Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30685
Title: A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo nonovo ensino médio
Authors: Dantas, Viviane dos Santos
Keywords: Escola;Dança;Ensino médio;Técnica Klauss Vianna;School;Dance;High school;Klauss ViannaTechnique
Issue Date: 31-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Viviane dos Santos. A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo no novo ensino médio. 2020. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atua lconjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller(2007). A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife - PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituição
Abstract: This artistic / educational dissertation is entitled “Dance at Scholl: A Pedagogical Proposal for the Discipline of Elective Component in New High School.” Its generalobjective is to describe pedagogical itineraries in Dance, developed in my teaching at the Centro Estadual de Educação ProfissinalDr. Ruy Pereira dos Santos, a public professional education high school. To apply this research, it was necessary to: (1) know the current conjuncture of Art / Dance Teaching in the curriculum; (2) and develop this teaching through the Klauss Vianna Technique at school. Based on the Klauss Vianna Technique (TKV) carried out in the Elective Component Discipline “Knowing Yourselfthrough a New Look”(Conhecendo-se por um novo olhar –in Brazilian Portuguese), which enables the subject to be integrally based on Somatic Education. In this context, we seek to expand the discussion in the face of the new conjuncture of high school today in Brazil. And for this discussion, the following questionsare brought: How could Dance and Technique Klauss Vianna be inserted in the integral formation of this student in High School? What are the possible contributions of dance education to the integral education of this student at this level of education? In this text, we also consider Somatic Education as dance content at school, as an element of contribution to the integral formation of this subject. To answer the mentionedquestions, we used the descriptive qualitative methodology, under the bias of bibliographic and observation methods,in which we addressed some points about the teaching of Art in the light of the Brazilian Common National Curricular Base (BNCC, 2018) and Law 13.415 / 2017. Isabel Marques (2001) is thetheoretical reference in the field of dance education at school and as a methodological basis the understanding of the body proposed by Klauss Vianna (2005), and for the systematization and application of the Klauss Vianna Technique to teacher Jussara Miller (2007 ). The research proposes a dialogue about my experience as a teacher at Centro Estadual de Educação ProfissionalDr. Ruy Pereira dos Santos, sited in São Gonçalo do Amarante -Rio Grande do Norte (RN), with interfaces in the Klauss Vianna Technique (TKV ). To carry out this research, the dance classes were distributed in the Discipline of Elective Component, which is inserted in the Axis of Technical and Professional Training of the Curriculum in the School in Full Time, which is based on the Model of the School of Choice, created in the year of 2000, in Recife -PE, at Gymnasium Pernambucano by a former student from that place, who went throughthe abandonment of that institution
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30685
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VivianeDosSantosDantas_DISSERT.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.