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Título: Avaliação do desempenho das operadoras de planos de saúde com certificado de acreditação
Autor(es): Silva, Gleice Moreira
Orientador: Costa, Nilma Dias Leão
Palavras-chave: Acreditação;Saúde suplementar;Melhoria da qualidade;Gestão da qualidade;Avaliação comparativa
Data do documento: 31-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Gleice Moreira. Avaliação do desempenho das operadoras de planos de saúde com certificado de acreditação. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: A acreditação é processo de avaliação de instituições para a verificação do cumprimento de padrões de qualidade. Os estudos que comprovam os impactos deste processo são escassos. Objetivo: Analisar a relação entre a acreditação das operadoras de saúde e o desempenho destas em relação à qualidade avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Programa de Qualificação das Operadoras. Método: Estudo observacional realizado com 636 operadoras avaliadas no Programa de Qualificação das Operadoras (ano base 2018). A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios públicos disponibilizados na página eletrônica da ANS. Para análise dos dados, traçou-se o perfil das operadoras acreditadas; aplicaram-se o teste T Student para avaliar o desempenho das operadoras no Programa de Qualificação das Operadoras e o teste Mann-Whitney para avaliar se o desempenho era crescente entre as operadoras acreditadas, conforme o nível de classificação (Níveis I, II e III). Resultados: As operadoras acreditadas (n=53) compreenderam 8,3% das operadoras ativas; 89% foram classificadas no Nível I e 9% no Nível II e apenas uma, no Nível III (2%). As operadoras acreditadas obtiveram média de 0,7959 e as não acreditadas de 0,6118 (valor p 0,00) no Programa de Qualificação das Operadoras. O desempenho das operadoras não foi crescente de acordo com o nível de classificação de acreditação. Conclusões: Os testes realizados comprovaram que as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho que as não acreditadas no Programa de Qualificação das Operadoras. O indicador relacionado à gestão de acesso aos serviços apresentou o pior desempenho das operadoras. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados como incentivo à acreditação e implantação de processos de melhoria.
Abstract: Introduction: Accreditation is a process for evaluating institutions to verify compliance with quality standards. Studies that prove the impacts of this process are scarce. Objective: To analyze the relationship between the accreditation of health operators and the present performance in relation to the quality assessed by the National Supplementary Health Agency (ANS), in the Operator Qualification Program. Method: Observational study carried out with 636 operators evaluated in the Operator Qualification Program (base year 2018). Data collection was carried out through public reports made available on the ANS website. For data analysis, the profile of accredited operators was drawn up; the Student T test was applied to evaluate the operators' performance in the Operator Qualification Program and the Mann-Whitney test to assess whether the performance was increasing among the accredited operators, according to the classification level (Levels I, II and III) . Results: The accredited operators (n = 53) comprised 8.3% of the active operators; 89% were classified in Level I and 9% in Level II and only one, in Level III (2%). The accredited operators obtained an average of 0.7959 and the non-accredited operators of 0.6118 (p value 0.00) in the Operator Qualification Program. The operators' performance was not increasing according to the level of accreditation classification. Conclusions: The tests carried out proved that the accredited operators performed better than those not accredited in the Operator Qualification Program. The indicator related to the management of access to services presented the worst performance of the operators. The results of this work can be used as an incentive to the accreditation and implementation of improvement processes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32706
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