Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31429
Título: Evaluation of medicines advertising in medical journals
Autor(es): Souza, Daliana Maria Berenice de Oliveira
Lima, Suellen Cristiane Medeiros de
Batista, Almária Mariz
Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de
Palavras-chave: Medicamentos, publicidade;Medicamentos, prescrição;Medicamentos, legislação;Medicines, advertising;Medicines, prescription;Medicines, legislation
Data do documento: Jun-2009
Editor: Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)
Referência: SOUZA, Daliana Maria Berenice de Oliveira; LIMA, Suellen Cristiane Medeiros de; BATISTA, Almária Mariz; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Evaluation of medicines advertising in medical journals. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 303-312, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200016&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000200016
Resumo: Este trabalho objetivou analisar propagandas de medicamentos sujeitos à prescrição, que foram veiculadas em três periódicos das áreas de cardiologia e neurologia, dirigidos a profissionais de saúde. A análise envolveu critérios baseados na legislação em vigor, além de outros, e das referências bibliográficas. Averiguou-se a presença dos seguintes itens: número de registro, nome do fármaco, indicações terapêuticas, contra-indicações, cuidados e advertências, reações adversas, efeitos colaterais, posologia, legibilidade das informações técnico-científicas e referências bibliográficas, frases e/ou expressões sobre vantagens ante outros fármacos, mensagens de segurança, promessas de cura e imagens de pessoas sorridentes, além da confirmação das citações com base nas referências bibliográficas. Dentre os critérios legais avaliados, observou-se a ausência de legibilidade das informações técnico-científicas em 85% das peças promocionais; a ausência dos efeitos colaterais em 23%; a ausência de cuidados e advertências em 15%; de contra-indicações em 12,8%; de posologia em 6,4%; do número de registro em 2,7% e da Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional (DCB/DCI) em 0,6%. Das 130 afirmações relativas a benefícios frente a outros fármacos, 23,8% não foram confirmadas; e das 48 mensagens de segurança veiculadas, 41,7% não tinham respaldo nas referências citadas. As imagens de pessoas sorridentes foram recurso usado em 49,2 % das peças promocionais. Das 1.362 referências analisadas, 19,7% não foram encontradas e 37,1% das afirmações referenciadas não foram confirmadas
Abstract: This work intended to analyze the advertising of medicines requiring medical prescription, divulged into three journals of the neurology and cardiology areas addressed to healthcare professionals. The analysis was based on current legislation, among other criteria, as well as specific literature. The presence of the following items was investigated: registration number, drug name, specific indications, contraindications; cautions and warnings; adverse reactions; possible side effects; posology; legibility of technical-scientific information and bibliographic references, phrases and/or expressions about the medication benefits, as compared to other drugs; safety warnings, healing promises and pictures of people smiling, and the quotations confirmation based on bibliographic references. Among the evaluated legal criteria, it was observed the absence of legibility in technical-scientific information in 85% of advertisements; absence of side effects in 23%; absence of cautions and warnings in 15%; of contraindications in 12.8%; of posology in 6.4%; of registration numbers in 2.7% and of the Common Brazilian Denomination/Common International Denomination (Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional - DCB/DCI) in 0.6%. Out of 130 statements respecting advantages face to others drugs, 23.8% were not confirmed and out of 48 divulged safety messages, 41.7% could not be found in quoted references. The pictures of people smiling was a resource used in 42.2% of advertisements. Out of 1362 references analyzed, 19.7% were not found and 37.1% of quoted affirmations weren't confirmed
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31429
ISSN: 2175-9790
Aparece nas coleções:CCS - DFAR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf306,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons