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Title: Haima: Sistema de Informação de Apoio a Gestão de OPME para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes
Authors: Pinheiro, Liane Lopes de Souza
Keywords: Administração hospitalar;Tecnologia da informação;Próteses e implantes;Equipamentos e provisões;Software
Issue Date: 14-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINHEIRO, Liane Lopes de Souza. Haima: Sistema de Informação de Apoio a Gestão de OPME para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes. 2020. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: As órteses, próteses e materiais especiais fazem parte de uma categoria ampla de materiais, com um universo extremamente diverso de produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. A gestão de tais materiais permeia grande parte dos processos hospitalares, desde o agendamento do procedimento até a contabilização das informações, passando pela logística, consumo e faturamento. Esse fluxo contribui para que suas características assistenciais e de comercialização seja considerada complexa, pois envolve pacientes, médicos, profissionais de saúde, fabricantes, fornecedores e gestores. Esse contexto faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do uso das órteses, próteses e materiais especiais. Posto isso, o desenvolvimento de um sistema de informação foi elencado como estratégia para contribuir para a gestão desses insumos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que apresenta dificuldades que tornam o processo gerencial atual frágil, inseguro e sujeito a muitas falhas que prejudicam a instituição e o próprio paciente. O objetivo deste trabalho é conceber, desenvolver e implementar um sistema de informação de apoio a gestão de órteses, próteses e materiais especiais. O processo de desenvolvimento foi baseado numa estrutura definida em três fases de forma interativa e cíclica. Na primeira, denominada de planejamento e concepção, foi realizado a revisão de literatura, a familiarização do fluxo de trabalho atual funcionando no hospital; a definição de um novo fluxo e a obtenção dos requisitos. A segunda fase, foram analisados os requisitos, o projeto e a implementação. Na terceira e última, foi realizada a validação preliminar e a entrega do sistema. O sistema desenvolvido possui na sua arquitetura a solicitação médica em formulário digital próprio e com direcionamento de materiais solicitados conforme Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde e legislação vigente; a autorização do uso do material pelo gestor; o controle da lista de espera; o agendamento dos procedimentos; a disponibilidade, reserva e a dispensação do material no dia de realização do procedimento. De acordo o trabalho realizado, podemos traçar algumas conclusões: Com a familiarização do processo de trabalho atual presente no HUOL foi possível identificar problemas críticos, os quais se tentou corrigir com a implementação do sistema. Foi desenvolvido um fluxo de trabalho aplicável a realidade do HUOL que permite a definição da atuação específica de cada profissional, orientando as devidas interações necessárias. O software Haima foi concebido, desenvolvido e implementado preliminarmente, se mostrando viável e capaz de atender aos requisitos propostos, não apresentado falhas importantes.
Abstract: Orthoses, prostheses and special materials are part of a broad category of materials, with an extremely diverse universe of products used in performing medical, dental and physiotherapy procedures, as well as in the diagnosis, treatment, rehabilitation or monitoring of patients. The management of such materials permeates a large part of hospital processes, from scheduling the procedure to accounting information, through logistics, consumption and billing. This flow contributes to its assistance and marketing characteristics to be considered complex, since it involves patients, doctors, health professionals, manufacturers, suppliers and managers. This context raises the need to develop strategies in order to improve the management of the use of orthoses, prostheses and special materials. That said, the development of an information system was listed as a strategy to contribute to the management of these inputs at the Onofre Lopes University Hospital, which presents difficulties that make the current management process fragile, insecure and subject to many failures that harm the institution and the patient himself or herself. The objective of this work is to design, develop and implement an information system to support the management of orthoses, prostheses and special materials. The development process was based on a structure defined in three phases in an interactive and cyclical way. The tasks carried out during the first phase, called planning and conception, include a literature review, familiarization with the current workflow working in the hospital; defining a new flow and meeting requirements. The second phase is related to analysis of project requirements, the design and its implementation. The third and last phase consists of preliminary validation and presentation of the ready to use software. The developed system feature in its architecture the medical request in its own digital form and the direction of requested materials according to the Management System of the Table of Procedures, medicines and OPM of the Unified Health System and current legislation, the authorization for the use of the material issued by the manager, control of the waiting list, scheduling of procedures, availability, reservation and dispensing of material on the day of the procedure. According to the work carried out, we can draw some conclusions: after the familiarization with the current work process undergoing at HUOL, it was possible to identify critical problems that were addressed by the implementation of the system. A workflow was developed applicable to the reality of HUOL that allows the definition of the specific performance of each professional, guiding the necessary interactions. The Haima software was conceived, developed and implemented preliminarily, proving to be viable and capable of meeting the proposed requirements, without major failures.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31444
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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