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Título: A comunicação interna em um hospital universitário federal da rede Ebserh: otimizando o processo com aprendizado de máquina
Título(s) alternativo(s): Internal communication in a federal university hospital of the Ebserh network: optimizing the process with machine learning
Autor(es): Carvalho, Clarissa Oliveira de
Orientador: Lins, Hertz Wilton de Castro
Palavras-chave: Aprendizado de máquina;Comunicação 4.0;Inteligência coletiva;Inteligência colaborativa;Hospital 4.0
Data do documento: 3-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARVALHO, Clarissa Oliveira de. A comunicação interna em um hospital universitário federal da rede Ebserh: otimizando o processo com aprendizado de máquina. 2020. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O atual contexto de inovação tecnológica digital que a indústria 4.0 trouxe, gerando um gigantesco volume de dados, traz novos desafios para a comunicação interna das organizações. Os hospitais são instituições naturalmente complexas em virtude de sua diversidade de atividades, perfis de profissionais, tipos de públicos e regulamentações a serem seguidas, sendo um exemplo de instituição com demandas de gerenciamento de dados em larga escala. O perfil organizacional dos hospitais universitários e seu papel na sociedade, instigaram a reflexão sobre a importância da qualidade das informações, a maneira como são divulgadas, bem como a forma que são recebidas pelo público interno de um hospital universitário, ou seja, sobre a eficácia na comunicação interna desse tipo de instituição, tendo em vista que esta vai impactar a todos que lidam direta ou indiretamente com pacientes, influenciando nos resultados entregues, seja na formação acadêmica ou na assistência de saúde. Porém, observa-se que os processos referentes à comunicação interna nesse tipo de organização apresentam algumas dificuldades como a falta de comunicação dirigida e interatividade entre os diversos segmentos do público interno. O objetivo deste trabalho foi verificar as necessidades e carências do público interno de um grande hospital universitário da rede Ebserh (Complexo Hospital de Clínicas da UFPR) e fazer uma proposta de utilização de inteligência artificial como instrumento para realizar a comunicação dirigida, por meio de recomendação de conteúdo. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa quanti-qualitativa junto à amostra qualificada do público interno do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (formado por profissionais e residentes de todas as áreas), bem como o desenvolvimento de uma prova de conceito para recomendação de conteúdo a partir de notícias disponibilizadas nos portais do CHC-UFPR e Ebserh. Este trabalho proporcionou verificar a importância e as dificuldades que existem na comunicação interna de um grande hospital universitário, ao mesmo tempo em que demonstrou que o uso de inteligência artificial, como gestão de dados e recomendação de conteúdo, pode ser uma solução viável e promissora para essas carências inserindo esse tipo de organização na era da comunicação 4.0.
Abstract: The current context of digital technological innovation that Industry 4.0 brought, generating a gigantic volume of data, poses new challenges for the internal communication of organizations. Hospitals are naturally complex institutions due to their diversity of activities, professional profiles, types of audiences and regulations to be followed, being an example of an institution with large-scale data management demands. The organizational profile of university hospitals and their role in society, prompted reflection on the importance of the quality of information, the way they are disseminated, as well as the way they are received by the internal public of a university hospital, that is, or, on the effectiveness in the internal communication of this type of institution, considering that it will impact everyone who deals directly or indirectly with patients, influencing the results delivered, whether in academic training or health care. However, it is observed that the processes refer to internal communication in this type of organization presents some difficulties such as a lack of directed communication and interactivity between the different segments of the internal public. The objective of this work was to verify the needs and deficiencies of the internal public of a large university hospital in the Ebserh network (Complex Hospital de Clínicas da UFPR) and make a proposal to use artificial intelligence as an instrument to carry out targeted communication, through recommendation of content. The study was based on bibliographic research, quantitative and qualitative research with the qualified sample of the internal public of the Hospital de Clínicas Complex of UFPR (formed by professionals and residents from all areas), as well as proof of concept for recommending content from news available on the CHC-UFPR and Ebserh portals. This work enabled us to verify the importance and difficulties that exist in the internal communication of a large university hospital, while demonstrating that the use of artificial intelligence, such as data management and content recommendation, can be a viable and promising solution for these needs by inserting this type of organization in the age of communication 4.0.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31859
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