Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710
Title: Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
Authors: Cavalcante, Cláudio de Almeida
Advisor: Campos, Marineide Furtado
Keywords: Corpo;Arte;Ressignificação;Aprendizagem;Escola
Issue Date: 25-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAVALCANTE, Cláudio de Almeida. Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.
Abstract: The present work aims to observe, analyze, reflect and discuss with the student about their marked, oppressed, conflicted and resignified bodies in the public school space with a focus on teaching Art and its different languages - Theater, Dance, Music and Visual Arts, from the electronic game “The Sims”, in the theater scene. Appropriating this transformative tool, which is the teaching of Art in public schools, the aim is to progressively guide the student in a human way, in the construction of ethical, aesthetic and citizen values and concepts, enabling him to become an autonomous subject and builder of his own social and corporal history. We thought about how to make it possible, through the teaching of Art, to experience human and creative relationships with all those who attend school, contributing to this student being emotional, having pleasure and happiness in learning, and that this learning has meaning and that it be apprehended through visceral, singular, integral experiences and with support for pedagogical, methodological, creative, playful and significant mechanisms, giving a new meaning to a body full of oppressive marks and conflicts arising from family life and an oppressive society. For this, we seek theoretical support in Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) and Boal (2019). The research has a qualitative nature, with the final products of this scientific article and a pedagogical proposal for a theater show entitled “Marked, Oppressed, Conflicted and Resignified Bodies” at school and in life. It should be noted, therefore, the possibility of a collective where it is possible to present this student with other ways of thinking, living, existing in his context and around the school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ressignificarcorpooprimido_Cavalcante_2021.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.