Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBandeira, Francisco de Assispt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Paulo Gonçalo Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:03Z-
dc.date.available2014-02-20pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:03Z-
dc.date.issued2013-11-22pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. A etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas-Ce e o contexto escolar: delineando recomendações pedagógicas a partir de uma experiência educacional. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16108-
dc.description.abstractIt is still common among contemporary educational proposals an overemphasis abstraction, to the formalism and symbolism of mathematical knowledge at the expense of the sociocultural aspects of Mathematics. Coming up by questioning some academic mathematical tenets and valuing knowledge developed in different sociocultural contexts within Mathematical Education, the Ethnomatematics is consolidating itself as a research field. Despite its contributions to the educational context, because its philosophical character and the paucity of debates about the subject, the implementation of educational proposals for basic education are scarce. Given this situation, this dissertation comes up with a view to develop an educational intervention in the light of Ethnomathematics in a class of 6th grade of an elementary school from a red ceramic industries workers community, located in a countryside from Russas-CE and from this intervention, to develop a set of pedagogical recommendations aiming basic education teachers. Adopting a perspective of qualitative research, particularly guided by action research, this study used observation, field diary, interviews and activities with students as tools for data collection. It was found that the use of field research as part of teaching and learning favored the placement of students as critical subjects of their own reality . Furthermore, the educational experience culminated in the development of a method of teaching based on a relationship between protocooperational Ethnomatematics and the Resolution of Problems. It is necessary to broaden the debate about the ways in which the Ethnomatematics can contribute to the school context, bringing proposals closer to the reality of basic education teachers in order to help the promotion of an education which values cultural diversity without taking away the students from the access of the academic knowledgeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemática. Ensino-aprendizagem. Etnomatemática. Resolução de problemaspor
dc.subjectMathematics Education. Teaching and learning. Ethnomatematics. Resolution of problemseng
dc.titleA etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas-Ce e o contexto escolar: delineando recomendações pedagógicas a partir de uma experiência educacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0368851683801788por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7600840360005863por
dc.contributor.referees1Nunez, Isauro Beltránpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8por
dc.contributor.referees2Miarka, Rogerpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746633087499932por
dc.description.resumoAinda é comum entre as propostas educacionais contemporâneas uma ênfase excessiva a abstração, ao formalismo e ao simbolismo do conhecimento matemático, em detrimento dos aspectos socioculturais da Matemática. Surgindo por questionar alguns dogmas da matemática acadêmica e por valorizar e reconhecer conhecimentos desenvolvidos em diversos contextos socioculturais no âmbito da Educação Matemática, a Etnomatemática vem se consolidando como um campo de pesquisa. Apesar de suas contribuições para o contexto escolar, devido seu caráter mais filosófico e pela incipiência de debates sobre o tema, a implementação de propostas educacionais para o ensino básico são escassas. Diante deste quadro, a presente dissertação surge com intuito de desenvolver uma intervenção educacional à luz da Etnomatemática em uma turma de 6º ano do ensino fundamental proveniente de uma comunidade de trabalhadores de indústrias de cerâmica vermelha, localizada na zona rural do município de Russas-CE e a partir desta intervenção, elaborar um conjunto de recomendações pedagógicas voltado para professores da educação básica. Adotando uma perspectiva de investigação qualitativa, e em particular pautada na pesquisa-ação, o presente estudo utilizou-se da observação, diário de campo, entrevista e atividades desenvolvidas com os alunos como instrumentos para coleta de dados. Verificou-se que a utilização da pesquisa de campo como parte do processo de ensino e aprendizagem favoreceu na colocação dos estudantes como sujeitos críticos de sua própria realidade. Além disso, a experiência educacional culminou na elaboração de um método de ensino pautado numa relação protocooperativa entre a Etnomatemática e a Resolução de Problemas. Torna-se necessário ampliar o debate acerca das formas pelas quais a Etnomatemática possa contribuir para o contexto escolar, trazendo propostas mais próximas à realidade dos professores da educação básica, de modo a auxiliar na promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural sem amputar os estudantes do acesso ao conhecimento acadêmicopor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PauloGFG_DISSERT.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.