Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32930
Title: A responsabilidade enunciativa em textos de alunos do Ensino Fundamental
Other Titles: The commitment in texts by elementary-middle school studentes
Authors: Gomes, Alexandro Teixeira
Oliveira, Raphael Dantas de
Keywords: Produção de texto;Writing;Carta do leitor;Letter to the editor;Marcas linguísticas;Linguistic features
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Con(Textos) Linguísticos
Citation: GOMES, Alexandro Teixeira; OLIVEIRA, Raphael Dantas de. A responsabilidade enunciativa em textos de alunos do Ensino Fundamental. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 233-248, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29207. Acesso em: 8 jan. 2021.
Portuguese Abstract: Este artigo tem por escopo investigar o fenômeno da responsabilidade enunciativa em textos de alunos do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, orientamo-nos pelos trabalhos de Adam (2008, 2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dez textos do gênero discursivo Carta do Leitor produzidos por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. A análise nos mostra que há uma predominância da voz dos alunos, embora encontremos, em pequena recorrência, a voz de outras instâncias enunciativas, a exemplo da voz da autora do artigo motivador da escrita das cartas do leitor que formam o corpus deste trabalho. Em relação às marcas linguísticas identificadas que materializam a assunção da responsabilidade enunciativa nos textos analisados, destacamos os conectores, os adjetivos, os advérbios, os verbos em 1a pessoa do singular e do plural e os modalizadores como as de maior recorrência. A análise nos mostra, outrossim, que quando se realiza um trabalho com os elementos linguísticos sob uma ótica discursiva, os alunos conseguem aprender melhor e conseguem usar adequadamente os recursos linguísticos nos textos produzidos
Abstract: The investigative scope of this article is the phenomenon Commitment in texts by Elementary-Middle School Students. Our theoretical perspective is informed by the work of Adam (2008, 2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi and Rodrigues (2018), among others. Our methodology is carried out through the analysis of ten texts in the discursive genre, Letter to the Editor, produced by students in the 7 th year of Elementary-Middle School. The analysis shows a predominance of student voices, although we find a few recurrent voices of other enunciative instances, an example of this being the voice of the author of the article about which the letters to the editor were written – the corpus of this work. With regard to the linguistic features identified, which materialize the taking up of commitment in the texts analyzed, we find connectors, adjectives, adverbs, verbs in the first person singular and plural, verbs in the first person singular and plural, and modalizers as being the most in evidence. The analysis shows us, and others, that when a work is carried out with linguistic elements under the discursive gaze, the students manage to learn better and use the linguistic resources in the text produced
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32930
ISSN: 2317-3475
1982-291X (Online)
Appears in Collections:FELCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResponsabilidadeEnunciativaTextos_Gomes_2020.pdf330,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons