Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31905
Title: Quando o anjo da História sobrevoa as terras sertanejas: usos e representações da noção de sertão na Casa da Memória Potiguar (1934-1972)
Authors: Silva, Ledson Marcos Sousa da
Advisor: Santos, Evandro dos
Keywords: História dos Sertões;Noção de Sertão;História da Historiografia;Teatralização do poder
Issue Date: 9-Jan-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Ledson Marcos Sousa da. Quando o anjo da História sobrevoa as terras sertanejas: usos e representações da noção de sertão na Casa da Memória Potiguar (1934-1972). 2021. 211f. Dissertação (Mestrado em História dos Sertões) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: A presente dissertação tem por escopo investigar os usos da noção de sertão nos textos publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1934 a 1972. Discute os escritos de homens como Eloy Castriciano de Souza, Nestor dos Santos Lima, José Augusto Bezerra de Medeiros e Luís da Câmara Cascudo, no intuito de enxergar diferentes concepções, contextos e, assim, os usos da noção. Neste recorte temporal, considera-se para a análise 27 volumes da Revista, além de obras que os sócios publicaram individualmente fora do Instituto. Utilizando o exame qualitativo, são acatadas as contribuições por parte de Michel Foucault e Paul Ricoeur no que tange a análise do discurso, a salientar os jogos de poder, os jogos de linguagem, representações e a vontade de verdade sobre o passado. A proposta de investigação se divide em dois momentos. Primeiro, toma-se como suporte a abordagem teórica da sociologia de Pierre Bourdieu para esmiuçar, na historiografia produzida pelos letrados, a teatralização do poder que se manifesta nas publicações, de maneira a examinar interesses políticos e intelectuais. Comemorações, necrologias, homenagens, atas da redação da Revista, respostas a outros homens de letras e biografias se encaixam nesse quadro de fontes, direcionado ao esquadrinhamento dos jogos de poder. Essa fase se caracteriza por se interrogar sobre a troca de elogios que ocorre em significativa parcela das fontes. No segundo momento, apresenta-se argumentos e questões a respeito dos usos da noção de sertão realizados pelo grêmio potiguar. Esta operação é uma tentativa de problematizar as representações, distintas facetas, além dos aspectos político e social inculcados aos sertões pela rede de sociabilidade formada pelo Instituto. Nesse transcurso, há o diálogo com a perspectiva da psicanálise, ao apontar, nas fontes, elementos do sertão visto como problema para os profissionais da política. O debate marca-se pela discussão da fé no progresso que anda paralelo às representações dos sertões nesse contexto selecionado. Desse modo, a dissertação coloca em questão as dimensões políticas e intelectuais do Instituto potiguar, entendendo que as representações dos sertões se pautam pelas intenções daquele que escreve. O argumento elaborado nesse trabalho é que as representações do sertão são usadas, sobretudo, na construção de uma história política, particular e elitista, por parte dos sócios.
Abstract: This dissertation aims to investigate the uses of the notion of sertão in the texts published in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, between 1934 and 1972. It discusses the writings of men such as Eloy Castriciano de Souza, Nestor dos Santos Lima, José Augusto Bezerra de Medeiros and Luís da Câmara Cascudo, in order to see different conceptions, contexts and thus the uses of the notion. In this time frame, 27 volumes of the Journal are considered for analysis, in addition to works that the partners have published individually outside the Institute. Using the qualitative examination, the contributions of Michel Foucault and Paul Ricoeur are accepted in the analysis of discourse, stressing the power games, the language games, representations and the will to truth about the past. The research proposal is divided into two moments. First, the theoretical approach of the sociology of Pierre Bourdieu is taken as a support to examine, in the historiography produced by the literati, the theatralization of the power manifested in the publications, in order to examine political and intellectual interests. Celebrations, necrologies, tributes, minutes of the writing of the magazine, answers to other men of letters and biographies fit this framework of sources, directed to the search of power games. This phase is characterized by questioning the exchange of praise that occurs in a significant portion of the sources. In the second moment, arguments and questions are presented regarding the uses of the notion of sertão performed by the potiguar guild. This operation is an attempt to problematize the representations, different facets, besides the political and social aspects inculcated to the sertões by the network of sociability formed by the Institute. In this course, there is the dialogue with the perspective of psychoanalysis, by pointing out, in the sources, elements of the sertão seen as a problem for the professionals of politics. The debate is marked by the discussion of faith in progress, which is parallel to the representations of the sertões in this selected context. Thus, the dissertation calls into question the political and intellectual dimensions of the Potiguar Institute, understanding that the representations of the sertões are guided by the intentions of the one who writes. The argument elaborated in this work is that the representations of the sertão are used, above all, in the construction of a political history, particular and elitist, on the part of the partners.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31905
Appears in Collections:CERES - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuandoanjoHistoria_Silva_2021.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons