PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24097
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Dissertação Comportamento informacional dos servidores técnicos administrativos acerca do uso e manutenção de extintores de princípios de incêndio em uma universidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Rêgo, Ricardo Pereira do; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; https://orcid.org/0009-0002-8355-8298; http://lattes.cnpq.br/4610654223761485; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Macêdo Neto, Miguel Cabral deA preocupação com a prevenção de riscos e a promoção de ambientes seguros, temas centrais no campo da Segurança no Trabalho, progressivamente vem sendo incorporados à missão e objetivos organizacionais modernos. No âmbito das universidades federais, a disseminação de informações é essencial à criação de um ambiente seguro para a comunidade acadêmica, cabendo aos gestores garantir que todos estejam cientes das melhores práticas e preparados para agir de maneira adequada em situações de emergência e, neste sentido, a análise do comportamento informacional se configura como um aspecto importante para que se tenha uma maior compreensão sobre como são enfrentados os desafios inerentes à segurança nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. O comportamento informacional está relacionado às diversas formas como o sujeito interage com a informação, indicando como este se apropria, processa e a utiliza quando há necessidade. Assim, esta pesquisa objetivou analisar o comportamento informacional de servidores quanto à segurança no trabalho, focalizando, especificamente, as práticas preventivas concernentes à manutenção dos extintores de princípios de incêndio, no âmbito do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A investigação caracterizou-se como sendo um estudo descritivo no qual se adotou como procedimento técnico o estudo de caso e teve como participantes os servidores técnico-administrativos que compõem o quadro funcional do CCET - UFRN que exercem atividades relacionadas à gestão da segurança. A coleta dos dados se deu por meio de análise documental, observação e aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas baseado no modelo de Wilson. Os resultados indicam que a maioria dos servidores dispõem de dados sobre segurança e manejo de extintores de princípios de incêndio. No entanto, são inúmeras as necessidades que fomentam a busca por mais informações sobre como agir, sendo o comportamento informacional caracterizado pelo uso de estratégias baseadas na análise do contexto, dos riscos, do tipo de incêndio e características dos extintores disponíveis a partir de consultas a fontes como a internet e os canais institucionais, bem como, o suporte dos colegas mais próximos. Como produto desta investigação, propõe-se o desenvolvimento de um dispositivo tecnológico, o protótipo de um aplicativo para o gerenciamento de extintores de combate a princípios de incêndio, a ser utilizado como ferramenta na otimização do processo de gestão da segurança nos contextos de trabalho.Dissertação A informatização do processo de estágio probatório à luz da gestão da informação e da gestão de processos: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Costa, Mariângela das Mercês Bezerra de Azevedo; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/0397845887715868; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Silva Filho, Roosevelt Bezerra daConsiderando a relevância de implementar melhorias contínuas na gestão e execução dos seus processos institucionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte utiliza a tecnologia de forma sistematizada por meio dos Sistemas Integrados de Gestão e Serviços disponíveis na instituição. Dentro deste cenário, o processo de Estágio Probatório, que é fundamental para a trajetória profissional dos servidores da instituição, ainda não foi informatizado. Atualmente, o registro e controle dos dados e informações desse processo são realizados praticamente de forma manual, o que se manifesta na elevada quantidade de subprocessos para executá-lo. Diante desse contexto, pressupondo a necessidade de informatização, esta dissertação objetivou definir as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de um módulo informatizado de suporte à gestão do processo de Estágio Probatório, visando sua proposição. E de maneira específica: a) Compreender as diretrizes, condicionantes e restrições que regulamentam o período de estágio probatório; b) Mapear o fluxo de atividades e o fluxo de informações do processo de EP; c) Identificar as necessidades informacionais dos atores envolvidos no processo de EP; d) Modelar as funcionalidades do módulo EP no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva, prescritiva e aplicada, fundamentada na gestão da informação e na gestão de processos em um processo institucional, a partir de um estudo de caso. Quanto aos instrumentos para coleta dos dados, foram realizadas pesquisas documentais, aplicadas entrevistas com os atores do processo e realizado um grupo focal com fins de validação. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), adaptada para análise dos diferentes conjuntos de dados gerados por cada estratégia de coleta. Por fim, os resultados deste estudo, possibilitaram um melhor entendimento acerca do referido processo, identificando dificuldades e possibilidades de melhorias, bem como corroboraram a necessidade de informatizá-lo a partir de um módulo para gerenciá-lo. Como forma de contribuir com o aprimoramento da gestão do processo de acompanhamento, análise e homologação do Estágio Probatório dos servidores da instituição em tela, e como produto final do mestrado profissional em Ciência da Informação foi elaborada uma lista de 13 funcionalidades, alinhadas às premissas da gestão da informação e da gestão de processos, que poderão compor o referido módulo informatizado. Essas funcionalidades foram elaboradas, detalhadas e estruturadas de acordo com as políticas de desenvolvimento definidas pelos sistemas presentes na referida instituição. Os resultados obtidos poderão subsidiar a implementação do futuro módulo informatizado de Estágio Probatório por esta instituição, bem como servir de base para outros órgãos da esfera federal que tenham interesse em desenvolver um sistema de suporte à gestão desse importante processo, resguardadas e consideradas as particularidades de cada órgão.Dissertação Avaliação da competência em informação dos usuários aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo do Governo Federal - Sou.Gov(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-24) Araújo, Maria Dolores Monte Nunes; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/8322052248680877; Lucca, Djuli Machado de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira daO desenvolvimento da competência em informação de servidores públicos aposentados pode contribuir para o alcance da qualidade de vida, cidadania, liberdade, emancipação e outras capacidades no uso efetivo dos recursos informacionais. Sendo assim, este estudo buscou analisar a competência informacional dos servidores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo SouGov, ferramenta que facilita o gerenciamento de informações pessoais e funcionais. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada nesta pesquisa teve caráter descritivo e exploratória, com e abordagem quantiqualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, e sua análise foi realizada por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva e exploratória, buscando identificar padrões e relações entre as informações coletadas. A análise dos dados permitiu identificar nuances e padrões, como níveis variados de competência, resistência ou insegurança ao usar tecnologias digitais, necessidade de habilidades específicas e barreiras físicas e cognitivas, o que revelou a necessidade de criação de um projeto de capacitação voltado para público, visando à inclusão digital, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam uma tomada de decisões mais informada, fomentando a inclusão e a participação ativa dos servidores públicos aposentados na sociedade contemporânea.Dissertação Mediação cultural: conexão e diálogo na Galeria Conviv'Art(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Sousa, Elidete Alencar de; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/1366589753126378; Lima, Celly de Brito; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoAs crescentes mudanças e reestruturações experimentadas por museus, centros culturais e serviços educativos, desde a segunda metade do século XX, têm impactado significativamente os aspectos sociais, educacionais e representativos na sociedade. Essas transformações têm alterado a forma como as instituições são percebidas pelo público e levado discussões do seu trabalho com a comunidade e o território. Isso é feito com base na divulgação de informações culturais e implementação de estratégias da mediação cultural, que visam criar espaços de diálogo inclusivos, participativos, dinâmicos e reflexivos. Nesse sentido, este trabalho dissertativo consiste numa análise de mediação cultural da Galeria Conviv’Art - equipamento cultural do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - ao explorar diálogos e estratégias para ampliar o acesso da comunidade universitária às exposições artísticas realizadas no espaço cultural. Portanto, tem como objetivo geral refletir sobre a importância da mediação cultural como recurso essencial para promover o acesso e conhecimento da galeria. Os objetivos específicos são: caracterizar a Galeria Conviv’Art e seus respectivos elementos históricoorganizacional e cultural, identificar os principais fatores que contribuem para a baixa visitação do público e desenvolver uma proposta de intervenção para estimular a participação do público universitário aos eventos da galeria. O percurso metodológico contou com uma pesquisa empírica que embasou teoricamente com colocações de autores como Strey (2002); Perrotti; Pieruccini (2014); Rasteli; Cavalcante (2014); Araújo et al. (2020), dentre outros, com a leitura de artigos de periódicos, livros e bases de dados como Scopus, Scielo, Brapci, Google Acadêmico. Aplicou-se um questionário (10 perguntas objetivas e 01 pergunta subjetiva ao final), direcionado ao público institucional, do qual coletou-se informações de 560 respondentes, o que caracterizou uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa. Por meio da análise de conteúdo foram criadas 4 categorias de análise: Reconhecimento e Divulgação; Logística e Acessibilidade; Programação e Atividades Complementares; Fortalecimento da Relação com a Comunidade Acadêmica. A Proposta de Intervenção contribui com o produto intitulado MediArte: Estratégias de Conexão e Diálogo na Galeria Conviv’Art, no qual propõe o fortalecimento do diálogo entre arte e academia, fundamental para avivar a galeria como um espaço de formação, expressão e desenvolvimento intelectual, contribuindo expressivamente na construção de uma sociedade crítica e participativa. Conclui realçando a importância da mediação cultural em galerias de arte no âmbito da Universidade, como ambiente propício para potencializar a capacidade de descobrir, criar e inovar conhecimentos.Dissertação Fluxo de informação na prestação de serviço no Laboratório de Metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Dantas, Alan César dos Santos; Rivero, Alejandro Caballero; Perales, Wattson José Saenz; http://lattes.cnpq.br/8017388404630679; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Presser, Nadi HelenaEste estudo explora a importância de uma gestão eficiente e da modelagem do fluxo de informações no Laboratório de Metrologia (LabMetrol) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O laboratório desempenha um papel essencial ao oferecer serviços de metrologia a diversas instituições e empresas, atendendo demandas cruciais de qualidade e precisão, fundamentais para o desenvolvimento local e regional. A pesquisa tem como objetivo principal identificar e resolver falhas no fluxo informacional do LabMetrol, de modo a tornar seus processos de prestação de serviço mais eficientes e eficazes. Dentre os objetivos específicos, estão o mapeamento completo do fluxo de informações, a análise da satisfação dos clientes e a criação de um relatório técnico que documente e organize todo o processo. Para alcançar esses objetivos, o estudo adota uma metodologia de estudo de caso, combinando análise documental e aplicação de questionários aos usuários dos serviços do laboratório. A análise do fluxo de informação no LabMetrol identificou desafios e oportunidades de melhoria na comunicação interna e na experiência dos clientes. Os principais achados incluem: (1) comunicação descentralizada entre setores, causando atrasos e dificuldades na rastreabilidade dos dados; (2) falta de padronização nos registros, dificultando consultas e recuperação de informações; (3) satisfação dos clientes com nota média de 4,09 (em escala de 1 a 5); (4) variação na percepção dos prazos de execução, com média de 3,9 (em escala de 1 a 5). Para otimizar os processos, foram desenvolvidas três ferramentas: um questionário de satisfação, um guia para cadastramento de calibração no SIPAC-UFRN e um checklist de equipamentos metrológicos. A implementação de um sistema integrado de gestão, padronização de registros e treinamento contínuo pode melhorar a comunicação, a transparência e a confiabilidade do laboratório. Além de otimizar processos internos, essas melhorias fortaleceriam a competitividade e a credibilidade do LabMetrol no setor de metrologia. Recomenda-se a implementação gradual das mudanças e o monitoramento contínuo dos impactos, garantindo inovação e excelência no futuro.Dissertação Reestruturação do acervo arquivístico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Rio Grande do Norte: tratamento e digitalização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Dourado, Silvana Gadelha; Macedo, Patricia Ladeira Penna; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; 95379363415; http://lattes.cnpq.br/4549921017276641; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Lima Júnior, Melquiades Pereira deO presente estudo busca analisar o acervo documental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado do Rio Grande do Norte (Incra/RN) por meio da compreensão das atividades de tratamento e digitalização dos documentos arquivísticos em suporte papel realizadas na instituição. O trabalho se configura como uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, que utiliza o método indutivo e para coleta de dados utilizou a pesquisa documental e bibliográfica. O referencial teórico traz conceitos e aplicações voltados aos seguintes temas: Gestão da Informação, Gestão da Informação aplicada em Documentos, sua relação com a Arquivologia e a garantia aos direitos e ao fortalecimento da Cidadania através do acesso à informação. A pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de uma cartilha de digitalização aplicada aos documentos do Incra/RN, alinhada às práticas de Gestão da Informação. Os objetivos específicos incluem o levantamento de cartilhas de digitalização de outras instituições federais, o mapeamento dos fluxos documentais internos do Incra/RN e a divulgação das atividades realizadas como inspiração para outras regionais. Como produto, apresenta-se uma cartilha produzida com o objetivo de registrar as etapas de tratamento realizadas na instituição e auxiliar outras instituições em novos projetos que visam o cuidado e a digitalização de documentos. Conclui-se que o uso de metodologias adequadas de Gestão da Informação é essencial para potencializar o valor informacional dos documentos e garantir a transparência e eficiência administrativa. A proposta contribui de forma significativa para a transformação digital do Incra/RN e oferece subsídios práticos que podem ser replicados por outras unidades da federação.Dissertação Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Tarragó, Nancy Sanchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/7790787210877961; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975; http://lattes.cnpq.br/2055797638558976; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Ribeiro, Wagner LeiteAs rápidas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas impactam o ensino superior, exigindo que as universidades se adaptem para atender às demandas do século XXI. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é essencial para alinhar a formação dos estudantes às normativas vigentes, mas enfrenta desafios operacionais. A complexidade do processo, que envolve múltiplos fluxos de informação, documentos e atores, aliada à escassez de orientações claras para coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante, tem resultado em atrasos nos últimos três anos. Diante desse cenário, a pesquisa busca mapear os fluxos de informação envolvidos na elaboração e atualização dos PPCs, identificar entraves e propor ações para a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIACOM), com destaque para a criação de uma cartilha informativa que auxilie na compreensão do processo. A pesquisa é qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados, e adota pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para o mapeamento dos fluxos de informação, foram aplicadas as ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM). Os resultados detalham as etapas do processo de atualização dos PPCs, evidenciando os fluxos de informação, entradas, saídas, restrições e responsabilidades. A análise permitiu organizar as atividades de forma sequencial, identificar inter-relações e destacar a necessidade de um fluxo contínuo de informações para garantir maior eficiência. Conclui-se que a falta de diretrizes claras impacta negativamente o andamento dos PPCs. A pesquisa contribui ao propor soluções para melhorar a gestão e comunicação do processo, com destaque para a cartilha informativa, que visa orientar os envolvidos e reduzir atrasos, promovendo maior eficiência na atualização dos PPCs na UFRN.Dissertação Mediação da informação e fluxos informacionais no processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de graduação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Nóbrega, Romerito Morais da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; https://orcid.org/0000-0002-4157-740X; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/5411241361223234; Santos Neto, João Arlindo dos; Tarrago, Nancy SanchezAs discussões de uma comunicação científica mais social, ou seja, mais democrática e de livre acesso, surgiram em um panorama de crise das revistas científicas, em que já não era mais sustentável a ideia de que, apenas poucas pessoas poderiam acessar o conhecimento científico que era produzido, na maior parte com recursos públicos. Nesse contexto, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), implementou seu Repositório Institucional (RI) como objetivo de disponibilizar a sua produção científica para toda a sociedade, em atendimento ao Movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta. O povoamento desse repositório, no que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCC) de graduação é atualmente realizado por meio do autoarquivamento. Sendo assim, a partir de experiências na etapa de validação da biblioteca, foi possível perceber um alto número de trabalhos rejeitados, tornando o processo pouco eficiente e atrasando a disponibilização desses trabalhos. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver esta pesquisa, com o objetivo geral de investigar como ocorre a mediação da informação e os fluxos informacionais no processo de depósito de TCC de graduação no Repositório Institucional da UFRN (RI-UFRN). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de um estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu análise documental, questionário aplicado aos concluintesde2024.1 e entrevista com a gestora do Repositório Institucional da UFRN. A análise dos resultados utilizou estatística descritiva e Análise Categorial de Bardin. Em relação aos resultados finais, foi possível caracterizar o processo de autoarquivamento a partir dos documentos institucionais, sendo identificadas incompatibilidades de informações iguais dadas em documentos diferentes, assim como ausência de aspectos que deveriam ter sido contemplados ao longo dos documentos analisados. Ainda na análise dos resultados, na aplicação do questionário foi possível identificar as principais dificuldades e lacunas dos discentes durante o processo, cujas principais problemáticas estiveram voltadas a falta de conhecimento dos elementos obrigatórios e a falta de aprofundamento do tutorial de depósito sobre questões importantes para dar suporte aos discentes. A entrevista com a gestora elucidou que os problemas no processo de autoarquivamento atravessam também questões institucionais e, dessa forma, as melhorias precisam partir de uma ação colaborativa entre os mais diversos setores. Sendo assim, a partir de uma triangulação dos resultados alcançados, foi possível definir as ações de mediações já implementadas, propor novas ações a partir das dificuldades dos alunos, aprofundar as discussões a partir da entrevista sobre a necessidade de institucionalizar o repositório e, portanto, propor uma intervenção de melhoria do processo que resultou em um novo modelo de tutorial de depósito que contemplasse todas as especificidades e as necessidades informacionais.Dissertação O processo administrativo de contratação via sistema de registro de preço: um mapeamento de processos com vistas à aplicação da Lei nº 14.133/2021 na Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Cordeiro, Luciana Laura Gusmão; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Perales, Wattson José Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; https://orcid.org/0000-0003-1864-5379; http://lattes.cnpq.br/9879280364587835; Carvalho, Anne Emilia Costa; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro AlvesEsta pesquisa teve como objetivo principal identificar adaptações necessárias no processo de contratação de bens e serviços via adesão ao Sistema de Registro de Preços (SRP) na Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), conforme a Lei nº 14.133/2021. Com abordagem mista (quali-quantitativa), o estudo incluiu pesquisa documental de legislações e dados estatísticos, análise de conteúdo de entrevistas e grupos de discussão, além de um estudo de campo na SIN. Foram realizadas análises de tramitação de tempo, causa e efeito, mapeamento do processo em BPMN e avaliação de valor agregado (AVA). Identificou-se que o processo de contratação via ata de SRP na SIN possui 109 atividades distribuídas em quatro subprocessos, necessitando de maior padronização. As principais dificuldades incluem falta de clareza nos fluxos e ausência de roteiros para servidores, o que impacta a eficiência. Propostas incluem checklists, fluxogramas, capacitação contínua e grupos de trabalho para elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Termos de Referência (TR). Foi desenvolvido um Procedimento Operacional Padrão (POP), detalhando as atividades necessárias para alinhar a SIN à nova legislação. Sugere-se, ainda, a criação de normativas específicas e a digitalização dos processos para maior eficiência. A pesquisa contribui para a governança das contratações e evidencia a necessidade de estudos futuros sobre outros métodos previstos na Lei nº 14.133/2021.Dissertação Análise do fluxo de informação no processo de registro e acompanhamento de acidente do trabalho no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Zeferino, Antônio Carlos; Moreira, Luciana de Albuquerque; Perales, Wattson José Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/2207729572588604; França, André Luiz Dias de; Carvalho, Ricardo José Matos de; Macêdo Neto, Miguel Cabral deEste estudo analisou o processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na dinâmica de seu fluxo informacional. Tal processo propicia à associação de informações estatísticas, epidemiológicas, trabalhistas e sociais, além de possibilitar a análise das condições em que ocorreu o acidente. De 2019 a 2023 foram registradas 224 comunicações de acidentes de trabalho, o que requer atenção por parte da instituição. Esse montante demonstra a necessidade de elaboração de estratégias que permitam acompanhar o processo com tomada de decisão com base em informações de qualidade. Essas estratégias, feitas de forma sistemática e com constância, favorecem a eficiência, eficácia e, principalmente, a efetividade do setor de saúde e segurança do trabalho, que atua na análise e consequentemente na prevenção de acidentes. Diante deste contexto, este estudo questionou: em que medida os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho na UFRN, interferem na qualidade e celeridade da análise do acidente e da adoção de medidas de prevenção? Com o intuito de responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na UFRN interferem na qualidade e celeridade da análise dos acidentes e da adoção de medidas de prevenção, e propor medidas para aprimorar esse fluxo, priorizando a clareza, completude das informações e agilidade no processo. E de maneira específica: a) Descrever e caracterizar o fluxo informacional no processo de registro e acompanhamento de acidente de trabalho; b) Identificar ocorrências que possam interferir na clareza e completude das informações e na celeridade da comunicação, análise dos acidentes de trabalho e adoção de medidas para sua prevenção; e c) Propor produtos informacionais que contribuam para o gerenciamento do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, baseada na gestão da informação em um processo organizacional, a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio do envio de questionário, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise foi conduzida com base na abordagem qualitativa de conteúdo, conforme Bardin (2011), complementada pela triangulação de dados. Os resultados evidenciaram a falta de clareza e completude das informações relacionadas às etapas do processo, criando barreiras no fluxo informacional e comprometendo a celeridade. Além disso, identificou-se a ausência de padrões institucionais para a execução das tarefas nas etapas de análise e deficiência na comunicação dos dados de acidentes, o que dificulta o acompanhamento adequado. Assim, este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada por meio do aperfeiçoamento do fluxo informacional do processo. Busca instituir uma abordagem colaborativa das equipes de análise e acompanhamento de acidentes de trabalho. Conclui-se que o aprimoramento proposto deve ser implementado, considerando as necessidades informacionais identificadas, alinhadas ao uso dos produtos informacionais criados, com o foco na promoção de melhorias contínuas.Dissertação Gamificação como estratégia para o desenvolvimento da competência em informação e promoção da leitura em bibliotecas comunitárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Souza, Marciele Oliveira de; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-3123-9420; http://lattes.cnpq.br/7019395598060930; Farias, Gabriela Belmont de; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Este estudo propõe uma abordagem inovadora para o desenvolvimento da competência em informação e a promoção da leitura em bibliotecas comunitárias, utilizando a gamificação como estratégia central. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, da Fundação Fé e Alegria do Brasil, situada no Loteamento Boa Esperança, em Natal, Rio Grande do Norte. Reconhecida como equipamento de referência para a comunidade, essa biblioteca promove atividades que estimulam a leitura e desenvolvem competências informacionais entre os usuários engajados em seus projetos. Suas práticas informacionais estão ancoradas em um documento institucional que apresenta uma matriz temática voltada à convivência social e aos direitos da infância e juventude. Nesse contexto, a gamificação – definida como o uso de elementos de jogos em situações não lúdicas – é adotada como uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos usuários. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um guia estruturado para a criação de atividades gamificadas, com foco no aprimoramento da competência em informação e na promoção da leitura em bibliotecas comunitárias. O estudo adotou uma metodologia exploratória, descritiva e aplicada, com abordagem de pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, observação participante e testes de atividades gamificadas realizados com um grupo piloto de usuários. A pesquisa seguiu etapas específicas: identificação das competências informacionais relevantes para crianças e adolescentes; análise das estratégias de gamificação; e desenvolvimento de um modelo de atividade gamificada, com base na proposta de Ivanio Dickmann, que incorpora desafios, recompensas e competições saudáveis. Como etapa essencial da pesquisa, foram realizadas e avaliadas quatro atividades gamificadas com participantes entre 12 e 17 anos. Essas atividades visaram desenvolver competências informacionais como localizar fontes de informação, interpretar conteúdos, se comunicar de forma eficaz, realizar tarefas em grupo e estabelecer novas relações sociais. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos lúdicos e competitivos na rotina da biblioteca contribuiu significativamente para o engajamento dos usuários, promovendo o desenvolvimento de competências informacionais e incentivando a leitura. Com base nesses achados, foi criado um guia com diretrizes para a aplicação de atividades gamificadas, oferecendo um recurso valioso para adaptação a outros contextos ou bibliotecas.Dissertação Uso da linguagem simples no Instagram para o fomento à transparência e controle social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-28) Araujo, Saul Lincoln Bezerra de; Sanchez-Tarrago, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0001-7069-2610; http://lattes.cnpq.br/2204335570665716; França, André Luiz Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8278-3664; http://lattes.cnpq.br/5684942906411942; Amaral, Felipe José Gurgel do; https://orcid.org/0000-0002-6331-351X; http://lattes.cnpq.br/5763978755775986; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870A interconexão entre Administração Pública, transparência e controle social é crucial para promover a accountability e fortalecer a democracia. O controle social, representado pelo envolvimento ativo dos cidadãos, contribui para uma governança transparente por meio do acesso as informações pertinentes. Para isso, as informações requerem ser disponibilizadas de forma clara e por canais adequados. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver diretrizes para orientar a divulgação aprimorada de informações orçamentárias e financeiras da UFRN por meio de mídias sociais, utilizando linguagem simples e design de informação. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar o estado atual da divulgação de informações orçamentárias e financeiras na UFRN por meio do portal de transparência e das mídias sociais; avaliar se a divulgação das informações orçamentárias e financeiras segue boas práticas de linguagem simples e, por último, definir as características da informação financeira e orçamentária segundo os pressupostos da linguagem simples e do design de informação para determinar diretrizes de aplicação em mídias sociais institucionais. e fortalecendo o controle social. Cientificamente, a pesquisa preenche uma lacuna, gerando conhecimento teórico e prático, visando contribuir para uma instituição mais forte e inovadora, destacando-se na administração e governança. Para atingir os objetivos foi traçada uma pesquisa exploratória e descritiva, que utiliza pesquisa bibliográfica e documental para sistematizar literatura sobre a temática e avaliar as informações financeiras e orçamentárias disponíveis no Portal de transparência da UFRN, respectivamente. A avaliação das informações do Portal seguiram as orientações do Guia de uso da Linguagem Simples para Apresentação de Serviços Públicos, com relação a aplicação da linguagem simples e o design de informação. Após a avaliação foram criadas diretrizes para divulgar essas informações financeiras e orçamentárias em mídias sociais, seguindo as recomendações do Guia. Como resultado dessa análise foi constatado que o Portal de transparência atende alguns quesitos relacionados com linguagem simples e design de informação, enquanto falha em outros. A partir daí foram elaboradas diretrizes para divulgação dessas informações por meio do perfil de Instagram institucional oferecendo orientações sobre design de informação, escrita de textos, aparência, desenho de gráficos, entre outras. Se conclui que a adoção da linguagem simples e do design da informação em comunicações via mídias sociais, como Instagram, permitirá tornar essas informações mais claras e acessíveis, promovendo maior engajamento e participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil de modo geral no controle socialDissertação Segurança da informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: estudo de caso na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-28) Paula, Najara Mara Nascimento de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; 04739375494; http://lattes.cnpq.br/3427148211186169; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Alves, Davis Souza; http://lattes.cnpq.br/0053605283949866; Aganette, Elisângela Cristina; https://orcid.org/0000-0003-4357-8016; http://lattes.cnpq.br/6224307970906388As organizações tornaram-se grandes centros informacionais e muitas são as finalidades que justificam o tratamento de dados por parte das empresas. A informação pode ser um ativo de relevância nas organizações, quando tratada de maneira correta durante o seu ciclo de vida, ela agrega valor e torna-se relevante para os processos organizacionais, este fato, fortalece a possibilidade de sucesso das empresas. Mas o uso constante de dados em massa, se não bem administrado, é capaz de causar danos irreparáveis a sociedade, é preciso cuidar dos dados para evitar o uso indevido por pessoas não autorizadas. Com este propósito, entra em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, esta pesquisa aborda como a área da Segurança da Informação contribui para a conformidade da LGPD na rede de hospitais da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer (LIGA). Com objetivo de propor ações de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados, por meio da aplicação de diretrizes da Segurança da Informação nos colaboradores da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, mediante a Gestão de Processos de Negócios. De modo específico, objetiva: a) Identificar os dados pessoais e pessoais sensíveis que são utilizados nos setores da LIGA e em quais processos; b) Mapear os processos que estão vinculados aos dados pessoais e pessoais sensíveis; c) Adequar os processos irregulares mapeados de acordo com a LGPD, a partir de uma metodologia de Gestão de Processos de Negócios (BPM); d) Propor check list com recomendações para projetos de adequação a LGPD em hospitais. O referencial teórico é formado pela contextualização histórica e conceitual das temáticas: Lei Geral de Proteção de Dados, segurança da informação, gestão de processos de negócios, bem como evidencia a proteção de dados na área da saúde. De caráter exploratória, a pesquisa traz os métodos indutivo e estudo de caso, aplicou como técnicas de coleta de dados: a pesquisa ação, entrevista padronizada com uso de formulário e a gestão de processos de negócios. A construção do formulário foi com participação do Comitê de Proteção de Dados da LIGA, formado por equipe multidisciplinar da instituição. O universo é formado por quarenta e um setores, distribuídos em quatro grandes áreas: coordenação da experiência do paciente, coordenação médica, coordenação de infraestrutura e escola de oncologia. Apresenta análise geral da LIGA, no que diz respeito ao tratamento dos dados realizados nos setores com as diretrizes da LGPD, identifica processos irregulares e orienta, a partir de fases e etapas da BPM a conformidade dos processos com Lei. Como projeto de intervenção, propôs um check list com recomendações baseadas em Segurança da Informação e na LGPD para hospitais do mesmo porte ou semelhante a LIGA. Conclui-se que a LIGA possui boa maturidade na maior parte das etapas do ciclo de vida das informações em seus processos, mas pontos como guarda, prazo de guarda e descarte precisam de atenção. Percebeu-se a necessidade da inserção de novas atividades em processos já existentes e criação de novos processos para atender a conformidade da instituição com a LGPDDissertação Sistema integrado de informação e o comportamento informacional: um estudo a partir da perspectiva do usuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Cortês, Shirley Charlane Rodrigues de Oliveira; Perales, Wattson Jose Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Silva, Alzira Karla Araújo Da; https://orcid.org/0000-0003-3499-2530; http://lattes.cnpq.br/9118083826048075Esta pesquisa trata da relação entre o sistema integrado de informação e o comportamento informacional dos usuários, buscando responder à seguinte questão: quais as barreiras percebidas para implantação de um sistema integrado de informação em uma empresa de logística sob o ponto de vista do usuário? Para tanto, definiu-se como objetivo geral identificar as principais barreiras que impactam na implantação de um sistema integrado de informação a partir da perspectiva do usuário. De maneira específica, o estudo estabelece quatro objetivos: (1) descrever como ocorreu o processo de implantação do sistema integrado de informação na empresa objeto de estudo; (2) identificar e validar a importância relativa dos fatores relevantes para a implantação do software do ponto de vista do usuário; (3) identificar se os fatores se constituíram em barreiras para o caso do insucesso da implantação do sistema; (4) elaborar um guia de implantação de sistemas integrados de informação considerando as barreiras identificadas sob o ponto de vista do usuário. Para atingir esses objetivos, utilizou-se de pesquisa descritiva com natureza aplicada, abordagem qualitativa e de perspectiva monográfica. Estudando o caso em profundidade, as técnicas empregadas para coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário e a entrevista. Para interpretar o material empírico, recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (1979) e, a partir dela, foi possível definir, sob a perspectiva do usuário, os fatores relevantes para a implantação de um sistema integrado de informação e como esses fatores se constituíram em barreiras na visão deles. Os resultados apontam que as barreiras percebidas pelos usuários se relacionam com as três dimensões propostas no modelo de Wilson (1989) - pessoais, sociais e ambientais -, sendo o comportamento informacional dos participantes diretamente afetado pela correlação entre as barreiras pessoais e sociais percebidas em relação aos papéis que eles exerciam dentro do contexto em que estavam inseridos. Assim, foi possível sugerir a elaboração do guia para implantação de um sistema integrado de informação, disponibilizando um material concreto para uso e consultaDissertação Chatbot para atendimento do usuário do processo de concessão de diária e passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Dantas, Marcelino dos Santos; Perales, Wattson Jose Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; https://orcid.org/0009-0003-3783-8114; http://lattes.cnpq.br/0794162974091391; Martins, Daniel de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Araújo, Wagner Junqueira de; https://orcid.org/0000-0002-2301-4996; http://lattes.cnpq.br/6762905361803183O excesso informacional e a Inteligência Artificial (IA) são fenômenos paradigmáticos dos tempos atuais. Os profissionais da informação veem nas aplicações de IA uma aliada no enfrentamento da angústia causada pela sobrecarga cognitiva, seja pela otimização do acesso aos repositórios de dados ou através do tratamento e organização da informação. Este estudo objetivou prototipar um agente virtual capaz de oferecer atendimento automatizado aos usuários do Setor de Concessão de Diária e Passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de modo a satisfazer as suas necessidades informacionais básicas no tocante ao processo de pagamento de diária e compra de passagem aérea a serviço da Instituição. A estratégia de prototipação adotada neste trabalho inspirou-se no método de pesquisa Design Science Research (DSR), o qual vem sendo desenvolvido como forma de conferir relevância e rigor científico ao estudo que se ocupa do projeto e construção de artefatos. A coleta de dados foi viabilizada pelos procedimentos de pesquisa documental (realizada nos registros do suporte remoto ao usuário) e questionário (aplicado junto ao pessoal que colabora no processo de concessão de diária e passagem). A análise dos dados coletados possibilitou a identificação das principais demandas por informação do usuário atendido pelo suporte remoto, como também o levantamento dos setores administrativos participantes da concessão de diária e passagem na UFRN. Reunidos os elementos necessários para a prototipação, entregou-se um chatbot baseado em navegação, construído com o auxílio de uma plataforma comercial de desenvolvimento, sendo acessível por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas de uso crescente. Ao final do estudo é feito o balanço do que foi executado, indicando-se ações para evolução do agente virtual, aperfeiçoamentos a serem implementados na metodologia de desenvolvimento e sugestões para trabalhos futuros, tais como a realização de estudo de caráter avaliativo do agente virtual construído com a participação de colaboradores e usuáriosDissertação Apoio informacional sobre acidentes do trabalho em um ambiente organizacional com distintos regimes jurídicos: proposta de um serviço de autoatendimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Silva, Janio Cesar da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; https://orcid.org/0000-0002-0674-3409; http://lattes.cnpq.br/9978545258975489; Martins, Daniel de Araujo; https://orcid.org/0000-0001-5572-0505; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Reis, Priscila MartinsA presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e empregados da EBSERH, vinculados ao regime jurídico previsto no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Em função dos entreveros jurídicos envolvidos no caso em estudo, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, sobretudo compartilhando os mesmos recintos, não deve ocorrer de modo diferenciada em relação aos indivíduos. Diante disso, tem-se como objetivo precípuo investigar os caminhos a trilhar para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde desse público. A trajetória metodológica envolveu uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados, de forma combinada, apontaram no sentido de que os aspectos destacados nas constatações resgatadas da análise dos questionários e entrevistas encontram total sintonia com a essência dos objetivos concretizados nesta pesquisa. Concluiu-se que há necessidade de implementação das estratégias e serviços informacionais propostosDissertação Auditoria aplicada à qualidade da informação: em foco o dimensionamento da força de trabalho em uma instituição federal de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Silva, Willyanny Pâmela Araújo Celestino da; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/3528645189739352; Presser, Nadi Helena; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133As organizações atuais precisam verificar se as informações utilizadas para subsidiar seus sistemas organizacionais e suas decisões têm qualidade, assim como, se a força de trabalho que possuem é suficiente para o atendimento de suas demandas. Neste sentido, no âmbito do poder público federal, tem-se o modelo referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) cujo objetivo é definir o quantitativo de pessoas adequado para que cada unidade de trabalho realize suas entregas. As informações sobre as unidades de trabalho constituem o principal insumo para a aplicação deste modelo, sendo sua qualidade essencial para que os resultados se aproximem da realidade e contribuam para um processo decisório de alocação de pessoas assertivo. Assim, a problemática que norteia esta pesquisa é: Como se caracterizam as informações utilizadas para o preenchimento do DFT da UFRN do ponto de vista dos atributos da qualidade da informação? Destarte, o objetivo geral deste estudo é auditar a qualidade das informações utilizadas no preenchimento do modelo referencial de DFT na UFRN. Para a sua consecução foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar os atributos da qualidade da informação segundo a literatura pertinente; b) Verificar a correção do preenchimento das informações dos relatórios de DFT; c) Verificar a percepção dos produtores da informação em relação aos atributos da qualidade da informação no preenchimento do DFT; d) Identificar as principais dificuldades experimentadas durante o processo de preenchimento das informações do DFT; e, e) Propor recomendações que contribuam para a superação das principais dificuldades relacionadas ao preenchimento das informações, de modo a favorecer o aperfeiçoamento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN. Esta pesquisa possui natureza aplicada e é exploratória/descritiva com abordagem mista (quanti-qualitativa). Sobre as técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência somado à pesquisa bibliográfica, documental e à aplicação de questionário inspirado no Product and Service Performance Model for Information Quality. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística básica e a análise de conteúdo. Constatou-se a existência de erros no preenchimento das entregas quanto aos volumes e aos esforços, assim como lacunas informacionais que podem interferir nos resultados do modelo. Ademais, nenhum dos atributos de qualidade da informação obteve forte avaliação, sendo acessibilidade e atualidade os pior avaliados. Tais achados revelam fragilidade na qualidade da informação e necessidade de aprimoramento para subsidiar o adequado preenchimento do DFT, favorecendo a geração de resultados confiáveis. Como contribuição, foi proposto um plano de ação com a sugestão de atividades para minimizar essas fragilidades. Diante disso, conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados e os resultados obtidos podem servir para o aperfeiçoamento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN, bem como auxiliar outros órgãos na aplicação da metodologia, contribuindo para o aperfeiçoamento da alocação de pessoal no serviço público.Dissertação Fomento da comunicação pública da ciência nos grupos de pesquisa do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: elaboração de um guia de boas práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Paz, Regileuza Rodrigues Campelo Bezerra; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; http://lattes.cnpq.br/2476216731705043; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Moreira, Luciana de Albuquerque; Autran, Marynice de Medeiros MatosAs universidades, enquanto instituições sem fins de lucro, tem como objetivo atuar como facilitadoras na produção de novos conhecimentos, técnicas e de fomento de metodologias que podem potencialmente gerar inovação social, política e econômica. Para o cumprimento desses propósitos, este tipo de organização deve fazer uso de estratégias de comunicação e aplicação de recursos tecnológicos para a difusão de resultados de investigação, dentre outros tipos de ações. No cerne deste processo, está a comunicação científica que atua como uma importante alternativa para a difusão da informação científica entre os pares e para a sociedade em geral. No entanto, esse processo pode apresentar algumas limitações de natureza variada; o que pode vir a comprometer a divulgação científica de forma ampla e efetiva em benefício da sociedade. Nesse cenário, a comunicação pública da ciência (CPC) e gestão do conhecimento científico se apresentam e ganham relevância podendo ser utilizadas como estratégias para a resolução destas limitações. Considerando o exposto, essa pesquisa se reveste em um estudo em duas dimensões, uma teórica, em que lida com um referencial voltado para o conhecimento de conceitos operatórios tais como comunicação científica, gestão do conhecimento científico e comunicação pública da ciência e em sua dimensão prática, volta-se para o estudo empírico de práticas de comunicação científica e análise da incorporação de ações de comunicação pública da ciência por parte dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a finalidade de se elaborar um guia de boas práticas neste âmbito. A metodologia utilizada quanto à natureza foi qualitativa e quantitativa, sendo exploratória-descritiva de acordo com os objetivos. Para descrever e explicar os fenômenos que foram estudados, foi feita uma pesquisa mista com uso do método de abordagem indutivo e o procedimento monográfico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos líderes dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências. Resultados indicam que os grupos de pesquisa do referido centro abarcam uma ampla gama de áreas científicas. Quanto às práticas de comunicação científica, os respondentes indicam que têm preferência por divulgar seus resultados em periódicos revisados por pares e por meio de Anais de eventos. Outros resultados evidenciam o desconhecimento por parte de 47,8% da comunidade relativamente ao conceito e às práticas de comunicação pública da ciência e ainda, reconhecimento da necessidade de melhoria de ações de divulgação científica neste contexto estudado. Diante do exposto, este estudo buscou contribuir com a proposição de um guia de boas práticas para o fomento de ações de divulgação científica e internalização de práticas de comunicação pública da ciência no referido centro com o potencial de ser aplicado em outros contextos com objetivos semelhantes.Dissertação Gestão da informação orgânica no âmbito da Base Aérea de Natal: contributos para o processo de tomada de decisões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Silva, Rosa Cléia Gonçalves Lima e; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; https://orcid.org/0000-0003-1842-9449; http://lattes.cnpq.br/2306125287619013; Lehmkuhl, Camila Schwinden; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307Aborda sobre a gestão da informação como contributo para a tomada de decisão no âmbito da Base Aérea de Natal. O objetivo geral consiste em analisar os processos de gestão da informação orgânica para tomada de decisões frente o uso do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica no âmbito da Base Aérea de Natal. Esse objetivo foi operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito da gestão da informação orgânica enquanto base para a tomada de decisões; caracterizar a Seção de Protocolo e Arquivo da Base Aérea de Natal e seus sistemas; identificar o fluxo informacional no processo do trâmite eletrônico dos documentos e do acesso à informação orgânica para o processo de tomada de decisões; mapear o fluxo informacional no trâmite (recebimento e expedição) dos documentos eletrônicos no Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER); produzir a Norma Padrão de Ação do trâmite de Documentos Eletrônicos; e elaborar um planning de gestão de documentos eletrônicos para a implantação de processos de gestão da informação orgânica no âmbito da Base Aérea de Natal. Para fundamentar esta proposta, conceitua a gestão da informação, fluxo da informação, informação orgânica e tomada de decisões, apresenta suas origens e objetivos, e descreve os modelos, quando aplicáveis, no contexto da Organização. Para contextualizar o referencial teórico, indica o histórico da Base Aérea de Natal e do Sistema em análise. A metodologia é de caráter descritivo e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como estudo de caso, inclui método de pesquisa bibliográfica, documental e de observação. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado com nove operadores do sistema e entrevista estruturada para onze Comandantes das Unidades Subordinadas à Base Aérea de Natal. Quanto à análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin, assim como foi utilizada análise estatística descritiva simples para os dados quantitativos. Com os resultados da análise de dados foi possível a produção da Norma Padrão de Ação de trâmite de documentos eletrônicos e do Planning de Gestão de Documentos Eletrônicos. Conclui que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem colaborar para a melhoria do uso do Sistema, que o alinhamento do fluxo informacional do trâmite de documentos eletrônicos pode possibilitar o acesso à informação orgânica de maneira que seja recurso para o processo de tomada de decisões, e que os procedimentos adotados possam contribuir na gestão da informação no âmbito da Base Aérea de Natal e ser referência para outras Organizações Militares do País e/ou Instituições públicas e privadas inseridas no mesmo contexto.Dissertação Manual para organização e destinação de massa documental acumulada no Departamento de Patologia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Araújo, Gislaine Maria da Costa Leôncio de; Macedo, Patricia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/1600783042749281; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Duarte, Renato CrivelliO conceito de informação é amplo e abrange diversas áreas do conhecimento. O uso crescente da informação está diretamente ligado à complexidade dos ambientes organizacionais, sendo essencial para seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo para produzir um manual de organização para a Massa Documental Acumulada no Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A escolha desse tema partiu da motivação de trazer melhorias para o Departamento de Patologia da UFRN, visando à qualidade das atividades cotidianas realizadas no setor, trazendo segurança e organização a essa documentação. Destaca-se a importância dos arquivos em saúde, especialmente os laudos médicos patológicos, para o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, a acumulação desordenada de documentos compromete a eficiência das atividades rotineiras, dificultando o acesso à informação e aumentando os custos operacionais. O trabalho caracteriza-se como pesquisa básica, que busca compreender conceitos de Gestão da Informação e Gestão de Documentos. Quanto à metodologia, foi feita pesquisa bibliográfica em diversas bases de dados e resultou na elaboração de um manual de organização e destinação da Massa Documental Acumulada. Este trabalho oferece um produto técnico que poderá auxiliar os funcionários do setor.