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Title: Ensino de português como língua de acolhimento: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis
Other Titles: Teaching portuguese as a host language in the interior of Rio Grande do Norte: Portuguese SOS & Children’s Villages
Authors: Oliveira, Márcia Rejane de
Keywords: Português como língua de acolhimento;Portuguese as host language;Linguística da paz aplicada;Applied peace linguistics;Projeto SOS Português e Aldeias;Portuguese SOS and Children’s Villages
Issue Date: 2019
Publisher: Interfaces: Revista de Extensão da UFMG
Citation: OLIVEIRA, Márcia Rejane de. Ensino de português como língua de acolhimento: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis. Interfaces: Revista de Extensão da UFMG, [s. l.], v 7, n. 1, p. 181-191, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19058. Acesso em: 1 mar. 2021.
Portuguese Abstract: Com a recente onda de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu nos últimos anos nesse país um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Neste trabalho queremos mostrar, através de um breve relato, a realização de um curso de português como língua de acolhimento oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis em Caicó/RN. Nosso principal objetivo será mostrar alguns dos métodos e atividades usadas além das principais dificuldades encontradas nessa ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, expectativas e desejos dos seus alunos. Tomando como base essa Linguística da Paz, mostraremos como a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo tiveram um rol importante para o sucesso do projeto
Abstract: With the recent influx of immigrant refugees in Brazil, a process has emerged in recent years in which the Portuguese language has become a necessity for several people who have come here to seek asylum or refuge. In this paper, we would like to show a brief summary of a Portuguese course as a host language offered to a group of Venezuelan refugees hosted by the NGO SOS Aldeias Infantis in Caicó / RN. Our main goal will be to show some of the methods and activities used in addition to the main difficulties encountered in this action. For Gomes de Matos (2014), teachers can practice simple positive actions that transform them into humanizing agents, such as knowing the stories, expectations and desires of their students. Based on this Linguistic of Peace, we will show how the affective dimension of the discursive beings involved in the process had an important role for the success of this project
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32953
ISSN: 2318-2326 (Online)
2318-0218
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