Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30510
Title: As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN
Other Titles: The policies of democratization of access and the changes in the socioeconomic profile of engineering students from UFRN
Authors: Melo, Magda Maria Pinheiro de
Núñes, Isauro Beltran
Santos, Raquel Basílio dos
Keywords: Estudantes de Engenharia;Acesso;Democratização;Perfil socioeconômico
Issue Date: 31-Oct-2018
Publisher: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
Citation: MELO, M. M. P.; NUNEZ, I. B.; SANTOS, R. B.. As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia da UFRN. Brazilian Applied Science Review, v. 2, p. 2364-2377, 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/655. Acesso em: 16 out. 2020.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016. Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público, de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores e dos que têm renda familiar mensal maior que 5 salários
Abstract: The present study aims to analyze and characterize the changes in the socioeconomic profile of engineering students after the implementation of policies of democratization of access adopted by UFRN. Among them, it is the Argument of Inclusion and Law no. 12,711 / 2012, known as the Quota Law. In order to identify changes in the socioeconomic profile of engineering students, five engineering courses were chosen (Civil Engineering, Production Engineering, Electrical Engineering, Chemical Engineering and Textile Engineering), which offered vacancies in Vestibulares (2005 and 2012) and Sisu (2016), and four variables (type of high school, race / ethnicity, family income and exercise of paid activity), which were representative of the new democratization policies of access, were analyzed. Analyzing these variables, it was concluded that there were significant changes in the socioeconomic profile of the engineering students who entered the UFRN undergraduate courses in 2005, 2012 and 2016. After the adoption of the democratization policies, it is noticed that the engineering courses evaluated present more students from public high schools, black and indigenous students, workers and with family members with monthly income of up to five minimum wages. On the other hand, the percentage of students from private schools, white, non-working and with family members with monthly income higher than 5 wages decreased
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30510
ISSN: 2525-3621
Appears in Collections:CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
CT - DCIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AsPolíticasDemocratizaçãoAcesso_MELO_2018.pdfArtigo689,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.