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Title: A utilização de mapas conceituais em uma atividade orientada para a promoção da argumentação científica escolar
Authors: Costa, Amanda Glycia Silva Moreira da
Advisor: Silva, Márcia Gorette Lima da
Keywords: Ensino de ciências;Argumentação;Mapas conceituais
Issue Date: 5-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Amanda Glycia Silva Moreira da. A utilização de mapas conceituais em uma atividade orientada para a promoção da argumentação científica escolar. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Na área de ensino de ciências ampliam as defesas para o uso de estratégias de ensino com vistas ao desenvolvimento de habilidades argumentativas. Entre os argumentos destacam a relação com a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Uma das estratégias destacadas é o uso de mapas conceituais como uma ferramenta de ensino para a promoção da argumentação. O que nos leva a delimitar nossa questão de pesquisa: “Atividades orientadas com o uso de mapas conceituais podem promover a ocorrência da argumentação em sala de aula? Se sim, como?”. A partir desta questão, pretendemos identificar manifestações de argumentação apoiada em dados em processos de defesa e refutação de mapas conceituais no contexto de atividades orientadas por roteiros em sala de aula. Para tanto, planejamos uma sequência de atividades sobre o tema “chuva ácida” envolvendo o processo de construção, reformulação e defesa de mapas conceituais. Para todas as etapas foram elaborados roteiros orientadores. A intervenção ocorreu em 5 encontros na disciplina de Química com estudantes do curso técnico integrado ao nível médio em Informática do IFRN, Campus Currais Novos (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética, n o. 15863319.3.0000.5537). A coleta de dados foi realizada por meio de gravação (áudio e vídeo) dos discursos durante a etapa de debate dos mapas conceituais. Para a análise dos dados foi adaptada a rubrica dos autores Shemwell e Furtak (2009) a qual abordava os seguintes pontos: a ausência de dados, o uso de dados e a articulação dos dados com as relações conceituais. Os dados correspondem aos elementos que configuram um mapa conceitual (termos de ligação, setas, conceitos, proposições, dentre outros) e as relações conceituais são as informações de caráter científico escolar, empregadas para sustentar as declarações dos estudantes. Como principais resultados destacamos que os estudantes apresentaram ao decorrer da etapa de defesa dos mapas conceituais, declarações utilizando dados e articulando-os com os conceitos. Concluímos que a inclusão desta etapa revelou a potencialidade em promover a negociação de significados, a argumentação científica em sala de aula e a avaliação de suas próprias concepções.
Abstract: In the area of science teaching, the defenses for the use of teaching strategies are broadened with a view to the development of argumentative skills. Among the arguments they highlight the relationship with the formation of critical and reflective citizens. One of the strategies highlighted is the use of concept maps as a teaching tool for the promotion of argumentation. Which leads us to delimit our research question: “Activities oriented with the use of concept maps can promote the occurrence of argumentation in the classroom? If so, how? ”. From this question, we intend to identify manifestations of argument supported by data in processes of defense and refutation of conceptual maps in the context of activities guided by scripts in the classroom. To this end, we planned a sequence of activities on the theme “acid rain” involving the process of building, reformulating and defending concept maps. Guiding scripts were prepared for all stages. The intervention took place in 5 meetings in the discipline of Chemistry with students from the technical course integrated at the medium level in Informatics at IFRN, Campus Currais Novos (CAAE - Certificate of Presentation of Ethical Appreciation, no. 15863319.3.0000.5537). Data collection was performed by recording (audio and video) the speeches during the debate of concept maps. For the analysis of the data, the rubric of the authors Shemwell and Furtak (2009) was adapted, which addressed the following points: the absence of data, the use of data and the articulation of data with conceptual relationships. The data correspond to the elements that make up a conceptual map (terms of connection, arrows, concepts, propositions, among others) and the conceptual relationships are the information of a scientific school character, used to support the students' statements. As main results we highlight that the students presented, during the defense of concept maps, statements using data and articulating them with the concepts. We conclude that the inclusion of this stage revealed the potential to promote the negotiation of meanings, scientific argumentation in the classroom and the evaluation of their own conceptions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32715
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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