Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30507
Title: As questões de ciências humanas na prova do enem. O que pensam os alunos sobre elas?
Authors: Silva, Sandro Damião Ribeiro da
Santos, Raquel Basílio dos
Melo, Magda Maria Pinheiro de
Núñez, Isauro Beltrán
Keywords: ENEM;Ciências Humanas;Opinião de Alunos;UFRN
Issue Date: 3-Apr-2020
Publisher: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
Citation: SILVA, S.D.R.; SANTOS, R.B.; MELO, M.M.P.; NÚÑEZ, I.B.. As questões de ciências humanas na prova do enem. O que pensam os alunos sobre elas?. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 17678-17691, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8479/7394. Acesso em: 16 out. 2020. DOI:10.34117/bjdv6n4-078
Portuguese Abstract: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, foi reformulado algumas vezes e se tornou o principal exame, em grande escala, do contexto educacional brasileiro. Servindo como um instrumento avaliador de discentes de diferentes realidades, o ENEM se utiliza de competências e habilidades pré-estabelecidas para o processo de avaliação. Contudo, tal exame é, hoje, também, a principal ferramenta de ingresso em grande parte das universidades brasileiras, além de propor reflexões que apontam para uma aprendizagem mais voltada aos anseios da contemporaneidade, cujos princípios básicos são a interdisciplinaridade e a cidadania. Assim, partindo desta assertiva, este artigo buscou analisar a opinião de discentes, que ingressaram nos anos de 2016 e 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca das questões da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Esta análise buscou respaldo em premissas centrais do exame, como extensão da prova, clareza, grau de dificuldade e objetividade das questões, desempenho dos discentes e dificuldades encontradas ao responder as questões. A análise se baseou em uma metodologia exploratória e descritiva, a qual possibilitou a análise dos dados numa relação direta com as proposições teóricas que nortearam o trabalho. Como principais resultados, salientam-se a satisfação dos alunos quanto à extensão do exame; à clareza quanto aos itens da prova e ao desempenho na resolução das questões; o grau de dificuldade, apontado como “mediano”, dos itens; e, as principais dificuldades enfrentadas na resolução da prova, que giraram em torno da aplicação dos temas à uma realidade concreta
Abstract: The National High School Examination (ENEM), created in 1998, was reformulated a few times and became the main examination, on a large scale, of the Brazilian educational context. Serving as an instrument for evaluating students from different realities, ENEM uses pre-established skills and abilities for the evaluation process. However, such an exam is, today, also the main entry tool in most Brazilian universities, in addition to proposing reflections that point to learning more focused on the desires of contemporary times, whose basic principles are interdisciplinarity and citizenship. Thus, based on this assertion, this article sought to analyze the opinion of students, who entered the years 2016 and 2017 at the Federal University of Rio Grande do Norte, about the questions of the Human Sciences and Its Technologies test. This analysis sought support in central premises of the exam, such as the length of the test, clarity, degree of difficulty and objectivity of the questions, performance of the students and difficulties encountered when answering the questions. The analysis was based on an exploratory and descriptive methodology, which made it possible to analyze the data in a direct relationship with the theoretical propositions that guided the work. As main results, the satisfaction of the students regarding the extension of the exam is highlighted; the clarity regarding the items of the test and the performance in solving the questions; the degree of difficulty, indicated as “average”, of the items; and, the main difficulties faced in solving the test, which revolved around the application of the themes to a concrete reality
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30507
ISSN: 2525-8761
Appears in Collections:CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
CT - DCIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AsQuestõesCiênciasHumanas_MELO_2020.pdfArtigo590,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.