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Title: Representação tridimensional de processos de erosão costeira em ilhas barreiras utilizando tecnologia de jogos
Other Titles: Three-dimensional representation of coastal erosion processes in barrier islands using game technology
Authors: Diniz, Carlos Henrique Grilo
Amaro, Venerando Eustáquio
Prudêncio, Mattheus da Cunha
Felipe, Renan Farias
Keywords: Simulação;Erosão;Jogos sérios;Unity 3D
Issue Date: 2017
Publisher: Anuário do Instituto de Geociências
Citation: DINIZ, C. H. G.; AMARO, V. E.; PRUDÊNCIO, M. C.; FELIPE, R. F.. Three-Dimensional representation of coastal erosion processes in barrier islands using game technology. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, [S.L.], v. 40, n. 3, p. 147-158, 30 nov. 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/27099. Acesso em: 01 dez. 2020. https://doi.org/10.11137/2017_3_147_158
Portuguese Abstract: O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma metodologia de representação tridimensional de processos de erosão costeira em praias arenosas utilizando tecnologia de jogos. Essa representação visa auxiliar os profissionais das geociências e das engenharias, de forma lúdica e interativa, nos constantes desafios de melhor apresentar as mudanças na morfologia. Essas mudanças são promovidas pela interação entre processos continentais, oceanográficos e atmosféricos somados às atividades antrópicas, que combinadas, modificam estes ambientes. São apresentadas ainda, as etapas e o luxo para implementação de protótipos de simulação utilizando a abordagem de jogos sérios com a ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity 3D
Abstract: The present paper describes the development of a methodology for three dimensional representation of coastal erosion processes in sandy beaches using game technologies. This representation objective to help professionals of Geosciences and Engineering, in a playful and interactive way, in the constant challenges of better presenting the changes in morphology. These changes are promoted by the interaction between continental, oceanographic and atmospheric processes combined with human activities, which together modify these environments. Also, the steps and the flow for the implementation of simulation prototypes using the serious games approach with the Unity 3D game development tool were presented
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31007
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