PPGEM - Doutorado em Estudos da Mídia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26620
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Tese E sobre esta rede edificarei a minha igreja: as processualidades midiatizadas na produção de conteúdo dos pregadores de internet enquanto influenciadores digitais da fé(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Silva, Odlinari Ramon Nascimento da; Costa, Luciana Miranda; Martino, Luís Mauro Sá; https://orcid.org/0000-0003-1928-5467; http://lattes.cnpq.br/4303555424897191; Lemos, Daniel Dantas; Lacerda, Juciano de Sousa; Karhawi, Issaaf Santos; Cunha, Magali do NascimentoCom as mudanças sóciotecnológicas da sociedade, o campo religioso foi se constituindo midiaticamente enquanto uma ambiência de novas formas e vínculos de religiosidades. E o seu processo de midiatização adquiriu protagonismo, não apenas pelo uso instrumental de dispositivos midiáticos, mas por fazer dessas novas formas de vínculos de natureza religiosa fenômenos que ocupam o centro de interesse de pesquisadores da área de mídia e religião. Reiterando a expressão de Braga (2008), é “preciso desentranhar o comunicacional” dos fenômenos pesquisados. E foi essa a nossa tentativa quando nos aprofundamos no recorte da operacionalização metodológica da midiatização da religião, abrindo outros possíveis caminhos a partir daqueles já construídos pelos pesquisadores da área. Sabendo que os processos midiáticos não são simples resultados de mediação tecnológica de práticas religiosas, pelo contrário, é a partir da ambiência midiática, por meio de suas processualidades midiatizadas, que novas práticas e novas produções de sentido religioso estão em formação. Ao aprofundar o olhar para e no fenômeno da pregação midiática e midiatizada, de modo a não cair na superficialidade das nomenclaturas, dentre elas a “de internet”., tensionamos o uso das expressões “pregadores na internet x pregadores de internet”, constituindo-se como uma nova categoria em ascensão no mercado de pregações evangélicas no Brasil (Côrtes, 2014). O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar as processualidades midiatizadas dos pregadores de internet Deive Leonardo e o pastor Antônio Júnior, a partir da produção de conteúdo na plataforma YouTube, de modo a compreender como a midiatização da religião possibilita uma escalada de profissionalização na instância do mercado de pregações evangélicas à influência digital da fé. Chegamos à conclusão de que a produção e a profissionalização de conteúdos evangélicos, a partir do YouTube, institui uma nova categoria no mercado de pregações evangélicas, especificamente midiatizada, com baixa interferência institucional religiosa, deslocada do processo de evangelização cristã organizado pelas instituições religiosas e dissociada do que entendemos quando ouvimos a expressão “pregador que usa a internet para pregar”. Acreditamos que a contribuição mais importante em nossa pesquisa está na identificação da 4ª modalidade do trabalho religioso com recorte no mercado de pregações evangélicas e no aprofundamento das categorias de pregadores na internet e pregadores de internet, identificando aproximações e distanciamentos entre elas.Tese A vida em jogo na sociedade do desempenho: uma análise crítica à gamificação da cultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0003-0363-188X; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Araújo, Célia Maria de; Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Silva, Maria Érica Oliveira da; Born, Rodrigo Montandon; Pereira, Sebastian Faustino; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosEsta tese investiga a gamificação como um mecanismo de controle e exploração na cultura contemporânea, impactando a subjetividade, as relações sociais e a experiência humana. A pesquisa se insere no campo dos Estudos da Mídia e utiliza a Hermenêutica de Profundidade como metodologia para analisar as trocas simbólicas e a produção de significado na cultura gamificada. A metodologia da presente tese está estruturada nas seguintes etapas: abordagem, procedimentos e coleta de dados, subdividindo-se em pesquisa bibliográfica. A partir da crítica de Byung-Chul Han à sociedade do desempenho, o estudo argumenta que a gamificação intensifica a lógica da competição, da autoexploração e do controle, ameaçando a liberdade individual e o bem-estar. A pesquisa mapeia a presença da gamificação em diversos campos sociais, como educação, trabalho e consumo, e alerta para os riscos de manipulação e controle. A pesquisa conclui que a gamificação, embora apresente potencialidades, precisa ser utilizada de forma crítica e consciente, para evitar a instrumentalização do lúdico e a perda da autonomia. A estrutura da tese se divide em sete seções, que contemplam desde a revisão da trajetória da pesquisa e reflexões finais até a apresentação de uma proposição da criação de um “Jogo da Vida” na perspectiva haniana. Os resultados indicam que a gamificação, embora possa potencializar o engajamento e a aprendizagem, reforça dinâmicas de vigilância, controle e colonização cultural, exacerbando a lógica do desempenho.Tese A celebridade da internet e o cuidado de si: a construção discursiva de Lu Ferreira no Instagram para uma estética da existência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Bezerra, Josenildo Soares; Karhawi, Issaaf Santos; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; https://orcid.org/0000-0001-5828-6126; http://lattes.cnpq.br/6364655595133847; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Witzel, Denize; Vieira, Manuela do CorralA presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as técnicas de si, utilizadas por Lu Ferreira em seus discursos e práticas no Instagram, contribuem para a estética da existência. De forma específica, buscamos: mapear o conceito de cuidado de si em Foucault, articulando-o com a noção de cultura de si, técnicas de si e estética da existência; investigar o fenômeno da cultura das celebridades, traçando um panorama histórico desde as formas tradicionais de fama até o surgimento das celebridades da internet até a sua consolidação social e discursiva; analisar o Instagram como plataforma digital, dispositivo e ambiente de produção de subjetividades, destacando seus recursos técnicos, suas lógicas algorítmicas e as dinâmicas de poder que permeiam a relação entre influenciadores digitais e seus seguidores, e, por fim, analisar as técnicas de si utilizadas por Lu Ferreira em suas postagens no Instagram para uma estética da existência tanto em relação a si mesma quanto em relação aos seus seguidores. Para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados, dialogamos com autores como Foucault (2010a, 2017), que, em sua terceira fase, a ética, volta-se para a verdade e a subjetividade enquanto força capaz de transformar os sujeitos por meio de técnicas de si. Abidin (2018, 2023), Karhawi (2020), Simões e França (2020), Turner (2010, 2014) nos ajudaram nas discussões sobre as condições sócio-históricas que, em resposta aos movimentos de ordem social e discursiva, amparam a emergência das Celebridades, das Celebridades da Internet Influenciadores Digitais e Creators, por exemplo. Já Leaver, Highfield, Abidin (2020), Terra (2021), Poell, Nieborg, van Dijck (2020), Grohmann, 2020 e Foucault (2018) nos permitiram construir uma discussão sobre o Instagram, as suas ferramentas e formas de uso, olhando-o, principalmente, como uma plataforma e um dispositivo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com modalidade bibliográfica, subsidiando não só́ a descrição e interpretação das realidades contemporâneas, mas, principalmente, uma potencialidade reflexiva e crítica que as transpassam, transformam e reconstroem. Utilizamos, como percurso teórico-metodológico, a Análise de Discurso Crítica (ADC) com a intenção de compreender, por meio da análise, os discursos da Celebridade da Internet Lu Ferreira (@Lutsferreira) no ano de 2021, que trouxeram, no eixo da subjetividade e verdade, o cuidado de si para um exercício de si para consigo e de si para com o outro. Como resultado da análise, consideramos que Lu Ferreira, a partir de sua vida como obra de arte apreciada e consumida por seus seguidores, revela um cuidado de si que promove uma liberação para acessar a si mesma. Ela, a partir do cuidado com seu corpo, com os retornos e escritas sobre si, assume, em suas visualidades e performances, suas fragilidades, seu corpo doente, mas resistente, que permite o governo de si e o do outro. A partir de seu lugar de enunciação, Lu Ferreira deixa evidente certas regularidades e ideias de subjetividade que se encontram associadas à sua imagem, que é visibilizada e modulada a fim de produzir e revelar uma estética de si como estilo de vida a ser adotado, especialmente por seus seguidores.Tese Essas crianças que dançam e brincam na tela: midiatização e o engendramento de infâncias contemporâneas pelo Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Araújo, Emily Gonzaga de; Lacerda, Juciano de Sousa; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0001-5730-904X; http://lattes.cnpq.br/1198937163531489; Aires, Janaine Sibelle Freires; Faxina, Elson; Fonsêca, Mayara de Sousa Guimarães; Foletto, RafaelO presente trabalho aborda as diversas imagens de infância postas em circulação no âmbito das redes sociais digitais (Recuero, 2018; Recuero; Bastos; Zago, 2020), especificamente na plataforma Instagram, a partir de um estudo de caso de três perfis infantis, notadamente de crianças ali representadas como influenciadoras digitais mirins (Abidin, Karhawi; 2021; Bareta, 2021; Jorge, Marôpo, Nunes, 2018); objetiva-se assim compreender de que maneira essas imagens fomentam perspectivas específicas acerca da construção social da infância no contexto digital; assinalamos uma conjuntura de franca midiatização (Fausto Neto, 2008; Santi, 2016; Sodré, 2002), no qual as mídias adquiriram um reforçado sentido de janelas para o mundo, ordenadoras da vida cotidiana; estamos concebendo a relação dos sujeitos infantis com os meios e sua cultura pelo viés do consumo simbólico (Canclíni, 1999; Silverstone, 2005), de modo que os elementos midiáticos dos quais o indivíduo se apropria entrelaçam-se com outros de sua experiência (Martín-Barbero, 2006); tensionamos uma aproximação teóricometodológica que supere o maniqueísmo em relação às crianças (Buckingham, 2012a), tomando-as como ativas e competentes no processo; tratamos da infância como uma construção social e também categoria estrutural e analítica, corroborando a visão de que não há uma criança “universal” ou “natural”, mas sim uma pluralidade de formas de ser criança e de viver o tempo da infância (Sarmento, 2007; Heywood, 2004; Corsaro, 2011); compreendemos a criança como produtora de cultura, as culturas infantis (Barbosa, 2007; Sarmento, 1997); tratamos das mídias enquanto um ente social vinculado às construções de significados, valores e práticas relacionadas à experiência do indivíduo, à tessitura dos modos de vida em sociedade, nas suas diversas esferas de socialização; em termos de metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, lançando mão das técnicas de pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2006) e análise de conteúdo (Bardin, 2011); os perfis analisados são abertos, isto é, acessíveis a qualquer pessoa que esteja dentro do Instagram; nosso corpus foi constituído pela compilação de postagens referentes ao mês de junho de 2023, considerando apenas as postagens do “feed” de cada perfil, de maneira que foram contabilizadas 29 postagens no total; dentre as conclusões, percebemos que as crianças influenciadoras digitais nos possibilitaram visualizar o duplo movimento entre o agenciamento/o empoderamento infantil e a restrição, sobretudo do ponto de vista da intervenção parental, da autonomia no sentido de produzir discursos efetivamente seus, autocentrados; pontuamos acerca da influência enquanto modalidade de trabalho infantil e a necessidade de elaboração de um dispositivo legal para regulamentar essa atividade, de modo a salvaguardar crianças e adolescentes influenciadores da exploração; observamos a questão do brincar performático, da brincadeira midiatizada, onde encontramos as culturas infantis e vislumbramos a ludicidade ressignificada dentro do processo de midiatização; destacamos ainda o predomínio da perspectiva da infância-produto/criança-consumo em detrimento de angulagens outras que privilegiem representações mais plurais e abrangentes de infância, em seus diversos atravessamentos de raça, gênero e nível socioeconômico; tal primazia do consumo possibilitou um avanço no encurtamento entre o mundo dos adultos e o das crianças, uma vez que há muitas similaridades entre os influenciadores digitais adultos e os infantis (nas práticas, na linguagem, na estética dos conteúdos); verificamos a manutenção das desigualdades, à medida que a visibilidade de diversas infâncias possibilitada pela democratização no acesso aos meios de produção não necessariamente se traduz em uma equiparação de oportunidades dentro da ambiência digital; os atravessamentos de raça, gênero e de ordem socioeconômica impactam diretamente nisso.Tese Da polêmica à espetacularização: a construção de um estilo do telejornalismo policial na região Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Silva, Adriano Florencio de Lima; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-8225-5490; http://lattes.cnpq.br/5594300567849920; Lemos, Daniel Dantas; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Ferreira, Karla de Lourdes; Silva, Maria Aparecida Ramos da; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosEsta pesquisa tem como objetivo propor uma recategorização do estilo televisivo (Butler, 2010) com foco no telejornalismo policial. Buscou-se descrever a existência de um estilo televisivo nesse tipo de programa que, geralmente, é caracterizado pelo constante uso da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização (Debord, 1995). Além disso, foi estudado a postura e a desenvoltura dos apresentadores, investigando como constroem suas personas Jung (1990); Goffman (1985) e moldam a condução do programa de acordo com um estilo pessoal. Nosso objeto de pesquisa consiste na análise dos principais telejornais de cada estado nordestino assim sendo telejornais policiais locais transmitidos nas capitais nordestinas e transmitidas para as respectivas regiões metropolitanas, sendo eles: Alagoas ( Fique Alerta / TV Pajuçara e Plantão Alagoas / TV Ponta Verde), Bahia (Balanço Geral -BA / TV Itapoan), Ceará (Balanço Geral - CE / TV Metropolitana e Cidade 190 / TV Cidade), Maranhão (Balanço Geral - MA / TV Cidade e Hora D / TV Difusora), Paraíba (Cidade em Ação / TV Arapuan e Correio Verdade / TV Correio), Pernambuco (Por aqui / TV Jornal, Bora Pernambuco / TV Tribuna e Balanço Geral - PE TV Clube), Piauí (Balanço Geral - PI / TV Antena 10 e Bora Piauí / TV Bandeirantes Piauí), Rio Grande do Norte (Balanço Geral -RN / TV Tropical e Patrulha da Cidade / TV Ponta Negra), Sergipe (Balanço Geral - SE e Tolerância Zero / TV Atalaia). Portanto, essa pesquisa foi realizada nos programas de telejornalismo produzidos e transmitidos na região Nordeste, e que têm influência principalmente no âmbito local. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como a espetacularização, a polêmica e o sensacionalismo permeiam o ambiente do telejornalismo policial, originando um estilo televisivo específico? Considerando que a televisão se destaca como um meio de conexão, mantendo as pessoas informadas, entretidas e ocupadas. Desde antes da popularização das mídias sociais, ela buscava engajar o espectador em sua programação, adaptando-se para atender diferentes demandas midiáticas. Durante muito tempo, uma concepção sobre os gêneros e formatos televisivos foi construída e consolidada (Souza, 2004); (Fechine, 2001). No entanto, propostas, sugestões e até imposições foram feitas ao público que, em algum momento, observou a lógica capitalista ser invertida, deixando de ser um consumidor passivo tornando-se um consumidor ativo com direitos e opiniões sobre os produtos, (Canclini, 1995). No campo da comunicação, reconhecemos que, à medida que as tecnologias avançam e surgem novas ferramentas comunicativas, a sociedade discute o fim das tecnologias utilizadas anteriormente. Todavia, mesmo com essas mudanças, a televisão continua desempenhando um papel significativo, oferecendo ao público experiências e possibilidades de interação midiática. Como conclusão foi observado que mediante as várias possibilidades permeadas pelas novas tecnologias a multiplicação de plataformas de comunicação para produção e transmissão de periódicos policiais, esses programas encontraram uma forma única de produzir suas matérias e de se comunicar com o seu público, ao qual chamamos de estilo televisivo do telejornalismo policial, tendo em suas configurações básicas o uso da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização e que atendem a demandas informativas geradas pelas dinâmicas sociais.Tese A feminae oeconomicus no Brasil: uma gestão empresarial de si na mídia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Magno, Madja Elayne da Silva Penha; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; https://orcid.org/0000-0002-6681-0538; http://lattes.cnpq.br/0925228473508865; Lima Neto, Avelino Aldo de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Muneiro, Lilian Carla; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Januário, Soraya BarretoNo percurso de uma racionalidade econômica, Michel Foucault (2022) encontra uma nova subjetividade governada por lógicas de mercado: um eu-empresa, um homo oeconomicus. Por uma rejeição dos universais, a partir de um recorte de gênero, esta pesquisa a delineia feminae oeconomicus, uma empresária de si. Nessa esteira, busca-se analisar a formação da subjetividade da feminae oeconomicus, assentada em uma arqueogenealogia foucaultiana, para uma ontologia do presente. Para isso, perscrutamos o modelo de feminae oeconomicus, a fim de apreender suas permanências e rupturas, assente em uma materialidade discursiva, encontrando pontos de intersecção; discutimos sobre a modelagem de si através da mídia, em uma gestão do self, para um governo e vigilância dos corpos; e identificamos pontos de dispersão, rotas de fuga, para uma nova arte do viver. O ponto de partida surge como um vislumbre, tendo em vista o estudo realizado por Rago (2019b), que nos indica uma lacuna na produção da subjetividade de uma identidade feminina tradicionalmente valorizada. Seguindo a sua prescrição, investigamos a construção da subjetividade da feminae oeconomicus em uma análise do neoliberalismo (Dardot; Laval, 2016), questionando a posição da mulher em uma perspectiva econômica (Federici, 2017, 2019; Marçal, 2022; Oksala, 2019; Saffioti, 2013), não para um empoderamento, mas por uma autêntica emancipação. Dividido em três etapas, o estudo interpõe a prática analítica aos pressupostos teórico-metodológicos, transitando pelos vieses da mídia, em seus espaços gendrados (Lauretis, 1987), nos jornais, nas revistas, nos anúncios publicitários, nas telenovelas e nas redes sociais digitais, em uma compreensão do enunciado em sua condição semiológica. Por uma descrição do arquivo, indagamos suas formas de dizibilidade; de conservação e memória; de reativação e apropriação (Foucault, 2013a). Na jornada pelo discurso midiático que nos atravessa, encontramos um corpo banido, liberto e máquina, engendrado pelos desígnios do capital.Tese A promoção da educação financeira na ambiência digital: estudo de caso a partir do canal "Me Poupe!", no YouTube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-17) Quintans, Maísa Carvalho de Souza; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; https://orcid.org/0000-0003-3313-9028; http://lattes.cnpq.br/9379640076735781; Fausto Neto, Antônio; Moraes, Cândida Maria Nobre de Almeida; Lemos, Daniel Dantas; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho deEsta pesquisa investiga de que maneira a influenciadora digital Nathalia Arcuri, através do canal “Me Poupe!”, no YouTube, difunde o tema das finanças pessoais e colabora para fomentar a cultura da Educação Financeira no ecossistema virtual, sem se restringir a ele. Para tanto, analisa o vídeo intitulado “MÉTODO N.A PRA QUEM GANHA POUCO DINHEIRO! Planejamento financeiro FÁCIL!” enquanto observa a performance da influencer à frente do canal. Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza básica, com propósito exploratório, de abordagem qualitativa e que faz uso conjugado de elementos da análise de conteúdo, dos tipos temática e da enunciação, e da análise textual. A discussão teórica se apoia no entrelaçamento entre Educação Financeira, Comunicação audiovisual em finanças e Influenciadores digitais. Dentre os objetivos alcançados, citam-se: a sinalização das estratégias comunicativas utilizadas pela influenciadora para compartilhar informações sobre finanças e incentivar à adoção de atitudes financeiras saudáveis pela audiência; a identificação de temas e ideias relacionadas às práticas financeiras em circulação no vídeo analisado; e a discussão sobre as potencialidades da comunicação digital e audiovisual para fomentar a cultura da Educação Financeira. Conclui que a influencer Nathalia Arcuri, no comando do canal “Me Poupe!”, dissemina uma visão de mundo ancorada na centralidade de noções, dinâmicas e percepções vinculadas ao universo financeiro; opta pela informalidade no uso da linguagem verbal; didatismo e descontração na forma de se comunicar com a audiência; e criatividade na lida dos assuntos postos em circulação. Destaca que o vídeo analisado emerge como instrumento potencialmente eficaz na promoção da Educação Financeira.Tese Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja Católica: práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan) - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-01) Barros, Cezar Macedo; Lacerda, Juciano de Sousa; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0003-4224-9181; http://lattes.cnpq.br/6344953791451625; Faxina, Elson; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Pavan, Maria Ângela; Alvarenga, Ricardo CostaOs processos comunicacionais da Igreja Católica seguem fluxos diversos e multidirecionais, com a participação de diversos atores. Dentre esses, no Brasil, a Instituição conta com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), que atuam de forma voluntária nas paróquias e comunidades, executando ações de divulgação e integração comunitária. A atuação da Pascom é embasada em documentos eclesiais, estudos sobre a comunicação e práticas sociais desenvolvidas no ambiente comunitário, a partir de quatro eixos: espiritualidade, formação, articulação e produção (CNBB, 2023). Esta pesquisa busca explicar como se processa a participação dos agentes da Pascom, articulados em rede, na comunicação midiática da Igreja Católica, sob a perspectiva comunitária, tendo em vista o contexto comunicacional contemporâneo, as orientações eclesiais e as motivações desse agente para contribuir com esses processos. Este estudo reflete sobre conceitos ligados à comunicação comunitária e à participação em processos midiáticos desenvolvidos em rede por movimentos sociais, especificamente no seio da Igreja Católica. A pesquisa é de natureza qualitativa e se realiza por meio de estudo de caso (Yin, 2005), tratando da participação dos agentes da Pascom nos processos midiáticos coordenados pelo Setor de Comunicação Social e pela Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan). A base teórico-metodológica desta pesquisa inclui reflexões sobre comunicação comunitária (Paiva, 2003; 2007; Peruzzo, 2009; Miani, 2011), participação (Bordenave, 1994; Peruzzo, 2007; Carpentier, 2018), mídia e religião (Martino, 2016) e interfaces com o catolicismo (Puntel, 2010; Alvarenga, 2016; Sbardelotto, 2017; e Zanon, 2021). Além de revisão bibliográfica e pesquisa da pesquisa, recorre-se a técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, aplicação de questionários, entrevista e análise de produtos midiáticos. Verificou-se que os agentes da Pascom participam dos processos midiáticos da Arquidiocese de Natal nos níveis de recepção, mensagens, produção e planejamento de conteúdos. Concluiu-se que a Pastoral da Comunicação é estratégica para a integração entre as práticas de comunicação comunitária e institucional no contexto eclesial católico e que as práticas pastorais da Pascom podem contribuir para a integração da Instituição com a cultura midiática. Propôs-se ainda um modelo de rede de comunicadores para a Igreja, alicerçada nas instâncias (arqui)diocesana e paroquial, que colabore com a produção e circulação midiática institucional e que conta com cinco sujeitos ou grupos de sujeitos fundamentais: o articulador da rede, a equipe de comunicação institucional, as equipes paroquiais da Pascom, o coordenador paroquial da Pascom e os demais sujeitos das respectivas instâncias.Tese Storycização: a prática de construção narrativa de influenciadoras digitais em Natal (RN) no Instagram stories(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Lima, Kassandra Merielli Lopes; Lacerda, Juciano de Sousa; Barcelos, Janaina Dias; http://lattes.cnpq.br/9206365815349191; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-6093-0352; http://lattes.cnpq.br/7049940755823944; Karhawi, Issaaf Santos; Muneiro, Lilian Carla; Gomes, Marcelo Bolshaw; Fonsêca, Mayara de Sousa GuimarãesÉ com o objetivo de identificar as características das narrativas midiáticas construídas por influenciadoras digitais em Natal (RN), no Instagram Stories, que essa pesquisa de tese caminha. Partindo dos conceitos de narrativa (Aristóteles, 2008; Barthes, 2011; Ricoeur, 1984, 1991, 1994, 1995, 1999) para tensionar sobre uma narrativa midiática (Silverstone, 2011; Motta, 2004, 2012, 2013; Barbosa, 2017), abordagens que se encontram e completam a pesquisa teórica que ainda recorre aos temas da midiatização (Sodré, 2002, 2014, 2021; Hjarvard, 2015; Hepp, 2014; Couldry; Hepp, 2020), exposição do eu (Sibilia, 2016) e influência digital (Abidin; Karhawi, 2021; Karhawi, 2016, 2018, 2020). A pesquisa empírica, em completude à teórica, fia-se em uma inspiração etnográfica (Fragoso; Recuero; Amaral, 2011), por meio das técnicas de coleta de dados da observação direta e do diário de campo. Após um acompanhamento de três anos dos perfis analisados (2021, 2022 e 2023) construímos uma amostragem de 904 Stories, de sete dias (17/12/2021, 10/02/2022, 05/09/2023 a 09/09/2023). Para realizar a leitura do material coletado empregamos a Análise Pragmática da Narrativa de Motta (2013), dividida em sete movimentos narrativos, dos quais cinco nos foram base para a aplicação da Teoria e Análise narrativa do autor (2013) para a elaboração de nosso método analítico, capaz de ser replicável em outras pesquisas semelhantes. Como resultados temos: 1) A construção de práticas de narrativas midiáticas estratificadas no Instagram Stories, organizadas em Estratos de Intimidade, Estratos de Publicidade e Reposts; 2) A constituição teórica de “Personagens de si” pelo grupo analisado; E, por fim, 3) O conflito dramático da Influência Digital. O Instagram Stories pode, portanto, ser compreendido como um dispositivo contemporâneo de práticas de narrativas midiáticas.Tese O espalhamento do lar por meio das mídias: comunicação como princípio das novas formas de habitar o mundo contemporâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Costa, Ben- Hur Bernard Pereira; Hanke, Michael Manfred; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; http://lattes.cnpq.br/9825034841126517; Pereira, Lívia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; Cordeiro, Renato Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3629107596043555; Maia , Francisco Jadson Silva; https://orcid.org/0000-0003-0148-3975; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076O lar é um fenômeno antropológico e espacial, resultado da identificação do sujeito com o lugar. Para Alfred Schütz (1979), o lar é o marco zero sobre o território, de onde partimos e para onde queremos retornar, e sua produção se dá à medida em que o habitamos. Assim, se habitar é condição da existência humana (Heidegger, 2006), o lar é uma possibilidade para qualquer pessoa, desde que a sua relação com o espaço seja constante e mutuamente constituinte. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), por sua vez, não mais são percebidas como meros objetos dispostos na superfície do planeta, mas sim como elementos que compõem e dinamizam a natureza (Santos, 2013). Nesta tese propomos quatro postulados que descrevem e explicam como o sistema-lar é produzido, praticado e acessado na contemporaneidade, por meio de três eixos teóricos-conceituais: a) as propriedades das mídias - que, para Flusser (1992), tensionam a estrutura do espaço privado; b) a midiatização do mundo da vida - que transforma as interações em sociedade (Sodré, 2002; Hjarvard, 2012) e c) a projeção das identidades no espaço habitado, realizada pelas mídias, que fornecem aos indivíduos uma experiência de habitar nômade. Com isso, defendemos que o lar se espalha sobre o território a partir de uma relação comunicacional entre humanos e espaços constituídos pelas mídias.Tese Modelo de avaliação para campanhas de saúde: uma proposta de análise da campanha "Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Ana Cláudia Costa de; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-5128-6040; http://lattes.cnpq.br/0245334505225868; Díaz-Aguado, Laia Falcón; Gallego, Almudena Muñoz; Faxina, Elson; Araújo, Inesita Soares de; Molano, María Del Mar Marcos; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura SantosAs campanhas de saúde exercem um papel substancial como propulsoras do diálogo entre a sociedade e as organizações de saúde pública. Foi por intermédio dessas campanhas que o Ministério da Saúde realizou ações específicas de comunicação visando o combate à sífilis congênita e adquirida no Brasil. Face a este panorama, essa tese de doutorado tem como objetivo geral propor um protocolo de avaliação para campanhas de saúde, com base no caso da campanha nacional de saúde intitulada “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”, também objeto de estudo desta investigação. Para embasar o protocolo de avaliação, articulamos os dados empíricos junto ao arcabouço teórico acerca da comunicação e saúde (Araújo; Cardoso, 2007; Albarado; Prado; Mendonça, 2019), campanhas de saúde (Atkin; Rice, 2012) e avaliação de campanhas (Snyder, Hamilton; Huedo-Medina, 2009; French et al., 2014; Friedman et al., 2016; Anker et al., 2016). A partir de um movimento analítico, envolvendo teoria e empiria, o processo metodológico foi sistematizado em cinco fases: (I) Revisão integrativa sobre indicadores de avaliação de campanhas de promoção à saúde: coleta e seleção dos indicadores (compreensão da mensagem, efeito da campanha, eficácia e aceitabilidade); (II) Definição do corpus: campanha “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”; (III) Coleta de dados empíricos mediante aplicação dos Grupos Focais — Jovem, Diversidade, Profissionais de Saúde e Gestantes; (IV) Análise dos dados a partir da Teoria Fundamentada e validação dos indicadores e (V) Proposição de Protocolo para Avaliação Campanhas de Saúde. Dentre os resultados advindos desta investigação, destaca-se a proposição de um protocolo teórico-descritivo para avaliação de campanhas de comunicação nomeado por I-P.A-AS (Informação direcionada ao Público-Alvo para estimular Ação em prol da Saúde) foi estruturado em três dimensões principais: 1) Estratégia de Informação e Saúde; 2) Envolvimento do público-alvo e 3) Ação em prol da saúde. O protocolo valida também os resultados da teoria fundamentada dos dados, comprovando a Informação de saúde como dimensão principal para direcionar as estratégias de comunicação de uma campanha de saúde. Espera-se que as implicações apresentadas no decorrer desta tese proporcionem novas perspectivas para o campo da comunicação e saúde, permitindo que o protocolo seja aplicado na implementação e avaliação de campanhasTese Coronelismo em versão retrofit na TV: um estudo de caso do discurso assistencialista de Luciano Huck(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Moraes, Renato Ferreira de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0003-1940-0701; http://lattes.cnpq.br/8177336369330289; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; Musse, Christina Ferraz; Lima, Maria Erica de OliveiraCarências pessoais (materiais e afetivas) são expostas diuturnamente na televisão brasileira em espetáculos interesseiros política e empresarialmente, uma violência simbólica com traços de abuso de poder travestidos de ação social. É nesse ambiente midiático que se enquadra esta pesquisa, que tem como objeto o assistencialismo praticado pelo apresentador Luciano Huck e, como ponto de partida, o seguinte problema: de que forma essa estratégia televisiva estabelece relações materiais e afetivas com o público. O objetivo é identificar e analisar as características do discurso do apresentador, que entre outras categorias propomos denominar assistencialismo neokitsch, como um retrofit do coronelismo. Entendemos que o estudo pode contribuir para o campo das pesquisas em comunicação ao propor, além de uma categorização estética do assistencialismo, a discussão de conceitos como o cabresto eletrônico: um elo afetivo com conexões políticas estabelecido com o público a partir da resolução de problemas de ordem emocional e material, tal como fazia o coronel, personagem histórico de um período que Vilaça e Albuquerque (1978) chamam de “feudalismo matuto”. Além disso, consideramos a importância de analisar essa estratégia dentro do espectro dos estudos sobre discursos da mídia. Adotamos ferramental metodológico adaptado, que inclui análises televisual, de discurso (escola francesa) e análise crítica de discurso. Sobre o coronelismo, o referencial teórico tem base em Leal (2012), Vilaça e Albuquerque (1978) e Vilela (2008). Sobre assistencialismo, adotamos como referência Alayón (1995), Mota (2010) e Sitcovsky (2009). Tomamos como referência, ainda, o conceito de dominação carismática de Weber (2004), além de reflexões sobre programas populares na TV, de França (2006) e Araújo (2006). Sobre o viés político, referência em Gomes (2004) e Aldé (2004). No exercício de ações assistencialistas, Luciano Huck tem dificuldades no diálogo com pessoas mais pobres e com isso reverbera preconceitos próprios de um discurso conservador (com ares de modernismo) e elitista. Com base nesse panorama, sustentamos que esse discurso do coronelismo em versão retrofit se apresenta como um projeto de cabresto eletrônico com base na solidariedade. Paradoxalmente, separa os dois lados da questão, pois pouco ou nada contribui para a resolução dos problemas do assistido, do ponto de vista estrutural.Tese Big Data e o consumidor dataficado: perspectiva para uma adaptação do modus operandi publicitário no Nordeste e no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Cavalcante, Giovanna Oliveira Lima de Abreu; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; http://lattes.cnpq.br/9714211131459547; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Gomes, Marcelo Bolshaw; Paiva, Cláudio Cardoso de; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo MelloOs avanços tecnológicos apontam para caminhos de disrupção, incerteza e inexorabilidade. De forma acelerada, vemos os mais diversos setores do mercado reconfigurados. As tecnologias desenvolvidas a partir dos sistemas e ferramentas de Big Data estão no epicentro dessas transformações. Recusando pressupostos que entendem a linguagem algorítmica como um universo paralelo ou distante da realidade atual, esta pesquisa visa investigar as habilidades que os profissionais brasileiros da área de Publicidade precisam adquirir para atuar em um mercado global que vem fazendo do consumidor dataficado o seu protagonista. Ensejamos, então, como objetivo geral, apontar perspectivas para uma adaptação do modus operandi publicitário no Brasil e, mais especificamente, na região Nordeste, no estado do Rio Grande do Norte. Como estratégia para desenhar o percurso que a Publicidade precisa fazer medrar, pretendemos embasar nossas discussões em torno de metodologias como pesquisa empírica com observação direta de campo e participação no processo de construção das práticas docentes. A pesquisa empírica ocorreu no curso de Publicidade e Propaganda da faculdade particular Estácio/RN. Devido à pandemia de SARS CoV-2, adaptamos o método de coleta de dados. Fizemos uma ampla varredura na internet, buscando por pesquisas, mapas e informações, inclusive, a respeito do impacto da própria pandemia sobre o objeto de estudo. O trabalho combina também diferentes estudos de caso que procuram analisar as particularidades de cada proposta sobre diferentes mecanismos. Além disso, produzimos uma cartografia da dataficação dentro do campo da publicidade para entendermos como as pesquisas científicas da área abordam o tema. Para compreender os vínculos entre as mediações, a rede e os integrantes desse sistema interconectado, adotamos a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013, 2016). No intuito de problematizar a realidade brasileira, especificamente, no campo da Publicidade, lançamos mão dos estudos de BRUNO; CARDOSO; MELGAÇO; GUILHON e KANASHIRO (2019). Considerando as mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, essas observações sobre a metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analítico-metodológicas para uma compreensão mais acurada das práticas comunicacionais, sociais e educacionais nos cursos de Publicidade. Sobre as disputas que, contemporaneamente, se dão nos territórios informacionais, entendemos que as conquistas da ciência representam uma oportunidade, mas apenas se houver um novo pacto social entre os governos, o setor privado, a academia e a comunidade dicente, a fim de mudar os sistemas educativos e a forma como os países enfrentam os problemas tecnológicos. A proposta da pesquisa, portanto, é deslindar os processos de compreensão da comunicação e da Publicidade para que o modus operandi desse mercado não se distancie da realidade social, econômica, política e mercadológica, mas antecipe-se ou, no mínimo, acompanhe as mudanças tecnológicas que já se delineiam.Tese A televisão no Rio Grande do Norte: uma periodização da trajetória da mídia regional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-24) Sales Júnior, Francisco das Chagas; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0002-3501-7211; http://lattes.cnpq.br/4548596905981191; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Pavan, Maria Ângela; Lima, Maria Erica de Oliveira; Mattos, Sérgio Augusto SoaresEsta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e delimitar as fases de desenvolvimento da televisão no Rio Grande do Norte. Para isso, foram recortados como objetos empíricos as trajetórias das emissoras potiguares, entre 1972 e 2022, para identificar uma periodização da mídia regional (Rossetto, 2009), a partir de um estudo de caso (Yin, 2015) da televisão potiguar, transmitida tanto em sinal aberto como nas operadoras dos canais por assinatura, além do uso de técnicas como a história oral e de consultas aos arquivos de vídeo das emissoras, à legislação brasileira e às histórias do Brasil e do Rio Grande do Norte. A presente investigação foi justificada pela carência de pesquisas sobre a TV no estado e pela inexistência de uma periodização da mídia televisiva potiguar. A investigação teve como fundamentação teórica os estudos de Mattos (2010a, 2010b), Barbosa (2010), Bolanõ (1999, 2007) e Capparelli (1982, 1986), sobre a TV brasileira, e de Kneipp (2017), sobre a TV potiguar. O estudo contou ainda com as contribuições de Williams (2016), Jost (2011, 2007), Wolf (2015) e Wolton (1996) sobre a mídia televisiva, além das pesquisas sobre mídia regional de Lima (2010, 2001, 200), Bazi (2016, 2001), Fábbri Júnior (2006), Aguiar (2016), Moreira (2019, 2015, 2009) e Santos (2008, 2006, 2007, 2006). A pesquisa se propôs ainda a discutir conceitualmente a nova ecologia da televisão regional. Por isso, contou com as contribuições de McLuhan (1962, 1964), Postman (1994, 1979), Scolari (2015, 2014, 2010), Canavilhas (2023, 2011), Strate e Braga (2019), Becker (2022, 2016), Jenkins (2008) e Fechine (2014). A partir dos estudos realizados e dos resultados alcançados por esta pesquisa, foi possível construir uma periodização da trajetória televisão no Rio Grande do Norte e identificar a ecologia da TV potiguar na contemporaneidade, além de contribuir para as discussões e desenvolvimento do conhecimento científico sobre regionalização da mídia televisiva no Brasil.Tese Comunicação popular e insurgente da Boa Esperança: entre território, memória e histórias de vida em "Lagoas do norte para quem?"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Santos, Sarah Fontenelle; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; https://orcid.org/0000-0003-4021-5260; http://lattes.cnpq.br/8353584563493158; Borges, Jóina Freitas; Costa, Luciana Miranda; Medeiros, Lucineide Barros; Veloso, Maria do Socorro FurtadoA pesquisa teve como objetivo analisar a comunicação insurgente e popular junto aos saberes e práticas dos atingidos do Programa Lagoas do Norte em defesa do direito à cidade, em Teresina-PI. Mapeamos a comunicação junto aos atingidos/as pelo Programa Lagoas do Norte juntos de todos processos comunicativos. O recorte territorial foi na avenida Boa Esperança; e de lá vem a ação da história/memória da comunidade e descrevemos os fundamentos das sabedorias comunitárias. Nos serviu de aporte teórico a abordagem transmetodológica (EFENDY, 2016), construimos um método-caminhada que se vale da conversidade (FLEURI, 2019); a Produção Horizontal do Conhecimento (BERKIN, 2019); a Cartografia Social (ACSERALD, 2010) e Cartografia sentimental (ROLNIK, 1989). A produção de dados, tece diálogos com a oralidade e as histórias de vida, propondo um processo participativo comunitário para composição do mosaico das memórias locais. Neste percurso, caminhamos com autores que confrontam a colonialidade do saber/poder como Bispo dos Santos (2015); Quijano (2013); Villanueva (2017;2018); Krenak (2019); Ramose (1999); Mignolo (2019); Rodrigues (2021); Cusicanqui (2018), além da educação popular freireana. Com estes referentes encontramos a quadruple potência comunicativa que se apresenta por meio da mobilização, informação, educação popular e auto-organização, a qual chamamos de circularidade das confluências comunicativas. As conclusões desvelam uma comunicação que insurge das epistemes e antologias ancestrais guardadas pela comunidade, e que nos convidam à comunicação integral, holística e ativa, desde as filosofias do Bem Viver e Ubuntu. Essa tese fortalece a comunidade, a pesquisa em comunicação e a academia, pois permite tecer teoricamente na ciência do comum (SODRÉ, 2015): que é comunicar, sentir, ouvir e estar sempre atento a todos os ruídos nos movimentos da vida que pulsa. O comum é a vida falada e vivida da enunciação coletiva, onde há sempre o eco de inúmeras vozes que demandam espaço para dizer a palavra coletiva.Tese Aquilombamento virtual midiático: uma proposta teórico-metodológica para o estudo das mídias negras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Andrade, Alice Oliveira de; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-9048-1893; http://lattes.cnpq.br/3140699044086064; Veloso, Ana Maria da Conceição; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Carrera, Fernanda Ariane SilvaApresentamos o aquilombamento virtual midiático (AVM) como proposta de tese. Tratase de um movimento metodológico para enxergar como operam as mídias negras brasileiras, tendo três principais bases teóricas: o quilombismo (NASCIMENTO, 2019), o bios virtual (SODRÉ, 2002) e o conceito político de quilombo (NASCIMENTO, 2014); e três referências metodológicas: a transmetodologia (MALDONADO, 2011), o afroperspectivismo (NOGUERA, 2014) e a roleta interseccional (CARRERA, 2020). Por mídias negras entendemos um conjunto de experiências comunicacionais insurgentes que (co)movem pessoas na reescrita de diferentes narrativas sobre o povo negro. São grupos motivados pelas lutas contra o racismo estrutural e outras possíveis interseccionalidades, como o sexismo, a história única, a dominação, a hegemonia da mídia corporativa em relação à agenda, a invisibilidade, as injustiças sociais e cognitivas do mundo, a exclusão e a colonialidade da mídia. Podem ser vistas, portanto, como grupos com significativo aspecto decolonial. Inspirado pelos caminhos que negros(as) escravizados(as) abriam nas matas em fugas para os quilombos, o AVM desenvolve-se em três rotas: 1) movimento do Sankofa; 2) reconhecimento das escrevivências; 3) balaio de vozes. O referencial empírico envolveu seis grupos de mídias negras: Alma Preta, Mundo Negro, Negrê, Notícia Preta, Portal Geledés e Revista Afirmativa. Justificamos o recorte analítico por serem práticas midiáticas exercidas em ambientes digitais que têm como objetivo central quebrar a lógica da história única e produzir conteúdos direcionados à questão de raça e outros eixos de opressão. Para a coleta de dados, articulamos ferramentas como as entrevistas, observação não-participante virtual e pesquisa bibliográfica. Um olhar metodológico aquilombado nos mostra que as mídias negras brasileiras enxergam a comunicação e, especificamente, o jornalismo, como caminho de contraposição à colonialidade da mídia hegemônica e para a construção de novas matrizes de visibilidade sobre pessoas negras. Concluímos que as mídias negras virtuais são herdeiras da resistência negra do período colonial e têm nos quilombos um instrumento ancestral para a construção de um jornalismo antirracista. Como principais referências, contribuem com a construção deste texto autoras e autores como: Abdias Nascimento, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Conceição Evaristo, Edison Carneiro, Grada Kilomba, Lélia González, Muniz Sodré, Sílvio Almeida e Sueli Carneiro.Tese Carreira em jornalismo: significações no mundo do trabalho potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-17) Silva, Cleber Femina da; Maia, Kênia Beatriz Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0753-7340; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; http://lattes.cnpq.br/3529691509211038; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Silveira, José Ricardo da; Paulino, Roseli Aparecida FigaroEste estudo se insere no rol dos que buscam investigar aspectos da identidade profissional dos jornalistas brasileiros, em particular, da carreira dos jornalistas do Rio Grande do Norte. Carreira é um conceito estudado desde o início do século XX nas áreas das Ciências Sociais, Psicologia e Administração, tendo seu senso comum associado a esta última, principalmente com aspectos de ascensão e sucesso profissional. Aqui, a carreira é entendida como um conceito no qual coexistem as movimentações do indivíduo dentro da sua profissão, e sua percepção subjetiva sobre seu trabalho (BECKER, 2008; CHANLAT, 1998; BENDASSOLLI, 2009; RIBEIRO, 2011). O interesse pelo tema partiu da observação, como jornalista, do fechamento de diversos veículos de imprensa do Estado, durante a década de 2010, sobretudo os impressos, reduzindo o número de postos de trabalho nesse segmento e afetando as chances de mobilidade. Consequentemente, essas alterações também agem sobre a percepção dos jornalistas sobre o seu mundo do trabalho e sobre sua posição nele. Para compreender este cenário, traçamos como objetivo principal encontrar as conexões simbólicas entre as trajetórias profissionais individuais desses atores a fim de estabelecer uma percepção coletiva sobre a carreira de jornalista no Rio Grande do Norte. Para tal, adotamos a perspectiva foucaultiana de dispositivo (FOUCAULT, 1998, AGAMBEN, 2009; DELEUZE, 2015) para observar o mundo do jornalismo potiguar e dele extrair seu estado atual por meio da subjetivação dos seus indivíduos. Empiricamente, realizamos uma survey quantitativa com o objetivo de traçar um perfil dos jornalistas locais, e entrevistas em profundidade com profissionais que participaram da survey. Juntos, os dados da enquete e das entrevistas mostram que o mundo do trabalho jornalístico potiguar tem exigido maior capacitação e disponibilidade do indivíduo que nele pretende construir carreira, ao passo em que enfrenta problemas para dar continuidade à existência das empresas jornalísticas; a atuação em assessoria de imprensa mostra-se como opção viável para a carreira; jornalistas experientes são preteridos devido aos altos salários e tendem a abandonar a profissão com o passar do tempo.Tese Paisagem midiática do sertão: um estudo das práticas de consumo de mídia do Canal 4, de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-11) Silva, Maríllia Graziella Oliveira da; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0003-4962-0836; http://lattes.cnpq.br/8513965699288236; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Muneiro, Lilian Carla; Ota, Daniela Cristiane; Faxina, Elson; García, Nicolás Lorite; Rosário, Nísia Martins doEsta tese doutoral apresenta um estudo das práticas de consumo de mídia local através do canal 4, de Currais Novos/RN. A cidade, que está localizada na zona mais pobre e estigmatizada do Brasil, o sertão nordestino, destaca-se na história da mídia brasileira por ter sido a pioneira no sistema de televisão a cabo da região Nordeste. Apresenta-se também peculiar por ser uma cidade considerada de pequeno porte – população média de 45 mil habitantes – com seis emissoras de televisão com conteúdo local. Dessa maneira, diverge-se das características típicas dos municípios que são considerados desertos de notícias no Brasil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2022), ou seja, locais que não têm veículos jornalísticos e, consequentemente, cobertura significativa da imprensa. Diante dessa conjuntura, com o objetivo de compreender quais são e como se dão as práticas de consumo de mídia televisiva local a partir do canal 4, de Currais Novos/RN, desenvolvemos uma percurso metodológico híbrido, que teve início com a seleção de cinco casas de famílias curraisnovenses e, em seguida, com a utilização de quatro instrumentos de coleta de dados: a) questionário de audiência semiestruturado; b) diários de consumo; c) observação não-participante; d) e entrevistas em profundidade. Os dados empíricos apanhados com a pesquisa de campo se articularam com os nossos aportes teóricos, regidos especialmente pelo conceito de consumo (BAUMAN, 2008; BAUDRILLARD, 2007; JENKINS, 2009; MILLER, 2007; TAPSCOTT; WILLIAMS, 2007). Além disso, o embasamento metodológico foi desenvolvido a partir das questões acerca dos estudos de audiência com ênfase nos estudos de consumo midiático (JACKS; TOALDO, 2013; WOTTRICH, 2017). Com a análise realizada, a tese expõe seis categorias de práticas de consumo midiático local curraisnovense: uso dos aparelhos, reconhecimento do outro, lugar do consumo, autorreconhecimento, sociabilidade e mídia televisiva (local). Resultando também em 24 sentenças conclusivas em torno das práticas de consumo televisivo local em Currais Novos/RN, confirmando algumas hipóteses iniciais, como a de que há predominância no uso do aparelho televisivo para o consumo local; que o efeito zapping (troca de canais) ao longo do programa é nulo ou baixo ou ainda de que o consumo televisivo local se dá essencialmente em casa, em núcleo familiar.Tese Publicidade translocal e a construção de memórias de temporalidades: estudo a partir de anúncios veiculados no contexto da Segunda Guerra, no Rio Grande do Norte (1942-1945)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-30) Lopes, John Willian; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-0676-9828; http://lattes.cnpq.br/1842027930708467; Garcia, Nicolas Lorite; Barreto Filho, Eneus Trindade; Pavan, Maria Ângela; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosA mídia tem se tornado cada vez mais relevante na configuração das memórias na sociedade. E a publicidade, constitutiva do sistema midiático, aciona essas memórias na estruturação de suas narrativas e coloca em circulação formas de interpretar as práticas humanas em seus tempos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo geral elucidar como as marcas de temporalidade e de memória de acontecimentos e as correspondentes práticas sociais de um período histórico se expressam como narrativa publicitária. Esta pesquisa interessa ao campo de estudos em comunicação por vislumbrar possibilidades de reinterpretação de processos comunicacionais imersos em outra temporalidade. Tomam-se como base teórica os interlocutores que debatem as ideias de local e de territorialização e a inserção delas no contexto da comunicação, a partir das quais propõe-se a noção de publicidade translocal. Recorre-se também àqueles que discutem a relação entre a comunicação midiática e os campos do tempo, acontecimento e da memória, a fim de situar a participação das narrativas e práticas sociais da publicidade na produção dessas dimensões – a partir da qual sugere-se a noção de acontecimento publicitário. Empiricamente, observa-se a produção publicitária impressa no jornal A República, veiculada no contexto da Segunda Guerra Mundial (de 1942 a 1945, especificamente) em Natal, Rio Grande do Norte (Brasil). Parte-se de uma amostragem de 681 unidades publicitárias impressas (UPIs) que são submetidas a um tratamento analítico descritivo-interpretativo, baseado num referencial de codificação próprio, fundamentado na processualidade metodológica da análise de conteúdo. A análise está dividida em das partes: a primeira (plano do conteúdo) com abordagem predominantemente quantitativa e que englobou todas as UPIs; a segunda (planos da expressão e diagramação), mais qualitativa e aplicada às 142 UPIs com vinculação com o contexto da guerra. Quanto ao enfoque quantitativo, os resultados sinalizam a confirmação de que o contexto da guerra repercutiu menos nas mensagens publicitárias em relação ao total veiculado no período, considerando que não havia no Rio Grande do Norte uma estrutura de comunicação publicitária desenvolvida; que a associação com o acontecimento da guerra é uma característica presente principalmente nos anúncios de companhias internacionais, reforçando uma visão externa do conflito. Quanto ao qualitativo, verifica-se que os mecanismos dedutivos de representação das relações e práticas humanas emergem na mensagem publicitária como recursos simbólicos acessíveis ao contexto de recepção dos consumidores; que vinculação entre publicidade e ideologia se estrutura como narrativa, associando nas mensagens valores estrangeiros da guerra e hábitos culturais e de consumo das pessoas. Esses aspectos ajudam a sustentar a tese de que a publicidade pode ser partícipe e construtora de determinada dimensão histórica, possibilitadora e mobilizadora de memórias e expressão de transformações e permanências nas relações e práticas humanas.Tese Das raízes de Poço Limpo a Ielmo Marinho: representações identitárias do ielmomarinhense a partir dos discursos midiáticos presentes no YouTube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-02) Fernandes, Gustavo dos Santos; Sousa, Jorge Pedro de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0002-5727-7065; http://lattes.cnpq.br/2948058968555839; Nobre, Itamar de Morais; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Lima, Maria Erica de OliveiraAo refletir sobre as mídias contemporâneas e sua facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, observa-se que existe a possibilidade desse fluxo estar influenciando a representação identitária local, em especial a identidade do município de Ielmo Marinho no Rio Grande do Norte. Assim, existe nesse intercurso uma importante lacuna para investigação, no que diz respeito a identificação e construção da identidade do ielmomarinhense. Nesse sentido, ao constatar a acessibilidade e a expansão do YouTube, como uma mídia alternativa, bem como as escassas informações e pesquisas pertinentes ao município de Ielmo Marinho, verificou-se a relevância de investigar a possível relação entre os discursos midiáticos no YouTube e as representações identitárias desse município. Dessa forma, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo geral perceber e descrever as representações identitárias do ielmomarinhense, conforme estão plasmadas nos discursos midiáticos por meio do YouTube (envolvidos no ciberespaço), que estamparam o espaço social do município entre os anos de 2009 a 2018. Com o intuito de auxiliar no alcance desse objetivo central, autores como Hall (2011); Silva (2014); Woodward (2014); Chartier (1990; 1991); Canclini (1998; 2008); Castells (1999a) e Pollak (1992) foram os balizadores teóricos desse estudo, para as discussões em termos de identidade, diferença e representação, enquanto que para os apontamentos acerca das investigações midiáticas no YouTube e as noções conceituais do ciberespaço, tomou-se como base Gibson (1984), Lévy (1996; 2000), Lemos (2002; 2009; 2015), Castells (1999b; 2003), Burgess e Green (2009). Como estratégia para desenhar o percurso metodológico, este estudo, diante dos seus objetivos propostos se classifica como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, pautada na abordagem qualitativa, sob o suporte do viés quantitativo. Para organização e posterior análise dos materiais, o estudo norteou-se a partir de dois procedimentos técnicos distintos, inicialmente utilizouse o método histórico e etnográfico, para a reconstrução da história de Ielmo Marinho, em que foram realizados estudos a partir dos documentos que retratam a história do município a luz de Santos (2015) e Fernandes (2013; 2018). Em um segundo momento, como auxílio a identificação do objeto de estudo, que foram os discursos midiáticos presentes no YouTube, utilizou-se a etnografia virtual (on-line) em congruência com estudos estatísticos. Com isso, a pesquisa obteve como corpus de análise uma amostra de 163 vídeos publicados no YouTube entre 2009 e 2018. Os materiais apreendidos foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, com relação aos resultados encontrados, observou-se que no município de Ielmo Marinho habitam tantas representações identitárias no que se convencionou de identidade ielmomarinhense que por vários motivos ela não é construída a partir de um discurso homogêneo, caracterizando-a como uma identidade híbrida. A mesma é caracterizada por elementos que se associam as características rurais do município, suas festividades religiosas, a economia local voltada ao abacaxi e o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção. Sendo assim, este estudo identificou que os discursos midiáticos presentes no YouTube podem sim participar da configuração do espaço social, atribuindo valores e criando sentido para a representação identitária do ielmomarinhense.
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