CE - DFPE - Anais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58913
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Anais Anais do V Seminário regional sobre atendimento educacional hospitalar e do IX Fórum sobre atendimento educacional hospitalar e domiciliar do RN(UFRN, 2023-09-19) Silva, Andréia Gomes da (org.); Araújo, Jacyene Melo de Oliveira (org.); Modesto, Karen Rodrigues Shirahama (org.); Muniz, Hiltnar Silva (org.); Chagas, Ilanna Marnea Araujo (org.); Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de (org.); Rocha, Simone Maria da (org.); Gomes, Valéria Carla Vieira (org.)Podemos constatar, em âmbito nacional e regional, uma maior movimentação em torno da divulgação e práxis pedagógica no ambiente ambulatorial e hospitalar, sobretudo no que diz respeito à articulação entre os profissionais e pesquisadores na área do atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Diante disso, constatamos a relevância de promover Seminários que vislumbre discutir questões acerca da atuação do profissional de educação no ambiente hospitalar e domiciliar, em diferentes espaços educativos, destacando: a classe hospitalar, a brinquedoteca, o apoio pedagógico, casas de apoio, dentre outros; bem como o que diz respeito à política de formação desses profissionais, especificamente aqui para atuação nesses espaços educativos, numa perspectiva multidisciplinar e humanizada. Devido à grande repercussão e relevância do evento realizado em 2012 discutimos a importância de realizá-lo com certa periodicidade (em torno de dois em dois anos), levando em consideração a necessidade de socializarmos pesquisas e, também, práticas pedagógicas realizadas no âmbito hospitalar e no atendimento domiciliar. Após o contexto da pandemia de Covid-19 (2020, 2021 e 2022), numa perspectiva de continuidade, propomos, em parceria com as Secretarias de Educação – SEEC/RN e SME- Natal/RN, UERN/Campus Assú e UFERSA/Campus Caraúbas/RN, o V SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o IX FÓRUM SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR DO RN, com o tema: “Prática docente no AEHD numa perspectiva colaborativa”, pois coloca-se cada vez mais como indispensável essa discussão e troca, para o favorecimento e a garantia do direito de acesso à escolaridade a todas as crianças e adolescentes em situação de hospitalização no Nordeste Brasileiro, especialmente no Estado do Rio Grande do Norte, configurando-se também como momento de compartilhamento das experiências formativas vivenciadas na Formação Continuada para Profissionais que Atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar no RN, realizada durante o ano de 2023.Aqui estão compilados todos os trabalhos apresentados durante o evento, no formato de resumo expandido. Boa leitura e troca de saberes!Anais Anais do IV Encontro de Psicologia Educacional - A psicologia educacional e o compromisso com a democracia : Políticas e práticas na formação docente(Centro de Educação/UFRN, 2024) Nóbrega, Danielle Oliveira da (coord.); https://orcid.org/0000-0002-0245-6533O Encontro de Psicologia Educacional (EPE) está em sua quarta edição, abordando temáticas que sejam pertinentes à educação básica em suas relações com a Psicologia Educacional. Assim, o IV EPE tem como tema “A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente”. Considerando a Psicologia Educacional como um dos fundamentos da formação docente, sendo esse fundamento importante para a construção de práticas pedagógicas, faz-se necessário que essa área contribua para debates sobre o fortalecimento da educação básica pública e de qualidade, bem como da formação de professores/as, pensando seu lugar na defesa de nossa democracia no âmbito educacional. Ademais, trata-se de um evento que se faz diante da demanda de consolidar comunicações e vínculos entre profissionais da educação básica e pesquisadores/as de diferentes estados que têm se dedicado aos estudos em Psicologia Educacional, buscando a criação de uma rede de estudos nessa área. Com isso, a expectativa é fomentar a divulgação científica, com a promoção de atividades de comunicação oral nos grupos de trabalho e com a publicação de seus anais