Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32931
Title: Termos em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem
Other Titles: Terms in virtual learning environments tutorials
Authors: Santiago, Márcio Sales
Keywords: Termo;Term;Educação a Distância;Distance Education;Ambiente virtual de aprendizagem;Virtual learning environment;Tutorial;Tutorial
Issue Date: 2016
Publisher: Revista GTLex
Citation: SANTIAGO, Márcio Sales. Termos em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 257-270, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/34295. Acesso em: 11 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.14393/lex2-v1n2a2016-2.
Portuguese Abstract: Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que tem como objeto de estudo a terminologia da Educação a Distância (EAD), especificamente aquela presente em tutoriais elaborados para ambientes virtuais de aprendizagem. Cumpre salientar que estes textos objetivam primordialmente a instrumentalização de professores, tutores e alunos para a utilização de um sistema informatizado baseado em conceitos da EAD. Ao considerar aspectos ligados à natureza do domínio, como a finalidade dos tutoriais e seus destinatários, junto à presença e ao uso da terminologia nos tutoriais, propomos a classificação dos termos em quatro grupos temáticos. Tal classificação expressa um dos resultados alcançados pela pesquisa e permite observar que a EAD, como área do conhecimento, possui um caráter multidisciplinar, o que se reflete na sua terminologia
Abstract: This paper presents some results of a research that has as object of study Distance Education terminology, specifically present in the tutorials for virtual learning environments. It should be noted that the objective of these texts is to enable professors, tutors and students to use computerized system based on Distance Education concepts. When considering aspects related to the nature of this field, such as the purpose of the tutorials and their users, and the presence and use of terminology in the tutorials, we propose the classification of terms into four thematic groups. This classification expresses one of the research results and allows us to note that the Distance Education is a knowledge field that has a multidisciplinary character, which is reflected in its terminology
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32931
ISSN: 2447-9551
Appears in Collections:FELCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TermosTutoriais_Santiago_2016.pdf982,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons