EDUFRN - Ciências Biológicas

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  • Livro
    Aprendendo com o MCM: atividades lúdicas para o ensino de ciências morfológicas
    (2024-05-06) Nascimento, Renata Swany Soares do; Melo, Clara de Souza; Teixeira, Gabriel Dutra; Teixeira, Júlia Robert de Sousa; Gavilan, Simone Almeida; Camillo, Christina da Silva
    Com o objetivo de promover a divulgação científica de forma divertida e interativa, esta obra apresenta propostas de atividades lúdicas para crianças e jovens com ênfase nas ciências morfológicas, envolvendo temas de anatomia humana e comparada associados à educação para saúde e ecologia. O livro foi planejado para ser de fácil aplicação, com material de baixo custo, podendo ser utilizado por professores ou familiares, em ambientes como residências ou escolas, e ainda em locais abertos como parques, praças e jardins. Quanto às atividades propostas, há jogos sensoriais, jogos de memória e adivinhação, quiz, trabalhos manuais como origami e montagem do esqueleto em papel, jogos ativos como caça ao tesouro e cama de gato, dentre outros, que propõem-se a colaborar com o desenvolvimento completo dessas crianças e jovens.
  • Livro
    Teoria e práticas em Ecologia do mar ao sertão: livro de Relatórios do Curso de Ecologia de Campo
    (2024-04-15) Dias, Juliana Deo (org.); Venticinque, Eduardo Martins (org.); Mello, Franco Teixeira de (org.); Longo, Guilherme Ortigara (org.); Pichorim, Mauro (org.); Staggemeier, Vanessa Graziele (org.); Asato, Ana Elizabeth Bonato (org.); Inagaki, Kelly Yumi (org.)
    O Curso de Ecologia de Campo se destaca entre os componentes curriculares do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECO – Conceito 7) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por proporcionar uma imersão na aplicação prática das teorias ecológicas para os estudantes de mestrado e doutorado. Na edição de 2019, os estudantes elaboraram e testaram hipóteses nos mais diversos ambientes, tais como manguezal, lagoa, recife, costão rochoso, praia, restinga, caatinga e lajedos. Alguns dos ambientes estudados estão localizados em Unidades de Conservação (UC) do estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo a parceria entre a Universidade e as UC e fornecendo uma visão ampla aos estudantes do cenário atual de conservação na região. Junto aos docentes do programa, tivemos a participação de um docente do Uruguai contribuindo com a orientação dos projetos desenvolvidos. Outra novidade desta edição foi a inclusão da divulgação científica ao final da apresentação de cada projeto. Todos os relatórios dos projetos desenvolvidos foram compilados neste livro no formato de artigos científicos, a fim de trabalhar a escrita científica com os estudantes.
  • Livro
    Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais: Livro de relatórios do Curso de Ecologia de Campo
    (EDUFRN, 2022-02-18) Venticinque, Eduardo Martins (org.); Longo, Guilherme Ortigara (org.); Dias, Juliana Déo (org.); Pichorim, Mauro (org.); Asato, Ana Elizabeth Bonato (org.); Henrique, Fernanda Lamin (org.); Inagaki, Kelly Yumi (org.)
    O Curso de Ecologia de Campo faz parte da estrutura pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO – Conceito 6) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). Este curso está estruturado em dois módulos, aquático e terrestre, que representam as duas linhas de pesquisa do PPGECO. Não é só mais um componente curricular, mas um momento muito especial para a formação acadêmica e profissional dos futuros mestres ou doutores em Ecologia. É o momento em que estudantes utilizam na prática todos os conhecimentos adquiridos e de forma interdisciplinar. Além disso, se deparam com a realidade e os desafios de ser um jovem cientista. Retirar do campo inspiração para novas hipóteses, formular hipóteses inovadoras, desenvolver projetos orientados e livres, trabalhar em equipe, delinear experimentos, analisar dados, interpretar e discutir os resultados são algumas das atividades que foram realizadas no nosso curso de campo. Algumas semanas imersos nas teorias ecológicas e atividades práticas podem atuar como um gatilho no despertar do interesse dos alunos pela ciência. O curso de campo também representa uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos entre professores do PPGECO e convidados, pós-doutorandos e alunos de mestrado ou doutorado. Tivemos a oportunidade de reformular o módulo de Ecologia de campo aquático com o intuito de aumentar a participação dos alunos no desenvolvimento de hipóteses ecológicas a serem testadas em ecossistemas aquáticos, modelo similar ao que vinha sendo desenvolvido pelo módulo terrestre. Essa mudança proporcionou também maior interação entre os dois módulos e, consequentemente, o fortalecimento do curso de campo. Os alunos desenvolveram projetos de um dia orientados pelos professores participantes e projetos livres de dois dias. Os resultados dos projetos foram compilados neste documento no formato de artigos científicos, a fim de que as técnicas de redação científica fossem trabalhadas com os alunos.
  • Livro
    Síndrome de Berardinelli-Seip: aspectos genéticos e morfofisiológicos
    (EDUFRN, 2020-06-16) Lima, Josivan Gomes de (org.); Campos, Julliane Tamara Araújo de Melo (org.)
    O livro Síndrome de Berardinelli-Seip: Aspectos genéticos e morfofisiológicos é um dos resultados dos projetos de extensão Atuação Multiprofissional Frente à Síndrome de Berardinelli-Seip e FACISA em Ação: Desmistificando a Síndrome de Berardinelli-Seip no interior do Rio Grande do Norte (RN), ambos financiados pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e executados na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), na cidade de Santa Cruz/RN. O objetivo deste livro, portanto, é descrever as características genéticas, bioquímicas, morfológicas e fisiológicas das pessoas com a síndrome de Berardinelli-Seip.
  • Livro
    Consumir com consciência
    (Editora da UFRN, 2018-06-26) França Sobrinho, Luiz de (Org.); Cunha, Maria do Socorro Mariano da (Org.); Souza, Maria Ivone de (Org.); Oliveira, Náglia Catarina de (Org.); Ferreira, Sebastião Francisco de Assis (Org.); Silva, Uyara Luana Rodrigues da (Org.); Souza, Maria de Fátima de (Org.)
    A presente cartilha foi parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Continuum de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o curso “Novas vertentes metodológicas na perspectiva da biodiversidade e da formação cidadã”, no módulo referente à Educação Ambiental, o qual foi ministrado pela professora Maria de Fátima de Souza, do departamento de Microbiologia e Parasitologia, Centro de Biociências. O objetivo deste trabalho é sistematizar algumas informações e também promover a discussão sobre o consumo consciente, abordando vertentes da responsabilidade ambiental.
  • Livro
    Manual de bacteriologia e de enteroparasitos
    (Editora da UFRN, 2017-11-22) Holanda, Cecília Maria de Carvalho Xavier; Arimateia, Dayse Santos; Motta Neto, Renato
    Este manual ensina, de forma clara e objetiva, o “passo-a-passo” de como realizar um exame parasitológico de fezes e bacteriológico na rotina de um laboratório de análises clínicas. Objetiva elucidar o diagnóstico clínico de enfermidades humanas, pois as doenças bacterianas e parasitárias constituem, ainda, um sério problema de saúde pública em nosso país. A hipótese clínica é de primordial importância para nortear o tratamento do paciente, mas somente com um diagnóstico laboratorial preciso, é possível garantir um tratamento adequado e um bom prognóstico do paciente. Será utilizado como apoio didático de docentes, nas aulas práticas de laboratório, aos discentes do Curso de Biomedicina e de outros da Área de Saúde da UFRN, para melhoria da formação do Analista Clínico.