Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33084
Title: | Diálogos interdisciplinares entre ensino de arte e de sociologia: uma experiência do teatro do oprimido em sala de aula |
Authors: | Johnson, Shirley Stephani Ferreira |
Advisor: | Vieira, Marcilio de Souza |
Keywords: | Ensino;Teatro do Oprimido Sociologia e Artes |
Issue Date: | 11-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | JOHNSON, Shirley Stephani Ferreira. Diálogos interdisciplinares entre ensino de arte e de sociologia: uma experiência do teatro do oprimido em sala de aula. 2021. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Portuguese Abstract: | Na história da condição humana, a aprendizagem e as manifestações culturais/artísticas sempre existiram e se transformaram, de acordo com as normas, valores e características que se fazem de maneira tão peculiar nas diferentes realidades culturais e sociais. Sabe-se que através do incentivo promovido pelas artes, que é possível desenvolver e aprimorar, nos indivíduos, as capacidades motoras, criativas, expressivas das linguagens verbais e corporais, além de fazê-los se enxergar como sujeitos produtores da sua realidade material concreta. Tem-se, então, como objetivo desta pesquisa analisar o Teatro do Oprimido em termos pedagógicos no tocante às áreas de conhecimento da Sociologia e do Ensino de Arte no Ensino Médio, verificando quais as contribuições que esta técnica teatral pode oferecer à prática docente, bem como, ao processo de aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares tais como: Cidadania, Cultura, Racismo, Gênero, Sexualidade, Trabalho e etc., haja vista a importância da formação crítica dos educandos, nesta etapa de ensino, como prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quando explicita que a finalidade do Ensino Médio é: “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Nesse sentido, o método do teatro de oprimido, através de suas diferentes práticas democráticas, pode fomentar a compreensão dos fenômenos sociais pelos educandos como construções sócio-históricas e culturais, sendo, portanto, passível de desnaturalização através do pensamento reflexivo sobre a realidade concreta. Portanto, o trabalho está centralizado na linha de pesquisa que estuda os processos de ensino, aprendizagem e criação através das artes. |
Abstract: | In the history of the human condition, learning and cultural / artistic manifestations have always existed and changed according to the norms, values and characteristics that are so peculiarly different in different cultural and social realities. It is known that through the incentive promoted by the arts it is possible to develop and improve in individuals the motor skills, creative, expressive of verbal and body languages, and see themselves as producing subjects of their concrete material reality. The objective of this research is therefore to analyze the Theater of the Oppressed in pedagogical terms regarding the areas of knowledge of Sociology and Art Teaching in high school, verifying the contributions that this theatrical technique can offer to the teaching practice, as well as to the teaching. students' learning process on subjectrelated content such as: Citizenship, Culture, Racism, Gender, Sexuality, Work, etc. Considering the importance of critical education of learners in this stage of education, as prescribed by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) when spelling out the purposes of high school: “the improvement of the student as a human person, including ethical training and the development of intellectual autonomy and critical thinking. ” In this sense, the method of the oppressed theater, through its different democratic practices, can foster the students' understanding of social phenomena as socio-historical and cultural constructions, thus being capable of denaturalization through reflective thinking about concrete reality. The work focuses on the line of research that studies the processes of teaching, learning and creation through the arts. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33084 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dialogosinterdisciplinaresentre_Johnson_2021.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.