviços de saúdeLivro Geografia e Arte(Caule de Papiro, 2020) Dozena, Alessandro (Org.)A presente obra se relaciona com a trajetória dos seus autores(as) e suas múltiplas aproximações com as manifestações artísticas.