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Título: Uma coronel no sertão: transfigurações do feminino em A História de Bernarda Soledade, de Raimundo Carrero
Título(s) alternativo(s): A ‘coronel’ in the backlands: transfigurations of the feminine in A História de Bernarda Soledade, by Raimundo Carrero
Autor(es): Pelinser, André Tessaro
Silva, Felipe Dantas da
Palavras-chave: Feminino;Feminine condition;Coronelismo;Coronelismo;Regionalismo;Regionalism;Bernarda Soledade;Bernarda Soledade;Raimundo Carrero;Raimundo Carrero
Data do documento: 2020
Editor: Revista A Cor das Letras
Referência: PELINSER, André Tessaro; SILVA, Felipe Dantas da. Uma coronel no sertão: transfigurações do feminino em A História de Bernarda Soledade, de Raimundo Carrero. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 21, n. 3, p. 48-60, 2020. Disponível em:http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5874/pdf. Acesso em: 20 fev. 2021. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v21i3.5874.
Resumo: O regionalismo tem sido considerado por grande parte da crítica literária brasileira como uma manifestação de baixa qualidade artística. Esta visão negativa tem levado muitos escritores contemporâneos a rechaçar a vinculação ao rótulo, ainda que, em suas obras, encontrem-se representações do universo sertanejo com temas e imagens que se inserem numa tradição regionalista. Neste trabalho, analisa-se o romance A História de Bernarda Soledade – a tigre do sertão, de Raimundo Carrero, com atenção às representações do feminino e do coronelismo, tendo em vista a corrente literária regionalista. O exame é baseado na personagem Bernarda Soledade, que subverte as convenções sociais impostas pela sociedade e confere nova roupagem à representação do universo coronelista. Constata-se que, apesar da negação de Raimundo Carrero ao regionalismo, é possível encontrar na obra analisada a recorrência de índices que vêm sendo expressos ao longo da história literária brasileira e, portanto, se inserem numa tradição regional, mesmo que haja transfigurações no modo como estes elementos são representados
Abstract: Regionalism has been considered by a large part of Brazilian literary criticism as a manifestation of low artistic quality. This negative view has led many contemporary writers to reject the association to the label, even though their works present themes and images that are part of a regionalist tradition. This paper analyzes the novel A História de Bernarda Soledade - a tigre do sertão, by Raimundo Carrero, focusing on the representations of the feminine condition and of the phenomenon known as "coronelismo". The analysis is based on the character Bernarda Soledade, who subverts the social conventions imposed by society and gives a new guise to the representation of the "coronelismo". It appears that, despite Raimundo Carrero's denial of regionalism, it is possible to find in the work analyzed the recurrence of indexes that have been expressed throughout Brazilian literary history and, therefore, are inserted in a regional tradition, even if there are transfigurations in the way how these elements are represented
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32938
ISSN: 2594-9675 (Online)
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