CCET - DM - Trabalhos apresentados em eventos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/2986
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Artigo A uniform framework for substructural logics with modalities(Easy Chair, 2017-05-04) Vega, Carlos Alberto Olarte; Lellmann, Björn; Pimentel, Elaine GouveaIt is well known that context dependent logical rules can be problematic both to implement and reason about. This is one of the factors driving the quest for better behaved, i.e., local, logical systems. In this work we investigate such a local system for linear logic (LL) based on linear nested sequents (LNS). Relying on that system, we propose a general framework for modularly describing systems combining, coherently, substructural behaviors inherited from LL with simply dependent multimodalities. This class of systems includes linear, elementary, a ne, bounded and subexponential linear logics and extensions of multiplicative additive linear logic (MALL) with normal modalities, as well as general combinations of them. The resulting LNS systems can be adequately encoded into (plain) linear logic, supporting the idea that LL is, in fact, a “universal framework” for the specification of logical systems. From the theoretical point of view, we give a uniform presentation of LL featuring di erent axioms for its modal operators. From the practical point of view, our results lead to a generic way of constructing theorem provers for di erent logics, all of them based on the same grounds. This opens the possibility of using the same logical framework for reasoning about all such logical systemsApresentado em Evento Metadados de apps para matemática: níveis de ensino e descritores de habilidades(2018-06) Melo, Elvis Medeiros de; Costa, Clésia Jordânia Nunes da; Maia, Dennys LeiteDefronte às dificuldades enfrentadas para a aprendizagem de conceitos Matemáticos muitos recursos são desenvolvidos, inclusive para smartphones. Este trabalho objetiva apresentar o processo de catalogação e classificação de recursos educativos digitais para dispositivos móveis em níveis de ensino e descritores de habilidades incluídos em um repositório, segundo a Prova Brasil, além do processo de curadoria e inserção de novos apps. Foram encontrados 61 novos apps e removidos 17 apps, devido descontinuidade. Como resultados, tivemos 202 apps catalogados no repositório, com aproximadamente ⅓ não se aplicando em nenhum descritor no Ensino Médio e com 151 apps pertencendo aos Anos Finais do Ensino Fundamental.Apresentado em Evento OBAMA: um repositório de objetos de aprendizagem para matemática(2017-10) Batista, Samuel Dantas; Carvalho, Rodolfo Araújo de; Oliveira, Amanda Maria Domingos de; Silva, Ana Cláudia Nunes; Oliveira, Nelson Ion de; Maia, Dennys LeiteEste artigo apresenta o protótipo da segunda versão do repositório Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), desenvolvido com o propósito de ser uma plataforma que ofereça ao professor da Educação Básica acesso, em único endereço web, ao maior número de objetos de aprendizagem (OA) e espaço para produção e compartilhamento de planos de aula com os recursos. O OBAMA 2.0 disponibiliza 498 OA, classificados por critérios pedagógicos e técnicos, que contemplam dispositivos desktop e mobile. A plataforma possui sistema de busca por OA por título, níveis de ensino da Educação Básica, temas curriculares da Matemática e descritores, além de uma função para a produção e compartilhamento de planos de aula.